Você está visualizando atualmente Opinião | Omar dá as cartas na bancada federal do Amazonas

Opinião | Omar dá as cartas na bancada federal do Amazonas

Opinião | Omar dá as cartas na bancada federal do Amazonas

Todos os senadores e deputados federais são aliados ou tem relação política direta com Omar

Senador sai na frente para disputa ao governo do Amazonas em 2026 e acende alerta a adversários

Único aliado direto do governador Wilson Lima na bancada federal está licenciado do mandato

Marcelo Ramos diz que torce pela briga de Capitão e Roberto e que se David indicar seu próprio vice, Omar e Braga pulam do barco

Petista cutuca vice-governador: “Ele não tem voto e não consegue ser eleito nem para vereador”

Marcelo Ramos, passando por cima das lideranças estaduais, foi confirmado em Brasília como pré-candidato à Prefeitura de Manaus

A influência de Omar

Historicamente, o governador do Amazonas é o político com mais influência no estado, inclusive sobre a bancada federal formada pelos três senadores e oito deputados federais.

Desta vez, entretanto, quem assume até o momento o papel de maior influência na disputa eleitoral e na bancada federal do Amazonas é o senador Omar Aziz (PSD).

No tabuleiro político, Omar tem conseguido posicionar bem as peças visando a disputa para a prefeitura de Manaus este ano e para o governo do estado e Senado em 2026.

Senadores

Além de Omar, os senadores Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB), são aliados históricos de Omar e estão fechados com ele para 2026.

Vale lembrar que em 2026, teremos duas vagas para o Senado e, inclusive, os dois devem ser os candidatos ao Senado apoiados por Omar, que já declarou que será candidato ao governo.

Deputados federais

Entre os oito deputados federais do Amazonas, dois são do partido de Omar Aziz (PSD): Átila Lins e Sidney Leite.

Silas Câmara e Adail Filho, do Republicanos, são aliados históricos de Omar e Braga e dificilmente ficarão de fora desse grupo em 2026.

Saullo Vianna (União Brasil) e Pauderney Avelino (União Brasil), que assumiu como suplente do deputado licenciado Fausto Santos Jr., viraram a casaca e trocaram Wilson Lima por Omar Aziz.

Amom Mandel (Cidadania) e Capitão Alberto Neto (PL), não só tem relações políticas, mas tem Omar como um guru político e aliado, e hoje estão mais alinhados com Omar Aziz do que com Wilson Lima.

Licenciado

O único aliado de primeira ordem que o governador Wilson Lima tinha na bancada federal era o deputado federal Fausto Santos Jr., que se licenciou para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

Hoje ele não tem mais ninguém de confiança em Brasília.

Força

A demonstração de força, visão e de articulação de Omar Aziz o coloca na frente das apostas para a disputa de 2026.

Até o presente momento ninguém ousou desafiá-lo. E nesse ritmo vai ser realmente difícil.

Prefeitura de Manaus

Além disso, o senador vem jogando com maestria e posicionamento as peças no tabuleiro na disputa pela prefeitura de Manaus, como ninguém.

Plano A

Ele está como aliado de David e possivelmente o vice deve sair de uma bênção ou indicação sua. É a sua principal aposta.

Colocar alguém de vice que impeça David de renunciar em 2026 para ser candidato ao governo contra o próprio Omar.

Plano B

Ele também colocou Marcelo Ramos na disputa que, a depender das escolhas de David, Marcelo pode ser um aliado ou uma pedra no sapato do prefeito.

Não só de David, mas de outros adversários, como Roberto Cidade.

Plano C

Amom Mandel também tem uma ótima relação com Omar, inclusive sempre se aconselhando com ele.

Para Omar Aziz, seria excelente Amom como prefeito. Além da boa relação, Amom não pode ser candidato a governo e nem ao Senado por conta da idade, até 2034.

Plano D

Outro nome que o senador tem muita influência é o Capitão Alberto Neto, que além de amigo, não toma nenhuma decisão política sem antes consultá-lo.

Para Omar, ter Alberto Neto como prefeito também seria uma ótima opção, pois o mesmo não colocaria dificuldade e seria um grande aliado de Omar na disputa para o governo em 2026.

Fator Cidade

O único pré-candidato que Omar não tem influência política é o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, que é do grupo político do Governador Wilson Lima.

Por isso, ele tem trabalhado nos bastidores para inviabilizar a união entre o União Brasil e PL.

Até agora, tem dado certo.

Entrevista quente

O ex-deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos (PT), deu mais uma entrevista ao programa Onda Digital repleta de cutucadas aos seus adversários políticos.

O que é muito bom para apimentar a disputa e chamar mais atenção da população para o cenário político.

Marcelo Ramos comentou sobre a rivalidade entre Capitão Alberto Neto e Roberto Cidade, expressando que torce pela briga entre os dois, esperando que isso enfraqueça ambos.

Vice de David

Outro ponto que chamou atenção foi a fala de Marcelo sobre a escolha do vice de David Almeida.

Segundo Ramos, se o próprio David indicar seu vice, é possível que os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz abandonem o apoio ao atual prefeito.

Tadeu de Souza

Questionado sobre o vice-governador Tadeu de Souza, Marcelo afirmou que ele não tem voto e não consegue ser eleito nem para vereador.

Cutucada em Amom

Quando questionado sobre o deputado federal Amom Mandel e seus vídeos que têm viralizado na internet, Marcelo fez uma piada com o vídeo em que Amom aparece cortando um abacaxi.

Ele sugeriu, de forma ácida, que a cena foi gravada com um dublê, indicando que Amom não tem experiência nem capacidade para cortar um abacaxi.

Passando por cima

Ainda sobre Marcelo, apesar de estar cada dia mais isolado pelas lideranças estaduais da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), ele foi confirmado como pré-candidato à Prefeitura de Manaus após quase três meses de conflitos internos.

A definição ocorreu nesta terça-feira (9), em um encontro remoto com representantes das Executivas Nacionais dos três partidos.

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto.am

TikTok: @diretoaoponto.am

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 98566-4150

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário