Opinião | Alexandre de Moraes é alvo de “superpedido” de impeachment“
Vaza Toga” pode terminar em “Vaza, Xandão”
Assessor de Alexandre de Moraes exigia da Justiça Eleitoral produção de relatórios para embasar votos do próprio ministro contra políticos, jornalistas e cidadãos de direita
Conteúdo vazado chega a 6 GB de mensagens e arquivos, cobrindo o período de agosto de 2022 a maio de 2023
Mensagens secretas revelam Moraes como investigador, acusador e julgador
Políticos reagem à matéria publicada pela Folha de S. Paulo, e Alexandre de Moraes pode ser alvo de investigações do Congresso Nacional
Manaus vive dia de “terror” com poste pegando fogo, trânsito parado, ar poluído e internet lenta
Senador Omar Aziz comemora aniversário e recebe “bolo” de aliados
Governador Wilson Lima participa de ajuda humanitária em Humaitá
Capitão Alberto Neto confirma vinda de Bolsonaro a Manaus nos dias 30 e 31 de agosto
A Casa Caiu
Muito pouco ainda se sabe a respeito das mensagens obtidas pela Folha/UOL, que podem colocar o ministro do STF, Alexandre de Moraes, em sérios apuros caso se confirmem as suspeitas levantadas pela reportagem.
As denúncias apontam para o uso indevido de servidores do seu gabinete e do setor de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no âmbito do inquérito das fake news, a partir de ordens diretas do próprio ministro.
Impeachment
Pelo que já foi divulgado, e segundo análises preliminares de especialistas em direito, há indícios concretos para um pedido de abertura de processo de impeachment no Senado contra o ministro.
Para alguns juristas, Alexandre de Moraes, no mínimo, teria cometido abuso de poder.
Outros apontam para desvio de finalidade.
Exemplo
Nos autos, o órgão de combate à desinformação levantava supostas ameaças ao regime democrático de forma espontânea, como se o Estado democrático de direito estivesse sob risco.
Na prática, essas ameaças eram detectadas pelo próprio magistrado, criando uma situação em que Moraes atuava como investigador, acusador e juiz ao mesmo tempo.
Nota
O ministro, em nota, alegou que todos os seus atos foram regimentais e acompanhados pela Procuradoria Geral da República (PGR).
Peso das Mensagens
A situação se agrava, pois a comunicação foi feita de forma não oficial entre os poderes, evidenciando uma intenção não republicana por parte do gabinete do ministro Alexandre de Moraes para utilizar o TSE de forma indevida.
As mensagens, que correspondem ao período de agosto de 2022 a maio de 2023, somam mais de 6 gigabytes e foram obtidas de forma legal, disponibilizadas por uma das partes envolvidas.
Carecagate
A matéria viralizou rapidamente nas redes sociais e inflamou a direita em todo o país, que há muito tempo critica as ações do ministro Alexandre de Moraes e denuncia sua parcialidade, especialmente contra o ex-presidente Jair Bolsonaro durante as eleições de 2022.
O senador Flávio Bolsonaro criticou o ministro durante sua fala no Congresso: “Se as informações da matéria forem verdadeiras, é a desmoralização de um ministro do Supremo usando a máquina pública para perseguir aqueles que ele considera adversários políticos.”
Pedido de Impeachment
Ainda na noite desta terça-feira, a ala bolsonarista no Congresso começou a buscar assinaturas para um pedido de impeachment de Alexandre de Moraes.
Segundo a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), uma dezena de senadores já manifestaram interesse em assinar o pedido, que será protocolado ainda nesta quarta-feira.
Manaus Horror Stories
Os manauaras viveram nesta terça-feira um verdadeiro dia de estresse, que testou a paciência até dos mais tranquilos.
O dia começou com a cidade mais uma vez tomada pela fumaça proveniente das queimadas no interior, afetando a qualidade do ar e colocando em risco a saúde de todos, especialmente de idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias.
Internet Lenta
Além disso, a população enfrentou reclamações generalizadas devido à lentidão da internet, que durou praticamente o dia todo.
Trânsito Caótico
O trânsito caótico foi agravado por um poste que pegou fogo, travando o fluxo de veículos em uma das principais avenidas da cidade, a Av. Mário Ypiranga (antiga Recife), e na rua Salvador, que corta em direção ao bairro do Vieiralves.
Ganhou “Bolo”
O senador Omar Aziz comemorou seu aniversário nesta terça-feira, 14, mas recebeu um “bolo” inesperado.
Apesar de ter recebido dezenas de homenagens no Instagram de políticos de todo o estado, chamou atenção o “esquecimento” de alguns aliados, como o prefeito David Almeida, seu vice Renato Júnior, e o vice-governador Tadeu de Souza.
O senador Eduardo Braga também não publicou nenhuma parabenização ao senador Omar Aziz.
Sinais
Omar, que deseja retornar ao governo em 2026, já foi mais prestigiado por seus aliados. Simples atos, ou a falta deles, podem dizer muito na política.
Ajuda Humanitária
O governador Wilson Lima esteve em Humaitá para participar de uma ação humanitária que levou 220 toneladas de alimentos para os municípios do Alto Solimões e do Purus.
Mais de 43 mil pessoas foram afetadas pela forte estiagem deste ano, que dificulta a chegada de mantimentos básicos aos municípios.
Bolsonaro em Manaus
Alberto Neto publicou um vídeo nesta terça-feira, 13, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, anunciando que nos dias 30 e 31 de agosto, Bolsonaro estará na cidade para apoiar sua candidatura à Prefeitura de Manaus.
Alberto está confiante de que a presença de Bolsonaro poderá dar um impulso à sua campanha, que segue em tendência de queda e abaixo dos dois dígitos.
Siga a Direto ao Ponto:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaoponto.am
TikTok: @diretoaoponto.am
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Redação: 92 98566-4150
Editor-chefe: 92 99109-1099