Opinião | Marcelo Ramos treta com Alfredo Nascimento e denuncia DNIT ao Ministério Público
Parlamentar diz que demissões e contratações por questões políticas estão acontecendo no órgão
DNIT é uma máquina de votos e está sob o guarda-chuva do presidente estadual do PL
Wilson Lima e Amazonino deixam a definição partidária para o último dia
Ricardo Nicolau e Henrique Oliveira confirmam oficialização de candidaturas no dia 30 de julho
Sabá Reis sobre vice: ‘Não declino do que não está definido’
Lula bate o martelo e fecha apoio a Omar Aziz para o Senado
Eduardo Braga também se encontra com o petista em Brasília
Wilson Lima e David Almeida vistoriam obras na Feira da Raiz
Em artigo, Arthur Neto fala sobre o elenco de peso e representatividade do PSDB-AM nestas eleições
⭕
Treta pré-eleitoral
Até pouco tempo correligionários e hoje adversários na disputa por uma cadeira na Câmara Federal, Marcelo Ramos (PSD) e Alfredo Nascimento (PL) atualmente têm protagonizado um embate quente nos bastidores da política local.
No centro do “ringue” desta disputa está o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).
⭕
Nova direção
Atualmente, o DNIT está sob comando de Luciano Moreira de Sousa Filho, aliado de Alfredo Nascimento.
Num passado não muito distante, o mesmo órgão despertou interesse de Ramos na indicação do superintendente, que não obteve êxito na empreitada.
⭕
Denúncia
Ontem (12), o deputado protocolou representação junto ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Eleitoral solicitando a apuração de possíveis irregularidades em demissões e novas contratações no órgão.
Segundo Ramos, os relatos de servidores exonerados é que as trocas estão acontecendo por questões políticas.
⭕
Máquina de votos
O DNIT — que já ajudou a eleger tanto Alfredo Nascimento em 2014 para deputado federal, quanto Marcelo Ramos em 2018 — é uma máquina de votos, sobretudo no interior, onde tem bastante penetração por conta dos portos.
E isso normalmente ajuda a alavancar candidaturas e esse ano está só com Nascimento.
⭕
Último dia
Os dois principais nomes na disputa pelo Governo do Amazonas nas eleições deste ano – Wilson Lima (União Brasil) e Amazonino Mendes (Cidadania) – deixarão para o último dia de prazo das convenções partidárias (5 de agosto) a definição de suas chapas.
Historicamente, os políticos amazonenses deixam mesmo para bater o martelo nos “45 do segundo tempo”, sempre por conta da definição do vice, alvo de articulações, brigas, uniões e rompimentos.
⭕
Dia 30
Os que também já definiram data de convenção foram Ricardo Nicolau (SDD) e Henrique Oliveira (Podemos).
Ambos farão o evento para a oficialização das chapas majoritárias e proporcionais no dia 30 de julho.
Os locais ainda estão sendo definidos.
⭕
Indefinições
Até o último dia de convenção, o mistério do vice de Wilson Lima seguirá pautando as análises de jornalistas e interlocutores, tanto da Prefeitura de Manaus quanto do Governo do Estado, já que a incumbência de escolher o nome ainda está com David Almeida (Avante).
Os postulantes já são conhecidos: o vice-prefeito, Marcos Rotta (PP) e os ex-secretários de Limpeza Pública, Sabá Reis; de Saúde, Shádia Fraxe; e da Casa Civil, Tadeu de Souza.
⭕
Segue firme
Por falar em Sabá, após sites locais afirmarem que ele havia declinado da ideia de ser vice de Wilson, o político disse que não declina de algo que ainda não está definido.
Ou seja, o ex-secretário de Limpeza segue na disputa, mas consciente de que David ainda tem dúvidas sobre essa escolha.
O chefe do Executivo Municipal, inclusive, já afirmou que essa é a decisão mais difícil de toda a sua vida.
⭕
Lula é Omar
Após reunião em Brasília ontem (12), aquilo que estava se desenhando desde o ano passado quando foi instaurada a CPI da Covid no Senado, se confirmou.
Lula (PT) irá apoiar a candidatura de reeleição do senador Omar Aziz (PSD).
Os dois se encontraram em Brasília e o petista pediu que os amazonenses abracem Aziz.
“Eu, particularmente, trabalho para o companheiro Omar Aziz continuar sendo senador da República. É muito importante não apenas para cuidar da Zona Franca de Manaus, mas para me ajudar a governar esse País. O companheiro Aziz precisa continuar senador”, disse o presidenciável.
⭕
Encontro
Além de Omar, estiveram no encontro com Lula os deputados federais Sidney Leite e Marcelo Serafim, ambos do PSD, e o deputado estadual Sinésio Campos, que é presidente estadual do PT no Amazonas.
⭕
Visita
Além de confirmação de apoio, foi tratada, também, a agenda de Lula no Amazonas.
O petista deve vir ao Estado no dia 29 de julho, já com seu palanque definido e alinhado.
⭕
Correndo por fora
Quem também esteve com Lula, mas num encontro separado, foi o senador e pré-candidato ao Governo, Eduardo Braga (MDB).
O emedebista tem sinalizado para o petista há algumas semanas na tentativa de garantir o apoio do ex-presidente para sua empreitada de voltar a comandar o Estado.
⭕
Sem confirmação
Mesmo com uma forte pressão de Braga, ao contrário do que aconteceu com Omar, Lula ainda não verbalizou que irá apoiá-lo.
Essa, inclusive, é a “bola de prata” de Eduardo para atrair a atenção do eleitorado de esquerda da capital e especialmente do interior – majoritariamente lulista – e tentar conquistar uma vaga no segundo turno das eleições.
⭕
Lado a lado
Em mais uma agenda de rua juntos, o prefeito de Manaus, David Almeida e o governador do Amazonas, Wilson Lima, vistoriaram ontem (12), as obras de reforma da feira do bairro da Raiz.
Essa intervenção é fruto da parceria entre os chefes do Executivo que tem culminado em diversas outras ações na capital, como por exemplo o programa “Asfalta Manaus”.
⭕
‘Peso e representatividade’
Em artigo, o ex-senador e ex-prefeito Arthur Neto, fala sobre a disputa eleitoral no Amazonas, onde o PSDB, comandado por ele, terá um elenco de peso, com candidatos ao Senado, à Câmara dos Deputados, à Assembleia Legislativa e, certamente, ao governo do Estado, em parceria com o nosso partido federado, o Cidadania.
Arthur também fala que está para que todas, todos e todes estejam representados no elenco de candidatos, mulheres, homens e representantes LGBTQIAP+, em um leque de representatividade de jovens, adultos e os que já passam dos 60 anos com tudo o que têm a oferecer com suas experiências de vida, talento e sabedoria.
Confira o artigo na íntegra no Direto ao Ponto.
Siga a Direto ao Ponto:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaopontonews
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Redação: 92 99189-4271
Editor-chefe: 92 99109-1099