Você está visualizando atualmente Opinião | Bi Garcia manda aumentar a tarifa de água em Parintins

Opinião | Bi Garcia manda aumentar a tarifa de água em Parintins

Opinião | Bi Garcia manda aumentar a tarifa de água em Parintins

Aumento de 4,51% na tarifa de água já começa a impactar a população

Bi Garcia e Mateus Assayag se filiam no PSD de Omar Aziz

Roberto Cidade deve anunciar pré-candidatura a prefeitura de Manaus durante evento do UB

Marqueteiro de David Almeida anuncia treinamento para pré-candidatos a vereador pelo Avante

Prefeito assina ordem de serviço do programa ‘Casa Manauara’

Aumento na conta

A Prefeitura de Parintins, sob a gestão de Frank Bi Garcia, autorizou um aumento de 4,51% nas tarifas de água, uma medida que levanta sérias preocupações.

Este reajuste, aplicado imediatamente após sua publicação no Diário Oficial em 09 de fevereiro de 2024, começou a chegar na conta das famílias parintinenses e vem causando revolta na população.

Justificativa

Na justificativa do prefeito de Parintins, responsável pelo abastecimento de água, o aumento na conta é uma forma de recomposição inflacionária e para promover o equilíbrio econômico-financeiro do serviço de abastecimento de água.

Realidade

No entanto, enquanto a prefeitura alega que este aumento é necessário para ampliar os investimentos e melhorar a qualidade dos serviços de saneamento básico na cidade, os moradores de Parintins enfrentam outra realidade preocupante.

Um relatório da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) e da Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA) revelou que a maioria dos poços tubulares que fornecem água para a cidade está contaminada por substâncias perigosas e indicadores microbiológicos, tornando a água imprópria para o consumo humano.

Risco

Essa descoberta levanta questões sérias sobre a qualidade da água fornecida à população de Parintins, especialmente quando os moradores agora enfrentam um aumento nas tarifas.

A presença de contaminantes como amônia, manganês, ferro, nitrato, alumínio e coliformes fecais e totais torna a água não apenas imprópria para consumo, mas também coloca em risco a saúde pública.

Preocupante

Diante dessa situação preocupante, os moradores de Parintins esperam medidas urgentes para garantir água segura e saudável para consumo, enquanto questionam a justificativa para o aumento das tarifas diante de uma qualidade de serviço tão comprometida.

É essencial que as autoridades ajam com transparência e responsabilidade para resolver esses problemas e garantir o bem-estar da comunidade.

Novo partido

Falando em Parintins, o prefeito Bi Garcia e o vereador Mateus Assayag assinaram, nesta quinta-feira (14), suas filiações no Partido Social Democrático (PSD), em Manaus.

Com a filiação, Mateus torna-se, oficialmente, o pré-candidato a prefeito de Parintins do senador Omar Aziz, que comanda o partido no Amazonas.

Apoio

A filiação dos dois no PSD se deu logo após a vereadora Brena Dianná (União Brasil) anunciar que conta com o apoio de Lula e do PT na disputa pela Prefeitura de Parintins.

Bi Garcia não quer deixar Parintins no comando de uma mulher e tenta emplacar seu aliado, Mateus Assayag como seu sucessor.

Festa na Aparecida

O presidente da Assembleia do Amazonas, Roberto Cidade ensaia sua pré-candidatura à prefeitura de Manaus com uma festa neste sábado (16), às 9h, na quadra da Escola de Samba Aparecida.

Força

O deputado estadual vai reunir uma grande quantidade de apoiadores marcando sua posse como presidente do diretório municipal do União Brasil.

O evento, meticulosamente planejado pelo deputado, é percebido por muitos como uma estratégia para mostrar força política e pressionar o governador Wilson Lima em busca de uma declaração oficial de apoio para a sua disputa pela prefeitura de Manaus.

Bastidores

Nos bastidores há especulações de que possa ser o lançamento oficial de sua pré-candidatura à prefeitura.

Atualmente, Roberto Cidade ocupa a quarta posição nas pesquisas eleitorais, ficando atrás de Amom Mandel (Cidadania), David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL).

Preparação

O marqueteiro paulista Marcelo Vitorino, especialista em marketing político e eleitoral, que irá comandar a campanha de reeleição do prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou em suas redes sociais que irá dar um treinamento para os pré-candidatos a vereador pelo Avante no próximo dia 18, no Novotel, em Manaus.

Cases

Geraldo Alckmin, José Serra, Marcelo Crivella, Gilberto Kassab, Romero Jucá e Raimundo Colombo são alguns dos políticos que contaram com a expertise de Marcelo Vitorino em suas campanhas eleitorais.

Casa Manauara

O prefeito de Manaus, David Almeida, e o titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, assinaram na noite desta quinta-feira (14), a ordem de serviço do programa “Casa Manauara”.  A solenidade foi realizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da cidade, um dos três contemplados na primeira fase do programa.

“Compromisso”

Na ocasião, o prefeito David Almeida, destacou que esse programa é mais um compromisso da gestão, criado para proporcionar dignidade às pessoas que sonham em ter a casa própria reformada.

Por meio do programa, cerca de quatro mil famílias de baixa renda serão contempladas com as reformas de até R$ 27 mil.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto.am

TikTok: @diretoaoponto.am

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário