You are currently viewing Opinião | Pré-candidatos ao Governo do Amazonas se movimentam para definir equipes jurídicas

Opinião | Pré-candidatos ao Governo do Amazonas se movimentam para definir equipes jurídicas

Opinião | Pré-candidatos ao Governo do Amazonas se movimentam para definir equipes jurídicas

O papel dos advogados nas campanhas ganha mais protagonismo a cada ano

‘As fake news são um dos maiores adversários que os políticos precisam enfrentar’, destaca Christian Antony

Daniel Nogueira e Marco Aurélio Choy trabalharão para Wilson Lima

Yuri Dantas presta serviços para Eduardo Braga desde o ano passado

‘Sem um bom jurídico, o candidato pode nem conseguir ter registro deferido’, destaca Maria Benigno

Batalha jurídica

Apesar da campanha oficial ter início apenas em agosto, os principais pré-candidatos ao Governo do Amazonas já começaram a articular e definir os escritórios de advocacia que irão defendê-los junto à Justiça Eleitoral e travarão uma batalha tão importante quanto a batalha política: a jurídica.

Anúncios

Afinal, as eleições deste ano prometem ser uma das mais acirradas, hostis e (por que não dizer?) sujas da história. Isso não só no Amazonas, mas em todo o País.

Vai ter fogo no parquinho com certeza!

Processo eleitoral

Os candidatos precisam de um batalhão de juristas, advogados e especialistas em direito eleitoral, nos mais variados segmentos, como: registro de candidatura, legislação, gastos de campanha, prestação de contas, mídias sociais, televisão, rádio, imprensa escrita, panfletos e nas diversas ações promovidas pelos comitês.

E esses profissionais precisam observar tudo, tanto de seus clientes quanto dos concorrentes. É muito trabalho!

Segurança jurídica

Por isso, os advogados eleitorais vêm a cada ano ganhando mais destaque no cenário eleitoral, seja no diálogo com os candidatos, como com os marqueteiros, com a finalidade de dar o máximo de segurança jurídica nas ações de campanha.

Cabe ao jurídico realizar um trabalho preventivo antes de tudo, mas também de orientação técnica, buscando minimizar eventuais danos aos candidatos.

Confronto

Com um papel de tamanha relevância no processo eleitoral, a guerra nos bastidores coloca em confronto alguns dos mais importantes escritórios jurídicos do Amazonas.

Advogados como Christian Antony, Daniel Nogueira, Yuri Dantas, Marco Aurélio Choy, Maria Benigno e seus respectivos escritórios promovem uma verdadeira carnificina jurídica, que vão de questões técnicas aos bastidores dos tribunais, com o trânsito no judiciário com juízes e desembargadores.

Confirmados

O Direto ao Ponto conversou com todos eles, que confirmaram que já receberam propostas de candidatos ao Governo do Amazonas e que estarão inseridos no processo eleitoral.

Todos afirmaram que um bom escritório jurídico é imprescindível para uma campanha vitoriosa e citaram exemplos de como essa área pode fazer a diferença no jogo eleitoral.

Christian Antony

O advogado Christian Antony, da Almeida e Barretto Advogados, sem citar nomes, afirmou que já recebeu propostas de candidatos ao Governo do Amazonas e está acertando os últimos detalhes.

Ele afirmou que é preciso estar muito atento ao novo cenário digital que exige muito cuidado e agilidade durante o processo eleitoral para eliminar das redes as informações que prejudicam as campanhas.

As fake news são um dos maiores adversários que os políticos precisam enfrentar. A maior arma da internet contra as reputações está cada dia mais eficaz, rápida e estruturada.

Ação no STF

O escritório Almeida e Barretto Advogados também esteve à frente, em 2017, da ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu no primeiro momento, a eleição suplementar para Governador do Estado do Amazonas, que possibilitou um mandato de quase seis meses para David Almeida, na época.

A banca já defendeu nomes como David Almeida para Governo do Estado e Ricardo Nicolau para a prefeitura de Manaus.

Nogueira e Choy

Os advogados Daniel Nogueira e Marco Aurélio Choy (ex-presidente de OAB-AM), confirmaram que vão defender o governador Wilson Lima na eleição.

Nogueira e Choy afirmaram que a legislação é cada dia mais complexa e com consequências mais graves.

Cassação de Melo

Eles lembraram do histórico de cassação no Amazonas.

Nogueira, inclusive, citou o caso do ex-governador José Melo, alvo de uma ação particular do senador Eduardo Braga impetrada pelo seu escritório, que culminou na cassação do professor.

Os advogados já defenderam nomes como Omar Aziz, Eduardo Braga e Amazonino Mendes para o Governo e Alfredo Nascimento, Serafim Correa, Arthur Neto e David Almeida para a Prefeitura de Manaus.

Yuri Dantas

O advogado Yuri Dantas afirmou que já foi contratado, ainda no ano passado, por Eduardo Braga. E que aguarda a confirmação da candidatura do senador ao Governo do Amazonas.

Yuri também lembrou da cassação de Melo, que foi a primeira desde a Constituição de 1988.

O advogado já defendeu nomes como José Melo e Amazonino Mendes para o Governo e Arthur Neto para a Prefeitura de Manaus.

Maria Benigno

Sem citar nome, a advogada Maria Benigno disse que já está apalavrada com uma candidatura majoritária.

Ela afirmou que sem cobertura jurídica um candidato pode nem conseguir ter registro deferido ou ser cassado por ilícito, ainda que praticado por terceiros, se não tiver uma equipe jurídica à altura.

Benigno também citou exemplos de candidatos que tiveram ganhos políticos por conta do sucesso do jurídico em ações relativas à propaganda eleitoral.

A advogada já defendeu nomes como Omar Aziz para o Governo do Amazonas e Marcelo Ramos e Capitão Alberto Neto para a Prefeitura de Manaus.

Bastidores

Diante da importância do setor jurídico em uma campanha, há nos bastidores e longe dos holofotes da mídia e da grande massa, uma disputa intensa pela “aliança” com os principais profissionais da advocacia.

Essa articulação ganha contornos parecidos com a observada na política-eleitoral, com muito diálogo, propostas, contrapropostas, assédios de outros candidatos até o aperto de mãos e a assinatura de contrato de prestação de serviço.

Afinal, um candidato ter uma boa equipe jurídica é a certeza de uma campanha competitiva.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 98566-4150

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário