Você está visualizando atualmente Putin manda recado a Milei por aproximação com Zelensky

Putin manda recado a Milei por aproximação com Zelensky

Putin manda recado a Milei por aproximação com Zelensky

O embaixador russo em Buenos Aires, Dmitri Feoktistov, manifestou a “profunda decepção” de Vladimir Putin com o alinhamento de Javier Milei com a Ucrânia.

“As informações sobre o possível envio de tanques argentinos pela Alemanha, à semelhança do acordo de aeronaves com a França, também são preocupantes”, disse Feoktistov. “Comunicamos clara e firmemente à Argentina que essas ações serão consideradas hostis contra a Rússia, afirmou o embaixador, segundo a mídia russa.

O diplomata apelou para que Milei não interfira na guerra e retome a neutralidade da Argentina para “preservar a natureza amistosa das relações russo-argentinas, que historicamente têm sido imunes às tendências políticas”.

Na sexta-feira, 14, o governo argentino participou pela primeira vez da reunião do Grupo de Defesa da Ucrânia. O país sul-americano foi oficialmente incluído no Grupo Ramstein, formado atualmente por 57 nações que apoiam a Ucrânia em sua defesa contra a invasão russa.

O ministro da Defesa argentino, Luis Petri, foi recebido pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, na 23ª reunião do grupo, realizada em Bruxelas, na Bélgica. 

“Estou feliz em dar as boas-vindas à Argentina como novo membro. Senhor Petri, estou feliz que esteja conosco”, disse Austin na ocasião.

O embaixador russo em Buenos Aires criticou a participação do ministro argentino no encontro.

“Quanto à participação do ministro da Defesa argentino, Luis Petri, na reunião de Bruxelas, no âmbito da coalizão Ramstein, ainda não há comentários oficiais do lado argentino. O fato certo da aproximação entre Buenos Aires e os patronos militares da Ucrânia nos causa profunda decepção, acrescentou.

Zelensky se reúne com Milei na cúpula da paz

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reuniu-se no sábado, 15 de junho, com o seu homólogo da Argentina, Javier Milei, na cúpula da paz, na Suíça. 

No encontro, Zelensky entregou a Milei uma honraria por sua atuação em defesa da soberania e independência da Ucrânia.

“Agradeci ao Presidente Milei por participar na cúpula da paz. Agradecemos também a ampla presença dos países latino-americanos. Tenho certeza de que a história se lembrará deste longo caminho para a paz”, escreveu o presidente ucraniano no X.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário