You are currently viewing Urgente: sem energia, Chernobyl pode emitir radiação para Europa

Urgente: sem energia, Chernobyl pode emitir radiação para Europa

Urgente: sem energia, Chernobyl pode emitir radiação para Europa

A empresa estatal de gerenciamento de energia atômica da Ucrânia, a Energoatom, acaba de divulgar um alerta nuclear depois que a linha de energia entre Kiev e Chernobyl foi desconectada por causa dos ataques russos. A usina está “completamente paralisada”.

Anúncios

Segundo a Energoatom, sem energia, o combustível nuclear armazenado no local poderia aquecer e emitir radiação para o céu. Em comunicado, a empresa diz que o vento poderia transportar essa radiação para a Ucrânia e para o resto da Europa.

“A linha de alta tensão de 750 kV Chernobyl-Kyiv está atualmente desconectada devido a danos causados ​​pelos ocupantes. Assim, a estação de Chornobyl e todas as instalações nucleares da Zona de Exclusão ficaram sem eletricidade. Cerca de 20.000 conjuntos de combustível usado são armazenados na instalação de armazenamento de combustível nuclear usado – 1.”

“Eles precisam de resfriamento constante. O que só é possível se houver eletricidade. Se não houver, as bombas não esfriarão. A temperatura nas piscinas de retenção aumentará, podendo ocorrer liberação de substâncias radioativas no meio ambiente“, completou.

A Agência Internacional de Energia Atômica também perdeu contato com a usina.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário