Opinião | Eleições 2024: Começa a guerra eleitoral para ver quem vai para o 2º turno em Manaus
Eleições em Manaus estão em aberto e devem ser as mais acirradas dos últimos anos
Ansiedade toma conta, e políticos começam a campanha às 00h01 com ações de adesivagem e pedido de voto
Políticos marcam lives de abertura para lançamento da campanha
Jingles de campanha já chamam atenção nas redes sociais
Debate com candidatos a vice-prefeito de Manaus será realizado pela BandNews Difusora no dia 19
Guerra Eleitoral
A campanha eleitoral começou oficialmente nesta sexta-feira (16), e sete candidatos disputam a prefeitura de Manaus.
Prepare-se para os próximos 50 dias, que prometem ser intensos com passeatas, carreatas, caminhadas, bandeiradas, jingles, TV, rádio, debates, promessas, pedidos de voto, histórias e muita baixaria, especialmente nas redes sociais, até o dia 03 de outubro, data da votação do primeiro turno das eleições.
Dois turnos
Os números mostram que teremos um segundo turno em Manaus, o que prolongará a campanha por mais 20 dias, até a eleição no último domingo de outubro, dia 27.
As últimas pesquisas indicam um cenário aberto e equilibrado, sem margem para grandes avanços que possam garantir uma vitória em apenas um turno.
Lembrando que para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisa ter 50% +1 dos votos válidos, a maioria absoluta.
Candidatos
Os candidatos a prefeito de Manaus são: David Almeida (Avante), Roberto Cidade (União Brasil), Amom Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL), Marcelo Ramos (PT), Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU), que entram em campo na busca frenética pelo voto e pela conquista de uma vaga no segundo turno.
Nenhuma Mulher
Neste ano, não teremos nenhuma candidata à prefeitura de Manaus, um ponto negativo deste pleito, pois as mulheres representam a maioria do eleitorado e ficaram sem uma representante na disputa.
Disputa acirrada
A eleição em Manaus promete ser uma das mais disputadas da história, e ainda é cedo para cravar quem irá para o segundo turno.
O próximo prefeito terá a missão de administrar uma cidade com mais de dois milhões de habitantes e um orçamento previsto de R$ 10 bilhões para 2025.
Manaus é estratégica para o plano de muitos grupos políticos que visam saltos ainda maiores para a eleição de 2026.
Trisal
Pesquisas recentes de diferentes institutos apontam resultados semelhantes, sinalizando a liderança de David Almeida e a briga pela segunda colocação entre Amom Mandel e Roberto Cidade.
Eles já estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro e estão distantes dos demais candidatos, que ainda lutam para sair da casa de um dígito.
Nos próximos dias, novas pesquisas devem começar a coletar dados em toda a cidade para trazer números atualizados e possíveis impactos das escolhas dos vices, que foram definidos apenas nos últimos dias da convenção eleitoral e na campanha de rua.
Saíram na frente
Chamou atenção a ansiedade de grande parte dos políticos em colocar o bloco na rua.
A campanha começou oficialmente à 00h desta quinta-feira, e no primeiro minuto já havia carros sendo adesivados em vários pontos da cidade.
David Almeida, Roberto Cidade e Alberto Neto foram candidatos que montaram uma estrutura especial para iniciar suas ações de adesivagem logo no primeiro minuto de campanha.
No interior, os candidatos Mateus Assayag e Brena Dianná, que disputam a prefeitura de Parintins, também marcaram suas ações de adesivagem às 00h01.
A disputa pela prefeitura de Parintins também deve ser uma das mais acirradas deste pleito.
Live
Outra estratégia que já está sendo utilizada e que será bastante explorada pelos candidatos são as lives nas redes sociais.
Com tempo ilimitado e a possibilidade de interação direta com o eleitor, as lives são uma ferramenta importante para que os candidatos apresentem suas ideias e respondam ao público.
O prefeito David Almeida já marcou sua primeira live desta campanha para esta sexta-feira, às 17h.
Estratégias
A palavra de ordem neste pleito é usar bastante a sola do sapato e afiar o discurso no convencimento e pedido de voto.
Estar presente nos bairros, especialmente os da periferia, é obrigatório para que os candidatos conheçam a realidade dos manauaras.
As redes sociais também terão papel fundamental nas eleições, mas é errado imaginar que apenas o engajamento online com curtidas e comentários garantirá sucesso no fim.
Até o dia da eleição do primeiro turno, haverá pelo menos outros três debates na TV e no rádio.
A partir de 30 de agosto, começam os programas gratuitos eleitorais no rádio e na telinha.
Redes Sociais
Nas redes sociais, a capacidade de impulsionamento é ampliada, com a possibilidade de atingir públicos estratégicos por meio da guerra de narrativas com anúncios pagos e direcionados.
Realidade vs Virtual
O mundo virtual ajuda muito, mas não é o fator determinante de uma campanha majoritária.
Tanto é que os dois candidatos que mais dominam essa ferramenta e têm mais habilidade nela estão em queda nas pesquisas, enquanto os dois candidatos com o maior grupo político e apoio da máquina apresentam uma curva de crescimento constante.
Jingle
Chamou atenção também a utilização de jingles já nas primeiras publicações da campanha.
O jingle do prefeito David Almeida é um xote animado que cita os projetos Sou Manaus e o recém-inaugurado Gigantes da Floresta.
Amom deu a largada com um samba com o trocadilho “Eu AmoManaus”.
Roberto Cidade foi o mais criativo, tirando sarro com seus adversários e escolhendo na playlist a música que quer ouvir. Ele passa por “O Pintor” de Nunes Filho e “Menino de Vó” do Piseiro do Barão até chegar no seu jingle, um forró animado que destaca as qualidades de Roberto Cidade.
Debate com vices
A Band News Difusora FM realiza nesta segunda-feira, 19, um debate com os candidatos a vice-prefeito de Manaus.
A programação começará a partir das 08h30 pela frequência 93.7 FM e com transmissão ao vivo no YouTube e no Facebook.
Os sete candidatos a vice-prefeito já confirmaram presença, e será uma ótima oportunidade para ver o desempenho destes que poderão ser o número 2 na hierarquia municipal.
Confirmados
Confirmaram presença os sete candidatos a vice-prefeito em Manaus: Coronel Menezes (PP), Damiana Amorim (PSTU), Luiz Castro (PDT), Maria do Carmo Seffair (Novo), Nancy Segadilha (Cidadania), Professora Renata (Mobiliza) e Renato Junior (Avante).
Siga a Direto ao Ponto:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaoponto.am
TikTok: @diretoaoponto.am
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Redação: 92 98566-4150
Editor-chefe: 92 99109-1099