Você está visualizando atualmente Presidente do Peru é agredida durante evento oficial

Presidente do Peru é agredida durante evento oficial

Presidente do Peru é agredida durante evento oficial

A presidente do Peru, Dina Boluarte, foi agredida por duas mulheres durante visita oficial no sábado (20), à cidade de Ayacucho, na província de Huamanga.

Dina Boluarte participava da inauguração de uma rodovia no bairro de Chiara e distribuía doces para a multidão. Ela estava acompanhada do governador regional de Ayacucho, Wilfredo Oscorima.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que uma das mulheres ataca a presidente do Peru enquanto a outra puxa os cabelos dela.

Ruth Bárcena foi detida, encaminhada para a delegacia da região, e depois liberada. Ela é presidente da Associação de Vítimas e Feridos de 15 de dezembro de 2022 em Ayacucho e perdeu o marido Leonardo David Ancco Chacca durante protestos em que morreram 10 pessoas.

“Eles mataram meu marido, vou ficar calma?”, questionou Ruth Bárcena.

Protestos violentos no Peru e prisão de Pedro Castillo

Em dezembro de 2022, protestos violentos tomaram as ruas de várias cidades do Peru e deixaram dezenas de pessoas mortas. As manifestações em defesa do ex-presidente Pedro Castillo se propagaram no país após a fracassada tentativa de golpe do político populista.

Os protestos se intensificaram após a decisão da Suprema Corte do país de estender a prisão preventiva de Castillo. Manifestantes atearam fogo às sedes locais do poder Judiciário e da Promotoria em Ayacucho,. Também foram registradas mortes em Chincheros, Andahuaylas e Arequipa. 

Os manifestantes exigiam a antecipação das eleições gerais, a dissolução do Congresso, a criação de uma Assembleia Constituinte e a renúncia de Dina.

Recentemente, o Ministério Público do Peru pediu uma pena de 34 anos de prisão para Castillo por sua tentativa de dissolver o Congresso e aplicar um golpe de Estado.

Ele é acusado dos crimes de rebelião, abuso de autoridade e perturbação da tranquilidade pública.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário