Você está visualizando atualmente Opinião | TRE-AM forma maioria para cassar o mandato dos vereadores Fransuá e Peixoto 

Opinião | TRE-AM forma maioria para cassar o mandato dos vereadores Fransuá e Peixoto 

Opinião | TRE-AM forma maioria para cassar o mandato dos vereadores Fransuá e Peixoto 

Parlamentares são acusados de fraudar a cota de gênero

Dr Isaac Tayah e Pai Amado podem assumir mandatos caso se confirme a cassação

Wilson Lima entrega quatro ramais totalmente revitalizados na BR-174, em Manaus

Roberto Cidade cobra DNIT sobre cronograma mensal das obras de recuperação das pontes colapsadas na BR-319

Secretário de David Almeida acompanha Eduardo Braga em votação da MP que restabelece o Programa Minha Casa Minha Vida

Omar e bancada do PSD dão aval a indicação de advogado de Lula ao STF

Bosco Saraiva anuncia Alckmin em Manaus para fechar contrato do CBA

Fausto Santos Júnior cobra medidas da Amazonas Energia para melhorias em serviços de energia elétrica no estado

Dia de incêndio e polemicas no Boi Caprichoso após post com Lula

Cassação

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) chegou a uma decisão por maioria em um julgamento crucial que pode resultar na cassação do mandato de dois vereadores da cidade de Manaus.

Os parlamentares em questão são Fransuá Matos (PV) e Antonio Peixoto (Agir).

Fransuá é líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, enquanto Peixoto faz parte da base de David Almeida na Casa.

Candidaturas laranjas

Ambos estão sendo acusados de terem utilizado candidatas laranjas para burlar a cota de gênero, que busca incentivar a participação feminina nas eleições, a fim de se elegerem no pleito de 2020.

Defesa

A defesa de ambos os vereadores afirmam que as questões levantadas não passaram de indícios sem provas inequívocas.

Votos pela cassação 

A favor da cassação dos vereadores Fransuá e Peixoto votaram os desembargadores: Fabrício Marques (relator), Kon Tsih Wang, Carla Reis e Marcelo Pires Soares.

Desta forma, o pleno possui, até o momento, maioria para cassar os diplomas dos dois vereadores. 

Vista

A decisão final ainda não foi proferida, uma vez que o desembargador Ronnie Stones pediu vista dos processos para análise e o julgamento foi adiado, com previsão para ser retomado nesta quarta-feira (14).

Ainda faltam votar, o próprio juiz que pediu vista e os desembargadores Victor Liuzzi e Marcelo Vieira.

Mudança de voto

Nos bastidores circula a informação que existem forças políticas trabalhando para tentar mudar os votos desembargadores. 

Aquecimento

Caso seja confirmada a cassação de Fransuá e Peixoto, a mudança se dará da seguinte forma:

Na vaga de Fransuá, entra o ex-vereador e ex-presidente da CMM Isaac Tayah (DC), que obteve 2.798 votos, em 2020.

Já para a vaga de Peixoto, entra o candidato Pai Amado (Avante), que obteve 3.965 em 2020.

Ramais revitalizados

O governador Wilson Lima entregou, nesta terça-feira (13), quatro ramais no quilômetro 2 da rodovia BR-174, em Manaus, totalmente revitalizados. 

Além de segurança no tráfego e qualidade de vida para a população, as obras do Governo do Amazonas impactam positivamente na economia local ao facilitar o escoamento da produção rural.

Investimentos

O investimento de R$ 26,9 milhões faz parte de um pacote de obras de mobilidade que engloba os ramais Sol Nascente, com 1,98 quilômetro; Frederico Veiga, com 3,48 quilômetros; Cláudio Mesquita, com 4,8 quilômetros; e Novo Paraíso, com 5,43 quilômetros; além de uma rotatória.

BR-319

Após uma série de desencontros de informações relacionadas ao cronograma de recuperação das pontes que desabaram nos rios Autaz Mirim e Curuçá, na BR-319, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), fez uma cobrança formal durante uma Audiência Pública realizada nesta terça-feira (13). 

Ele solicitou ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Amazonas, Luciano Moreira de Souza Filho, que seja enviado mensalmente um relatório com informações atualizadas sobre as atividades em andamento para a recuperação do tráfego nessa via.

Minha Casa Minha Vida

Quem esteve em Brasília ontem acompanhando o senador Eduardo Braga (MDB) durante a votação da aprovação da Medida Provisória que restabelece e reestrutura o Programa Minha Casa Minha Vida foi o secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves (MDB).

O secretário Jesus Alves, recém empossado na gestão de David Almeida, tem grandes expectativas em relação à promessa de Braga de turbinar a secretaria de habitação com mais de R$ 200 milhões em recursos federais para a construção de casas populares.

Apoio a Zanin

Dono da maior bancada do Senado, o PSD fechou questão pela aprovação da indicação do advogado do presidente Lula, Cristiano Zanin, à vaga aberta no Supremo Tribunal Federal. 

O anúncio foi divulgado nesta terça-feira (13) nas redes sociais do senador Omar Aziz (PSD). 

ZFM

“Participei da reunião da bancada do PSD com Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal. Importante sempre buscar o compromisso com a constitucionalidade da Zona Franca de Manaus. E, claro, o empenho em fortalecer os valores democráticos na luta por um país onde todos tenham seus direitos garantidos.”, afirmou o senador.

Alckmin em Manaus

O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, teve uma reunião em Brasília com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), para discutir a assinatura do contrato do CBA (Centro de Bionegócios da Amazônia) e outros assuntos relevantes.

Segundo Saraiva, o vice-presidente da República confirmou sua presença em Manaus no mês de julho para formalizar o contrato que transferirá a gestão do CBA da Suframa para uma organização social.

Audiência Pública

Nesta terça-feira (13), a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública sobre o serviço prestado pela Amazonas Energia S/A, empresa de distribuição de energia elétrica com concessão para todo o Amazonas.

A solicitação para a realização do debate foi iniciativa do deputado federal Fausto Santos Jr. (União Brasil).

Regime de Urgência

O deputado destacou que o objetivo da reunião era chegar a um entendimento para restabelecer o serviço de energia de acordo com os contratos firmados e garantir os direitos dos consumidores.

Além disso, nas redes sociais, Fausto reiterou seu compromisso em trabalhar pela aprovação do regime de urgência do projeto de sua autoria, que visa proibir o uso de medidores aéreos.

Incêndio

Um incêndio atingiu duas alegorias no galpão do Boi Caprichoso em Parintins, gerando movimentação na cena bovina nesta terça-feira (13).

Segundo nota divulgada pelo Boi Caprichoso, sua brigada de incêndio agiu prontamente e conseguiu controlar as chamas, trazendo tranquilidade aos torcedores azulados.

Polêmica com Lula

Mas o que chamou mesmo a atenção ontem foi a foto polêmica que circulou nas redes sociais, mostrando o boi azul e branco ao lado do presidente Lula.

A legenda dizia: “Festival chegando, dia 13 e a gente traz essa lembrança pra lá de especial. As duas figuras mais queridas do Brasil, juntas: o Boi Caprichoso e o presidente Lula!”

No entanto, a publicação não durou muito tempo devido à enxurrada de críticas que recebeu. 

Foi apagada rapidamente, mas como diz o ditado, “print é eterno”.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário