Opinião | Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados, aponta Paraná Pesquisas
Os trunfos de Bolsonaro para tentar virada inédita e vencer no 2º turno
Quarta pesquisa aponta larga vantagem de Wilson Lima sobre Eduardo Braga
Último estudo mostra atual governador 16% na frente do senador
David Reis quer mudar regimento interno para permanecer no comando da CMM
Vereador articula ‘manobra’ com demais parlamentares
Sabá Reis retorna à chefia da Secretaria Municipal de Limpeza
Plínio Valério se engaja na reeleição de Bolsonaro
‘PT rouba e deixa roubar’, afirma senador do PSDB
Presidente vai reunir influenciadores digitais em evento online nesta quinta-feira
Primeira-dama do País reúne mais de cinco mil mulheres em Manaus
Empate técnico
O Instituto Paraná divulgou hoje sua primeira pesquisa presidencial após a definição do segundo turno, marcado para o dia 30 deste mês.
O levantamento mostra Lula (PT) com 51,9% dos votos válidos, quando brancos e nulos são excluídos da contagem.
Jair Bolsonaro (PL) tem 48,1%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.
Foram entrevistados 2.020 eleitores entre os dias 8 e 12 de outubro de 2022 e a pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-08438/2022.
Virada de Bolsonaro
Com o país fortemente dividido em suas preferências políticas e uma diferença pequena no resultado do primeiro turno (de pouco mais de cinco pontos percentuais) — a menor margem histórica entre dois candidatos à presidência que foram para 2º turno — o cenário não parece imutável e deixa espaço para uma possível virada inédita em eleições brasileiras.
Máquina vai pesar
Não se pode desprezar a capacidade do bolsonarismo de comparecer no dia 30 de outubro e nem o interesse do presidente da República de usar a máquina pública para fazer campanha e prepara um pacote de bondades nessa reta final que deverá ser decisiva.
Também não se pode ignorar o interesse de forças políticas — governadores e prefeitos de capitais — que hoje apoiam o presidente da República de usar o peso da máquina e dar um gás na eleição de Bolsonaro.
O cenário está aberto e vai ser decidido voto a voto até o último dia das eleições.
Em alta
Mais uma pesquisa de intenções de votos para o segundo turno das eleições no Amazonas aponta uma larga vantagem do governador e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil).
O estudo publicado pelo O Convergente, na última terça-feira (11), é o quarto que confirma a popularidade do atual mandatário do Estado neste pleito.
Antes, os institutos Pontual, Perspectiva e RealTime Big Data também publicaram levantamentos apontando Wilson com folga na liderança.
Os números
De acordo com O Convergente, Wilson tem 58,1% das intenções de votos contra 41,9% de Braga, ou seja, uma diferença de 16,2 pontos percentuais.
Conforme o levantamento, Wilson Lima lidera tanto na capital, com 53,7%, quanto no interior do Estado, onde aparece com 62,6%. No mesmo cenário, Braga tem 46,3% de votos válidos na capital e 37,4% no interior do Amazonas.
O estudo ouviu 1.996 pessoas entre os dias 3 e 6 de outubro em Manaus e mais sete munícipios do interior do Amazonas, sendo: Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Tabatinga e Maués.
Outros estudos
Assim como O Convergente, o instituto Pontual mostrou Wilson com 16 pontos na frente, somando 58% contra 42% de Braga.
O estudo da Perspectiva apontou o atual governador com 11% na frente (55,5% contra 44,5%) e o Real Time Big Data e foi o que apresentou a menor vantagem: 10 pontos percentuais (55% contra 45%).
Articulação
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), está em articulação com parlamentares mais “chegados” para mudar o regimento interno e se manter por mais dois anos no comando da Casa.
A manobra de Reis foi denunciada pelo vereador Bessa (SDD) na sessão da última segunda-feira (10) e fontes do Direto ao Ponto no parlamento municipal confirmam a intenção.
Projeto
Segundo relatam, há uma lista com os nomes dos parlamentares que toparam apresentar um projeto de decreto legislativo no intuito de modificar o regimento interno e permitir a reeleição do presidente da Casa.
Para que essa proposta passe a tramitar são necessárias 14 assinaturas, número que, segundo informações de bastidores, já teria sido alcançado.
Aprovação
Para a aprovação da matéria, no entanto, são necessárias 28 assinaturas (dois terços do total de vereadores).
E um dos vereadores ouvidos por nossa coluna afirmam que ainda não há esse número todo.
De volta
Falando na família Reis, o pai de David, o ex-deputado estadual Sabá Reis, retornou ao comando da Secretaria Municipal de Manaus (Semulsp) na última terça-feira (11).
Ele havia se licenciado do cargo no final de março para ficar à disposição do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que teve a responsabilidade de indicar o vice na chapa encabeçada pelo governador Wilson Lima.
Além dele, também estavam a disposição o vice-prefeito, Marcos Rotta, a secretária de Saúde, Shádia Fraxe, e o secretário da Casa Civil, Tadeu de Souza, que acabou sendo o indicado do prefeito.
Engajado
Em silêncio no primeiro turno das eleições, o senador Plínio Valério (PSDB) decidiu arregaçar as mangas e trabalhar em prol da reeleição de Jair Bolsonaro (PL).
O parlamentar tem reunido apoiadores e percorridos bairros de Manaus e municípios do interior pedindo votos para a recondução do presidente ao Palácio do Planalto.
PT rouba
Em vídeo postado nas redes sociais nesta semana, o tucano aparece em uma reunião afirmando que o Brasil sob a gestão de Bolsonaro tem avançado na economia e no trato com a coisa pública, afirmando que o PT é um partido corrupto.
“Todos nós sabemos o que é o PT. O PT aparelha o estado, o PT rouba e o PT deixa roubar. E nós não queremos isso para os nossos filhos”, afirmou.
Reunião online
Por falar em Bolsonaro, o presidente está convocando influenciadores digitais para uma reunião online nesta quinta-feira (13).
O assunto não foi informado, mas obviamente o mandatário deve pedir ajuda para sua reeleição.
Por meio dos stories do Instagram, Bolsonaro fez o convite e deixou um link de acesso para o encontro.
Viralizando
O vídeo viralizou e vários influenciadores do País estão convocando seus pares para a reunião.
Pablo Marçal, que ensaiou candidatura à presidência da República pelo Pros e que tem mais de 2 milhões de seguidores, é um dos que tem abraçado a ideia.
Mulheres com Bolsonaro
O evento promovido pela primeira-dama do País, Michelle Bolsonaro, na última terça-feira (11), em Manaus, reuniu mais de cinco mil pessoas.
O “Mulheres pelo Brasil” tem percorrido o Brasil em busca de apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL).
Além de Michelle, têm participado dessa “peregrinação” a ex-ministra e recém-eleita senadora pelo Distrito Federal, Damares Alves (Republicanos) e a deputada federal Bia Kicis (PL-DF).
Multiplicação
“É muito bom estar aqui reunida com vocês. É pelas nossas crianças, é pelas nossas famílias, é pela nossa liberdade de expressão, pela nossa liberdade religiosa. Meus amados, vamos multiplicar os votos. Dia 30 é 22 para podermos dar continuidade a tudo que está sendo feito para os avanços da nossa nação”, ressaltou Michelle.
Anfitriã
A anfitriã do evento foi a primeira-dama do Estado, Taiana Lima, esposa do governador Wilson Lima (União Brasil).
Além dela, as esposas de vários políticos locais participaram, como Lilian Cidade – mulher do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil) – e Adria Gomes, mulher do deputado federal eleito, Fausto Santos Jr (União Brasil).
Siga a Direto ao Ponto:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaopontonews
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Redação: 92 99189-4271
Editor-chefe: 92 99109-1099