You are currently viewing Rússia ameaça “consequências militares” se Suécia e Finlândia entrarem na Otan

Rússia ameaça “consequências militares” se Suécia e Finlândia entrarem na Otan

Rússia ameaça “consequências militares” se Suécia e Finlândia entrarem na Otan

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, ameaçou a Suécia e a Finlândia com “consequências militares” caso os dois países da Escandinávia decidam aderir à Otan, a aliança militar ocidental.

Anúncios

Era uma resposta a Sanna Marin, a primeira-ministra finlandesa —após a invasão da Ucrânia pelas tropas de Vladimir Putin, Marin declarou que o debate em torno da adesão da Finlândia à aliança militar iria “mudar”.

Questionada sobre o assunto, Zakharova disse: “A política de não aliança militar do governo finlandês é um fator importante para garantir a segurança e a estabilidade no norte da Europa. Ao mesmo tempo, não podemos deixar de notar os esforços direcionados da Otan e de outros membros da aliança para envolver a Finlândia e a Suécia”.

A porta-voz da Chancelaria russa acrescentou: “Finlândia e Suécia não devem basear sua segurança em danos à segurança de outros países. Sua adesão à Otan pode ter consequências prejudiciais. [Elas podem] enfrentar consequências militares e políticas”.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário