Você está visualizando atualmente Opinião | Eron Bezerra anuncia pré-candidatura a prefeito de Manaus pelo PCdoB

Opinião | Eron Bezerra anuncia pré-candidatura a prefeito de Manaus pelo PCdoB

Opinião | Eron Bezerra anuncia pré-candidatura a prefeito de Manaus pelo PCdoB

Comunista quer aumentar efetivo da Guarda Municipal e investir em segurança pública

Eron afirma que o ex-deputado federal José Ricardo será candidato a vereador de Manaus

Wilson Lima nomeia mais 17 comissões municipais para dirigir o União Brasil no interior

As comissões se somam as 32 nomeadas em fevereiro, totalizando 49 dirigentes provisórios em municípios amazonenses

Em guerra com Bivar, presidente do União Brasil tem casa incendiada

Mais brasileiros se declaram ‘bolsonaristas’ do que ‘petistas’, aponta Atllas/Intel

Pré-candidato

Ao anunciar sua pré-candidatura a prefeito de Manaus nesta segunda-feira (11), o ex-deputado federal Eron Bezerra, filiado ao PCdoB, destacou temas que quer levar para o debate na campanha para a população manauara, como tolerância, respeito à diversidade e crescimento econômico sustentável.

Projetos

O político, que também é subsecretário da Amazônia de Ciência e Tecnologia, delineou dois projetos prioritários para sua gestão.

O primeiro consiste na implementação de um programa “periurbano”, visando ensinar os moradores a produzirem sua própria comida, o que, segundo ele, pode contribuir para a redução do custo de vida.

Expansão

O segundo projeto enfoca a expansão da saúde básica, buscando estabelecer uma efetiva “rede de proteção” para os habitantes de Manaus.

Além disso, Bezerra expressou preocupação com a segurança pública, propondo a presença da Guarda Municipal em todos os quarteirões da cidade e nos ônibus do transporte coletivo.

Metrô

A proposta de um metrô descarbonizado destaca-se como uma alternativa sustentável para o transporte de massa em uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, conforme argumentou Bezerra.

Ele ressaltou que o uso de ônibus apenas contribuiria para o aumento do congestionamento.

Esquerda

A pré-candidatura de Eron Bezerra adiciona mais um nome ao campo da esquerda progressista em Manaus, que já conta com outros quatro pré-candidatos filiados ao PT: Anne Moura, Sassá, Waldemir Santana e Sinésio Campos.

A federação formada pelos partidos PCdoB, PT e PV planeja debater essas candidaturas e buscar uma chapa unificada, incluindo partidos de centro-esquerda aliados ao governo Lula, como PDT, Psol e Rede Sustentabilidade.

Eron ainda afirmou que o ex-deputado federal José Ricardo deve manter pré-candidatura a vereador de Manaus.

União Brasil

O presidente do União Brasil no Amazonas, Wilson Lima, nomeou, nesta segunda-feira (11), mais 17 nomes para presidir, de forma provisória, as comissões municipais da legenda em municípios do interior do estado.

No total, com os 32 nomeados em fevereiro, já são 49 dirigentes escolhidos para comandar a sigla no estado até que eleições sejam realizadas para as composições definitivas.

Preparação

Segundo Wilson Lima, governador do Amazonas eleito pelo partido em 2022, a sigla se prepara para o pleito municipal deste ano com foco em projetos que levem qualidade de vida e oportunidades socioeconômicas à população do maior número possível de municípios amazonenses, fortalecendo o trabalho que já vem sendo realizado pelo Governo Estadual.

Convite

Em suas redes sociais, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, convidou todos para participar no próximo sábado (16), na quadra da escola de Samba da Aparecida, da sua cerimônia de posse na presidência da executiva municipal de Manaus do União Brasil.

Roberto Cidade é pré-candidato a prefeito e pode ter seu nome oficializado já no dia 16.

Casa incendiada

Em meio à guerra com Luciano Bivar pelo comando do partido, o novo presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, teve sua casa de praia incendiada nas últimas horas, em Pernambuco.

Rueda estava em Miami, nos Estados Unidos, quando recebeu a notícia.

Guerra no União Brasil

Aliados de Rueda avaliam que Bivar pode ter alguma relação com o incêndio. Outrora aliados, os dois estão em pé de guerra após Rueda ter articulado para assumir o comando do União no lugar de Bivar.

A disputa já tinha levado o atual presidente do partido a registrar boletim de ocorrência contra Bivar por suposta ameaça. Até o presente momento, Bivar não se posicionou sobre o assunto.

Solidariedade

O deputado federal licenciado e secretário da Sedurb, Fausto Santos Jr., que é membro da executiva nacional do União Brasil, expressou solidariedade ao presidente do União Brasil, Antonio Rueda.

Ele prestou apoio ao colega em meio a um momento difícil para a sua família e pediu que as autoridades conduzam uma investigação firme para identificar e punir os responsáveis.

Queda de popularidade

O mês de março está se mostrando desafiador para o governo Lula, com crises internas nos ministérios, derrotas legislativas e o fortalecimento político da direita às vésperas das eleições municipais.

Como se não bastasse tudo isso, duas pesquisas importantes, da Atlas/Intel e Genial Quaest, apontam para uma queda de popularidade de Lula e um avanço da rejeição.

Bolsonaristas vs Petistas

Além disso, o governo recebeu mais uma notícia negativa da Atlas/Intel, indicando que há mais bolsonaristas do que petistas no Brasil.

Segundo os dados divulgados, 32% dos brasileiros se identificam como bolsonaristas, enquanto 31,2% se identificam como petistas.

A pesquisa também considerou aqueles que não se identificam com nenhuma das opções (11,4%) e os que não souberam responder (0,2%).

Dados

Realizada entre os dias 4 e 7 de março, a pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto.am

TikTok: @diretoaoponto.am

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário