Opinião | Manaus já soma 832 candidatos entre prefeitos, vices e vereadores nas eleições
Coligação Avante, Manaus busca reeleição do Prefeito David Almeida com chapa puro sangue do Avante
Coligação Manaus Merece Mais de Roberto Cidade (UB) e Coronel Menezes (PP) possui o maior número de partidos, fundo partidário e tempo de propaganda eleitoral
Federação Cidadania/PSDB quer fazer de Amom o prefeito mais jovem da história de Manaus
Coligação Ordem e Progresso lança Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair (Novo) com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro para subir nas pesquisas de intenção de voto
Coligação Manaus Mais Forte lança Marcelo Ramos e Luiz Castro com apoio dos partidos de esquerda e do presidente Lula, mas segue com um dígito nas pesquisas de intenção de voto
Mobiliza sai sozinho neste pleito e lança o deputado estadual Wilker Barreto e Professora Renata como vice
PSTU é outro partido isolado neste pleito e lança Gilberto e Damiana Amorim como representantes da esquerda radical
TSE já registrou 818 candidaturas a vereador em Manaus
Última pesquisa do Direto ao Ponto indica que pelo menos 50% das cadeiras da Câmara Municipal de Manaus serão renovadas
Registro de Candidatura
O prazo final para o registro de candidaturas encerra nesta quinta-feira (15).
Até o momento, foram registradas 832 candidaturas para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em Manaus, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), extraídos do sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand).
Prefeitos e Vices
Em Manaus, foram registradas sete chapas formadas por candidatos a prefeito e seus respectivos vices, totalizando 14 nomes: 07 candidatos a prefeito e 07 a vice-prefeito.
David e Renato
Disputando a reeleição, o prefeito David Almeida e seu vice Renato Júnior, ambos do Avante, compõem a coligação Avante, Manaus, formada pelos partidos AGIR, PSD, DC, AVANTE e MDB.
Pé no 2º Turno
David e Renato lideram em todas as pesquisas de intenção de voto, indicando que a chapa já está com um pé no segundo turno.
A coligação conta com o apoio dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), que apoiam o atual prefeito com vistas às eleições de 2026, onde Omar deseja retornar ao governo e Eduardo buscará sua reeleição ao Senado.
Roberto e Menezes
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), Roberto Cidade (União Brasil), registrou sua candidatura a prefeito com Coronel Menezes (PP) como vice.
Eles fazem parte da coligação Manaus Merece Mais, formada pelos partidos REPUBLICANOS, PP, PODE, PMB, PSB, PRD e UNIÃO BRASIL.
Maior Aliança
Roberto e Menezes contam com o apoio do governador Wilson Lima e articularam a maior coligação, garantindo o maior tempo de propaganda eleitoral, quase o dobro da segunda chapa com mais tempo.
As pesquisas mais recentes indicam que Roberto está em crescimento constante, empatando tecnicamente na segunda posição com Amom Mandel, e os dois deverão disputar voto a voto uma vaga no segundo turno.
Amom e Nancy
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e sua vice Nancy Segadilha (Cidadania) fazem parte da Federação formada pelos partidos PSDB/CIDADANIA.
Amom foi o último a registrar sua candidatura para prefeito e chamou atenção ao apresentar um Plano de Governo com 600 páginas.
Ameaça
Desde o início, as pesquisas colocam Amom como segundo colocado, mas o crescimento de Roberto Cidade, que já está tecnicamente empatado com ele, representa uma ameaça real, podendo deixar Amom fora do segundo turno.
Alberto e Maria
O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e sua vice Maria do Carmo Seffair (Novo) compõem a coligação Ordem e Progresso, formada pelos partidos PL e NOVO.
Apesar de ser o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro, Alberto tem enfrentado dificuldades nas pesquisas, não conseguindo superar a marca de um dígito.
Mais Rica
Sua vice, a empresária Maria do Carmo Seffair, dona da Fametro, é a mais rica entre os candidatos, com um patrimônio declarado de mais de 90 milhões de reais.
Marcelo e Luiz Castro
Representando a esquerda, a coligação Manaus Mais Forte é formada pelos partidos PSOL, REDE, SOLIDARIEDADE, PDT, PCdoB e PV.
Marcelo Ramos (PT) e seu vice Luiz Castro (PDT) contam com o apoio do presidente Lula, mas ainda não conseguiram passar da casa de um dígito nas pesquisas.
Wilker e Renata
O partido Mobiliza não conseguiu aliar-se a outros partidos e lançou sozinho os candidatos Wilker Barreto e a professora Renata como vice.
Wilker e Renata permanecem com um dígito nas pesquisas de intenção de voto.
Wilker chegou a acionar a justiça para garantir sua participação no primeiro debate, mas foi vetado pela Band Amazonas.
Gilberto e Damiana
Representando a extrema esquerda, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) lançou Gilberto Vasconcelos e Damiana Amorim como vice.
Candidatos a Vereador
Até o momento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registrou 818 candidaturas para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus.
Partidos como Podemos, DC, PDT, Republicanos, PT/PV/PCdoB, PSDB/Cidadania, PRTB, Solidariedade, PRD, PSB, PSD, União Brasil, PL, PMB, Novo, PSOL/Rede, MDB, PP, Mobiliza, Agir, Avante e PSTU já definiram suas chapas.
Renovação
A última pesquisa publicada pelo Direto ao Ponto em junho indicou que pelo menos 50% das cadeiras da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deverão ser renovadas, seguindo o padrão histórico de renovação.
Tendência
Em 2012, a renovação foi de 60%, em 2016 foi de 48%, e em 2020 atingiu 56%, mostrando uma tendência consistente de renovação na CMM.
Siga a Direto ao Ponto:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaoponto.am
TikTok: @diretoaoponto.am
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Redação: 92 98566-4150
Editor-chefe: 92 99109-1099