Opinião | Marcos Rotta deixa o DEM e sinaliza candidatura em 2022

Opinião | Marcos Rotta deixa o DEM e sinaliza candidatura em 2022

Opinião | Marcos Rotta deixa o DEM e sinaliza candidatura em 2022

Vice-prefeito se “desvia” de Amazonino e deve ser o “coringa” de David no próximo pleito

Carta de desfiliação foi entregue a Pauderney Avelino e tem caráter “irrevogável”

Histórico de “pernadas” foi primordial para decisão

Amazonino desembarca em Manaus e começa a receber políticos no Tarumã

PSDB promove debate entre Arthur Neto, João Dória e Eduardo Leite por indicação a presidência da República

Conselheiro aposentado Josué Filho recebe homenagem pelos 13 anos de atuação no TCE-AM

Novos rumos

Pouco mais de dois anos após se filiar ao Democratas (DEM) – com direito a participação do presidente nacional da sigla, ACM Neto no evento de filiação -, o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, decidiu deixar o partido ontem (13).

Anúncios

Em carta enviada ao presidente estadual da sigla, Pauderney Avelino, o político destacou que a decisão tem caráter “irrevogável” e “irretratável”.

A decisão vem exatamente uma semana após a criação do União Brasil, partido oriundo da fusão do DEM com o PSL.

Desvio

A saída de Rotta do partido pelo qual foi eleito vice-prefeito nas eleições do ano passado tem relação direta com a filiação de Amazonino Mendes ao União Brasil, que como foi informado na semana passada, será o candidato do novo partido ao Governo do Amazonas em 2022.

A sinalização é clara: Marcos Rotta quer ser protagonista no próximo pleito e deve ser uma espécie de “coringa” de David Almeida (Avante), podendo ser candidato ao Governo, Senado ou a vice-governador em uma composição majoritária.

Mas Rotta, também não descarta um retorno ao poder legislativo.

Agora ou nunca

Como foi reeleito vice-prefeito em 2020 e foi vice de Arthur Virgílio Neto em 2016, no próximo pleito municipal ele não poderá ser candidato nem a prefeito e nem vice, restando apenas uma candidatura a vereador, cargo que certamente Rotta não tem interesse.

Ou ele arrisca agora ou ficará fora do “game”.

Soldado de David

Em entrevista ao Direto ao Ponto em agosto, Rotta afirmou que é um soldado de David Almeida e um homem de grupo. Ou seja, toda e qualquer decisão passará pelo crivo do chefe do Executivo Municipal.

A interlocutores mais próximos, Rotta tem dito que ainda não tem um partido definido, mas que já recebeu convites oficiais de outras siglas.

A decisão, inclusive, só será tomada após conversa com David Almeida, que deve acontecer nos próximos dias. A tendência é de filiação no partido do prefeito, o Avante.

Consolidação

Consolidado como uma nova força política local, David tem ciência que além de fortalecer o Avante é necessário construir um grupo forte já em 2022, para não correr riscos na reeleição em 2024.

Logo, Marcos Rotta tem papel fundamental no processo, já que entre os aliados mais próximos do prefeito de Manaus, é o que tem maior envergadura eleitoral.

David, vale lembrar, já afirmou diversas vezes, sem citar nomes, que terá candidato ao Governo e ao Senado.

Protagonismo

A se confirmar esse cenário, Rotta enfim poderá se tornar protagonista em uma eleição. O vice-prefeito tem um histórico de “pernadas” em sua carreira política.

Em 2016, à época no MDB, não conseguiu convencer o senador Eduardo Braga a ser candidato a prefeito. Foi vice de Arthur na campanha vitoriosa de reeleição com a promessa de apoio em 2018.

Dois anos se passaram e já no PSDB, Rotta não teve a “bênção” do líder tucano para uma candidatura ao Governo.

Na ocasião, Arthur apoiou Omar Aziz (PSD).

Amazonino em Manaus

Após uma longa temporada em São Paulo, o ex-governador Amazonino Mendes desembarcou em Manaus na madrugada de hoje e já começou a receber políticos na sua mansão no Tarumã.

Amazonino já assinou ficha de intensão de filiação semana passada ao União Brasil, novo partido oriundo da fusão do PSL e DEM, e avança na articulação para disputar o governo do Amazonas em 2022.

Debate presidencial

O ex-prefeito e ex-senador Arthur Virgílio Neto participará na próxima terça-feira (19), às 11h (horário de Brasília), do primeiro debate das prévias do PSDB para a disputa à presidência da República em 2022.

Arthur irá debater com os governadores João Dória e Eduardo Leite, de São Paulo e do Rio Grande do Sul, respectivamente, sobre suas propostas para o Brasil.

O evento terá transmissão ao vivo pelos jornais O Globo e Valor Econômico.

Hoje (14), Arthur faz campanha pelas prévias do PSDB com a militância tucana em São Paulo.

Homenagem

Em comemoração aos 71 anos de fundação do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a Corte de Contas realizou, na quarta-feira (13), uma homenagem especial aos 13 anos de serviços prestados pelo conselheiro aposentado Josué Filho.

“Apesar de ter se aposentado, o nosso companheiro Josué Filho será sempre um conselheiro entre nós. Essa é uma justa homenagem pelo tempo que ele se dedicou de corpo e alma à Corte de Contas amazonense, sempre dando o seu melhor, até o momento de sua aposentadoria”, disse o presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello.

Ao receber a homenagem, Josué Filho relembrou sua trajetória de 48 anos como homem público até chegar a ser conselheiro do TCE-AM. Segundo ele, o grande objetivo de sua passagem foi tornar a Corte de Contas mais humanizada.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Rebeca a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário