Você está visualizando atualmente Opinião | PL deve recuar de candidatura e indicar vice de Roberto Cidade

Opinião | PL deve recuar de candidatura e indicar vice de Roberto Cidade

Opinião | PL deve recuar de candidatura e indicar vice de Roberto Cidade

Capitão Alberto Neto deve declinar de candidatura para apoiar presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas

Cidade já ultrapassou Alberto Neto em pesquisa eleitoral

Articulação coloca Wilson Lima e Bolsonaro no mesmo palanque pedindo votos para Roberto Cidade

Capitão Alberto, Delegado Péricles, Débora Menezes são nomes cotados para vice

Coronel Menezes também é um nome que vem sendo analisado

Tadeu de Souza vai assumir presidência municipal do Avante

Wilson Lima tem encontro com cinco senadores americanos para reivindicar emissão de visto americano na capital

55% dos brasileiros acham que Lula não merece ser reeleito em 2026, diz pesquisa

Carmelo Neto encontra procurador-geral do Ceará após assassinato de dois políticos do PL em menos de 48h

Desembargador João Simões toma posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral TRE

O recuo do PL

A disputa para Prefeitura de Manaus que segue acirrada de acordo com as últimas pesquisas, pode ganhar um novo cenário com o recuo do Partido Liberal (PL) para compor chapa com o União Brasil (UB), partido do presidente da ALEAM, deputado Roberto Cidade.

Nos bastidores, um nome forte que pode ser indicado para a vice seria o do deputado estadual Delegado Péricles, conhecido por seus bons relacionamentos com Alfredo Nascimento, o governador Wilson Lima e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Além disso, ele é bem visto pela direita e tem boas relações dentro do PL nacional e local.

União dos grupos

A união formaria um grupo com voto, discurso, poder econômico e político muito à frente de seus adversários, além do tempo de televisão e rádio.

Esses são elementos fundamentais para uma campanha vitoriosa.

Capitão Alberto Neto

O deputado federal Capitão Alberto Neto que faz parte do grupo do Governador Wilson Lima, declinaria de seu nome da disputa, para apoiar Roberto Cidade.

Essa articulação já foi discutida com Alfredo Nascimento, líder do PL no Amazonas, que deixou claro que não entraria em uma campanha majoritária sem o apoio de pelo menos uma das máquinas estatal ou municipal.

Considerando que a candidatura de Alberto Neto não decolou, o PL estaria se preparando para mudar a rota e compor com Roberto Cidade.

Cidade sobe e passa Alberto

Vale lembrar que a última pesquisa do Direto ao Ponto, divulgada na semana passada (8), mostra que o presidente da ALEAM, Roberto Cidade, já tem conseguido tornar seu nome mais conhecido do eleitorado manauara e foi o candidato que mais cresceu chegando a terceira colocação, passando o deputado federal Capitão Alberto Neto.

Wilson e Bolsonaro no mesmo palanque

Essa articulação nos bastidores para unir os grupos políticos do Governador Wilson Lima e da Direita, liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em torno do nome de Roberto Cidade pode criar um cenário muito favorável para disputar o segundo turno das eleições municipais.

Os acordos discutidos não se limitam apenas à próxima eleição para prefeito, mas também se estendem à eleição de 2026, onde serão eleitos deputados federais, senadores, governadores e o presidente da república.

Wilson Lima e Bolsonaro são as principais lideranças políticas do estado e têm uma grande capacidade de transferência de votos.

Na última eleição, ambos deram um baile em seus adversários em Manaus e foram os campeões de voto na capital.

Nomes do PL para vice

O Partido Liberal (PL) conta com bons nomes para compor a chapa com Roberto Cidade. Além do deputado estadual Delegado Péricles e o próprio deputado federal Capitão Alberto Neto, outro nome que ganha força nos bastidores é o da deputada estadual Débora Menezes, que tem forte ligação com o ex-presidente Bolsonaro.

O trabalho nos bastidores será muito forte nas próximas semanas e caso o PL realmente recue para apoiar Roberto Cidade, os manauaras terão uma terceira via forte e que dificilmente irá ficar de fora do segundo turno.

Outro nome que corre por fora e vem ganhando força é de Coronel Menezes do PP.

Tadeu de Souza presidente do Avante

O vice-governador Tadeu de Souza vai assumir a presidência municipal do Avante em Manaus.

A informação foi confirmada ao SIM&NÃO pelo próprio prefeito David Almeida, presidente da executiva estadual, nesta segunda-feira (13), durante a cerimônia de posse da nova presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Visto Americano

O Governador Wilson Lima tem um encontro marcado com cinco senadores americanos para tratar assuntos de interesses dos amazonenses, entre eles a reivindicação para que Manaus tenha um posto de representação diplomática dos EUA para emitir vistos.

Atualmente, o Brasil conta com cinco consulados que emitem visto, sendo que nenhum fica na região Norte do país.

O governador irá se reunir com autoridades do Bird (Banco Mundial) sobre verba para financiamento de programas de gestão na estrutura do Governo do Estado.

Lula rejeitado

Divulgada nesta segunda-feira (13), a primeira pesquisa da Genial/Quaest sobre as eleições de 2026 mostra que 55% dos brasileiros acham que o presidente Lula (PT) não merece ser reeleito.

Além de Lula, outros nomes do PT apareceram no levantamento.

O atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aparece com 32% das intenções de voto, empatado tecnicamente com a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), que registrou 33% das intenções de voto.

Entre os eleitores que votaram em Bolsonaro em 2022, esse índice sobe para 41% a favor de Michelle e 33% a favor de Tarcísio.

Assassinatos no Ceará

O presidente estadual do PL no Ceará, Carmelo Neto, esteve na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado para um encontro com Haley de Carvalho Filho, procurador-geral, a respeito do assassinato de dois aliados políticos em menos de 48 horas: o vereador Erasmo Morais, no Crato, e o Sargento Geilson Lima, em Icó, ambos filiados ao PL.

“Não podemos aceitar a barbárie nem o caos. Duas pessoas que recentemente expressaram temor por suas vidas e agora precisamos de respostas. Por isso, estou aqui, saindo da sede do Ministério Público, com o compromisso do Procurador-Geral de Justiça de acompanhar de perto este caso. As famílias enlutadas merecem justiça.”, disse Carmelo.

João Simões na presidência TRE

Os desembargadores João Simões e Airton Gentil tomaram posse nesta segunda-feira (13), como presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

João Simões garantiu que o TRE irá combater de forma rígida os crimes eleitorais e as práticas de fake news.

Os desembargadores vão cumprir um mandato temporário até 10 de janeiro de 2025 para que a corte ajuste o tempo de gestão ao ano fiscal.

Uma nova eleição para presidência e vice-presidência do TRE-AM acontecerá em setembro deste ano e a posse acontecerá em 25 de janeiro.

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto.am

TikTok: @diretoaoponto.am

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 98566-4150

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário