Você está visualizando atualmente Presidente do Peru é alvo de buscas após escândalo dos Rolex

Presidente do Peru é alvo de buscas após escândalo dos Rolex

Presidente do Peru é alvo de buscas após escândalo dos Rolex

A casa da presidente do Peru, Dina Boluarte, foi alvo na madrugada deste sábado (30), de buscas no âmbito de investigação por suposto enriquecimento ilícito. A operação foi desencadeada após a imprensa local mostrar que Boluarte tem exibido joias da marca Rolex em público desde 2021 sem que tivesse declarado esses bens.

Cerca de 40 agentes e procuradores intervieram na investigação “para revistar a casa e apreender os relógios Rolex”. A presidente peruana é investigada pelo suposto crime de enriquecimento ilícito e omissão de declarações patrimoniais em documentos públicos.

Como mostrou a revista Crusoé, Boluarte, que fez carreira como funcionária pública e advogada, foi vista usando um relógio Rolex Oyster Perpetual Datejust 31 em ouro rosa, que custa cerca de 14 mil dólares. O valor é mais do que o triplo do seu salário atual.

A coleção de relógios não termina aí. O site La Encerrona analisou milhares de vídeos e fotos da presidente em eventos protocolares desde julho de 2021. Nessa época, ela ainda era ministra da Inclusão Social. Nessa posição, Dina ostentou quatro peças diferentes. Como presidente, ela apareceu com outras dez

A busca e apreensão deste sábado foi aprovada pelo juiz do Supremo Tribunal de Justiça, Juan Carlos Checkley, e atendeu a pedido apresentado pelo procurador-geral Juan Carlos Villena.

Imagens divulgadas mais cedo mostram agentes da polícia cercando a casa da presidente, no bairro de Surquillo, leste de Lima, e fazendo uma barreira humana para impedir o trânsito de veículos.

Nas eleições de 2021, Dina integrou a chapa do Partido Peru Livre com Pedro Castillo. O partido seguia uma ideologia marxista-leninista e era comandado por Vladimir Cerrón, um político que morou dez anos em Cuba. Cerrón também era próximo do ex-presidente boliviano Evo Morales.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário