Você está visualizando atualmente Tribunal de Moscou proibiu o uso do Facebook e do Instagram na Rússia, alegando que elas realizam atividades “extremistas”

Tribunal de Moscou proibiu o uso do Facebook e do Instagram na Rússia, alegando que elas realizam atividades “extremistas”

Tribunal de Moscou proibiu o uso do Facebook e do Instagram na Rússia, alegando que elas realizam atividades “extremistas”

“Estamos atendendo ao pedido da Promotoria de proibir as atividades da empresa Meta [controladora das redes]”  disse o juiz, segundo as agências.

No início da audiência, realizada nesta segunda (21), os Serviços de Segurança russos (FSB) já defendido a aplicação da medida imediatamente.

“As atividades da Meta se dirigem contra a Rússia e suas Forças Armadas. Exigimos sua proibição e a obrigação de aplicar esta medida imediatamente”, declarou na audiência um porta-voz do FSB, Igor Kovalevski, citando pela agência de notícias Interfax.

Em 11 de março, a Procuradoria-Geral russa pediu que a Meta fosse classificada como organização “extremista”, o que abriu caminho para a proibição de todas as suas atividades no país. O fato ocorreu após a Reuters ter noticiado que a Meta havia permitido que usuários do Facebook e do Instagram estimulassem a violência contra russos e soldados russos, no contexto da invasão da Ucrânia, em suas postagens. Dias depois, a empresa recuou.

Neste momento, a Rússia já mantém bloqueadas em seu território as redes sociais Instagram, Facebook e Twitter e inúmeros sites independentes. Na semana passada, o regulador de telecomunicações, Roskomnadzor, acusou o Google e o YouTube de atividades “terroristas”.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário