Você está visualizando atualmente Putin coloca forças nucleares russas em alerta máximo

Putin coloca forças nucleares russas em alerta máximo

Putin coloca forças nucleares russas em alerta máximo

Neste domingo (27), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu ordem para colocar as armas nucleares em posição de alerta grave. Segundo a agência de notícias Reuters, a decisão foi motivada por declarações que o chefe de Estado teria ouvido de representantes dos países que fazem parte da Otan, e que ele considerou como agressivas.

“Como vocês podem ver, países do Ocidente não só tomam medidas não amistosas contra nós na dimensão econômica —eu me refiro às sanções que todos conhecem bem e também aos principais dirigentes que lideram a Otan que se permitem fazer declarações agressivas em relação ao nosso país”, afirmou Putin no comunicado exibido na TV estatal do país, antes de pedir “prontidão” para as forças de deterrência da Rússia. Deterrência é o ato de impedir um ataque provocando um dano ao agressor —essa é uma referência a unidades militares que incluem armas nucleares.

Em resposta, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que está disposto a conversar com uma delegação diplomática da Rússia na fronteira entre seu país e Belarus. “Alexander Lukashenko [líder de Belarus] assumiu a responsabilidade de garantir que todos os aviões, helicópteros e mísseis posicionados em território bielorrusso permaneçam no solo durante a viagem, as conversas e o retorno da delegação ucraniana”, informou o comunicado divulgado pela presidência ucraniana.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário