Você está visualizando atualmente Opinião | Wilson lidera com 29,9%; Amazonino tem 26,5%; e Braga tem 15,8%, aponta pesquisa Eficaz

Opinião | Wilson lidera com 29,9%; Amazonino tem 26,5%; e Braga tem 15,8%, aponta pesquisa Eficaz

Opinião | Wilson lidera com 29,9%; Amazonino tem 26,5%; e Braga tem 15,8%, aponta pesquisa Eficaz

Quatro institutos já apresentaram estudos com o atual governador na dianteira

Ipec, Pontual e Perspectiva também apontam Wilson Lima liderando disputa ao Governo do Amazonas

Amazonino Mendes segue em segundo, mas com queda brusca

Justiça Eleitoral obriga Ricardo Nicolau a devolver tempo dos candidatos proporcionais

Postulante ao Governo do SDD utilizou tempo dos estaduais e federais

Até as eleições, candidatos ao Governo poderão participar de três debates

Jair Bolsonaro marcará presença no funeral de Rainha Elizabeth II

TSE proíbe Bolsonaro de usar 7 de Setembro em campanha

Na dianteira

Como esperado, o governador do Amazonas e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil), tomou a dianteira e já aparece na frente de todas as pesquisas publicadas no primeiro turno.

Amazonino Mendes (Cidadania) segue em segundo lugar nas intenções de voto e, ao que tudo indica, o segundo turno deve mesmo ser entre os dois.

Eduardo Braga (MDB) não tem crescido nas pesquisas, e caso não haja nenhum fato significativo nas próximas semanas, vai para a sua quarta derrota em disputas para o governo do Amazonas.

Eficaz

A pesquisa do Instituto Eficaz, publicada ontem (11), mostra a conquista da liderança do governador na corrida eleitoral.

De acordo com o levantamento espontâneo, Wilson aparece com 22,87% das intenções votos, enquanto Amazonino está com 17,91% e Braga soma 7,53%.

O levantamento estimulado também mostra Wilson Lima na liderança com 29,9%, Amazonino Mendes com 26,5% e Eduardo Braga com 15,8%.

Quarta vez

Vale lembrar que este já é o quarto instituto de pesquisa que confirma a liderança de Wilson Lima na disputa pelo Governo do Amazonas.

A pesquisa do Ipec, encomendada pela Rede Amazônica e divulgada no último dia 24 de agosto, mostrou Wilson com 25% das intenções de voto, seis pontos percentuais à frente do segundo colocado, o ex-governador Amazonino Mendes, que somou 19%.

Pontual

A pesquisa do Instituto Pontual, divulgada no último domingo (4) mostrou o mandatário com 32,7% das intenções de votos contra 26,5% de Amazonino.

Neste estudo, ele já apresentou vantagem de 6,2 pontos percentuais sobre o segundo colocado.

Perspectiva

Na última sexta-feira (9), pesquisa do Instituto Perspectiva, apontou que o governador do Amazonas subiu para 29,8% nas intenções de votos, abrindo vantagem em relação ao segundo colocado que ficou com 24,8%.

Ele cresceu 7,3% em comparação ao primeiro levantamento divulgado em março pela empresa, quando ele tinha 22,5% das intenções de votos.

Em queda

Segundo o Perspectiva, Amazonino vai na contramão de Wilson.

Ao passo que o governador cresceu 7,3% nos últimos seis meses – de março a setembro – o ex-governador caiu 8,6% na preferência do eleitorado.

No início do ano, ele tinha 33,4% e agora figura com 24,8%.

Devolva

Falando em candidatos ao Governo do Amazonas, a Justiça Eleitoral mandou que o postulante do Solidariedade, Ricardo Nicolau, devolva os tempos dos candidatos a deputado estadual e federal destinados às inserções.

De acordo com o juiz Márcio André Lopes Cavalcante, Nicolau se utilizou do tempo de TV e rádio dos proporcionais em benefício de sua candidatura majoritária.

Em caso de descumprimento da ordem, o candidato poderá ser multado em R$10 mil.

Debates

Por falar em tempo de televisão e rádio, os postulantes a chefe do poder Executivo Estadual poderão participar de três debates antes do primeiro turno das eleições.

Na terça-feira da próxima semana, no dia 20, às 20h, o portal e TV CM7 Brasil realiza pela primeira vez o debate político com sete dos oito candidatos a governador.

O encontro será transmitido simultaneamente por 25 sites locais e terá mediação do jornalista Carlos Tramontina.

Mais encontros

Uma semana depois, no dia 27, será a vez do debate da Rede Amazônica, filiada da Rede Globo. O tradicional debate será às 22h.

No dia 29, três dias antes das eleições, a TV Norte promove o debate às 10h.

Expectativa

A expectativa gira em torno de quais dos postulantes irão participar dos debates. A candidata Nair Blair, do partido Agir, ficará de fora por conta de sua sigla não ter representatividade no Congresso Nacional.

Os demais ficarão mesmo por conta das estratégias dos marqueteiros, afinal, em um encontro como esse tudo pode acontecer.

Adeus à rainha

O presidente Jair Bolsonaro (PL) irá ao funeral da rainha Elizabeth II, em Londres. A cerimônia está marcada para 19 de setembro.

A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França, que destacou ainda que o presidente foi convidado no último sábado (10).

Viagem

A comitiva brasileira deve partir para Londres no próximo sábado (17).

Depois de sua ida ao Reino Unido, a equipe seguirá para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York (EUA).

No final de semana, o Palácio de Buckingham confirmou que o funeral da rainha Elizabeth II será realizado no próximo dia 19, na Abadia de Westminster, em Londres.

Proibição

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibiu Bolsonaro de usar na sua propaganda eleitoral imagens feitas durante a comemoração do bicentenário da Independência, em 7 de setembro.

A decisão liminar, que tem caráter provisório, foi publicada no sábado (10).

Remoção

Bolsonaro e o candidato a vice em sua chapa, Walter Braga Neto, têm o prazo de 24 horas para removerem as imagens da campanha política.

Enquanto não for realizada a edição, o ministro determinou que o vídeo saia do ar. Ele estabeleceu uma pena diária de R$ 10 mil em caso descumprimento.

Gonçalves também ordenou à TV Brasil que exclua trechos da transmissão disponível no YouTube em 24 horas.

 

Fale com a gente:

Redação: 92 98566-4150

Editor-chefe: 92 99109-1099

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Siga o Direto ao Ponto nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Deixe um comentário