Você está visualizando atualmente Opinião | Wilson Lima se diz favorável à reforma tributária, mas defende tratamento diferenciado aos estados

Opinião | Wilson Lima se diz favorável à reforma tributária, mas defende tratamento diferenciado aos estados

Opinião | Wilson Lima se diz favorável à reforma tributária, mas defende tratamento diferenciado aos estados

‘Reforma não pode aumentar o abismo regional entre sudeste e norte’, diz

Geradora de 500 mil empregos no Estado, Zona Franca pode ser prejudica

Ex-deputado Luiz Castro se aproxima de David e passa a acompanhar eventos da Prefeitura

Frio em Manaus gera ‘avalanche’ de memes e SEC entra na brincadeira

Secretaria de Cultura postou montagem com neve nos arredores do Teatro Amazonas

Capital deve voltar à temperatura normal nesta sexta-feira

CMM assina Projeto de Resolução da CPI da Águas de Manaus e oficializa ajustes acordados na Comissão

Taxa de Esgoto será reduzida em 25% nos próximos dois anos

Capitão Alberto Neto recebe Título de Cidadão de Manaus

Honraria foi proposta pelo vereador Capitão Carpê

Presente de grego: Marcos do Val é alvo de operação da PF no dia de seu aniversário

Olhar diferenciado

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), defendeu em uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (15), a necessidade de uma reforma tributária no Brasil que leve em consideração o tratamento diferenciado para os estados.

Wilson ressaltou a importância de “tratar de forma diferente aqueles que são diferentes” e citou a discrepância logística entre os produtos fabricados no Sudeste e na Zona Franca de Manaus (ZFM) como exemplo. Ele destacou que um produto fabricado em São Paulo leva em média seis horas para chegar ao mercado consumidor, enquanto um produto fabricado na Zona Franca de Manaus pode levar cerca de 10 dias.

Defesa da ZFM

O governador enfatizou que tem trabalhado incansavelmente para preservar as isenções fiscais concedidas à Zona Franca de Manaus, ressaltando a importância desse modelo para a economia local.

Ele ressaltou que as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus desempenham um papel fundamental na geração de empregos, sendo responsáveis por cerca de 500 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

“A Zona Franca representa algo em torno de 70% da economia do Estado. Se a Zona Franca acaba aqui se torna terra arrasada. E todas as vezes que há uma queda na indústria há uma pressão sobre a floresta”, destacou Wilson Lima.

Abismo

Na avaliação do governador, é preciso que o Governo Federal e Congresso Nacional levem em conta as especificidades regionais no momento da finalização do projeto de reforma tributária.

“A reforma tributária não pode aumentar o abismo regional entre sul e sudeste com norte e nordeste. Aqui nós temos uma condição diferenciada”, pontuou.

Aproximação

O ex-deputado estadual Luiz Castro (PDT) tem se aproximado do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) nos últimos tempo e inclusive tem sido visto em eventos da Prefeitura.

Eles foram colegas de parlamento estadual e ao que tudo indica devem estar no mesmo palanque no pleito municipal do ano que vem.

Pretensões

David obviamente é candidato à reeleição e Luiz, segundo informações de bastidores, pavimenta sua candidatura de vereador.

Possibilidade

Luiz Castro é presidente estadual do PDT e essa aproximação para o arco de alianças de David Almeida também pode ser um sinal de que o prefeito coloca no radar uma possibilidade de filiação ao trabalhista.

Entre eles

Nessa quarta-feira (15), Luiz Castro sentou na primeira fileira e ao lado dos secretários durante o ato de assinatura do termo de cooperação para regularização fundiária no bairro Colônia Antônio Aleixo.

Câmara forte

Além de Luiz Castro, outros nomes de peso são especulados para disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Manaus, entre eles o ex-deputado Chico Preto (Avante) e do ex-prefeito e ex-senador Arthur Virgílio Neto (sem partido).

O trio foi candidato ao Senado na eleição passada.

Honraria

Falando em CMM, o parlamento municipal concedeu, nessa quinta-feira (15), o Título de Cidadão de Manaus ao deputado federal Capitão Alberto Neto (PL).

A honraria foi proposta pelo vereador Capitão Carpê e aprovada por unanimidade pelos demais membros do parlamento municipal.

Emoção

Em seu discurso, Alberto Neto, que é cearense, se emocionou, afirmou que “não se decide onde nascer, mas onde morar e amar, sim”.

Na ocasião, reafirmou seu compromisso com a ZFM e sobretudo com a segurança pública.

Casaco on

O frio incomum que atingiu Manaus nessa quinta-feira, além de fazer com que as pessoas tirassem o casaco do armário, também se tornou uma avalanche de memes nas redes sociais.

Vários internautas postaram seus looks de inverno e fizeram piadas com a temperatura que chegou a fica na casa dos 20 graus nas primeiras horas da manhã.

Neve

Quem entrou na brincadeira foi a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado (SEC) que postou no Instagram uma montagem com neve nos arredores do imponente Teatro Amazonas.

Na legenda, a SEC escreveu a “zoeira” mais comentada no dia: “Com esse frio que está hoje, pelo jeito eu só vou me assear”.

Durou pouco

Mas como diz o ditado, tudo o que é bom dura pouco. E o friozinho em Manaus, segundo o metereologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mamedes Melo, já vai embora nos próximos dias, e a temperatura deve voltar ao normal, ou seja, o calor dará novamente as caras.

Massa de ar

Segundo o especialista do Inmet, o que provocou a queda de temperatura foi parte de uma massa de ar frio que chegou ao estado e começou desde o início da semana pelo Sul do estado. 

Essa massa de ar frio fez com que as temperaturas caíssem também em regiões próximas aos estados do Acre e Rondônia.

Resolução

O Projeto de Resolução originado a partir do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Manaus foi assinado na última quarta-feira (14), pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), e demais membros da Mesa Diretora.

O documento oficializa que o Ministério Público do Estado (MPE-AM) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) tomem ciência das conclusões alcançadas pela CPI.

TAG

O projeto inclui o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado entre a CMM, a Águas de Manaus e a Prefeitura de Manaus. 

Entre as medidas acordadas no termo está a redução de 100% para 75% o valor na tarifa de esgoto pelos próximos dois anos.

Presente de grego

No dia em que completou 52 anos, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal, determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nessa quinta-feira (15). 

As redes sociais dele também foram suspensas no Brasil e o aparelho celular do parlamentar apreendido.

Coincidentemente a operação se deu pouco tempo depois que o senador Marcos do Val apresentou pedido de convocação do ministro Alexandre de Moraes para prestar esclarecimentos na CPMI do 8 de janeiro.

Xandão

No início deste ano, o ministro do STF ordenou que se investigasse o relato de Do Val sobre a suposta articulação de um golpe, que envolveria Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira.

Na época, o senador capixaba contou várias versões diferentes da mesma história e disse que seu objetivo era “manipular” a imprensa.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário