You are currently viewing Opinião | Depois de tirar o União Brasil de Amazonino, Wilson isola Braga retirando o apoio do Republicanos para o senador

Opinião | Depois de tirar o União Brasil de Amazonino, Wilson isola Braga retirando o apoio do Republicanos para o senador

Opinião | Depois de tirar o União Brasil de Amazonino, Wilson isola Braga retirando o apoio do Republicanos para o senador

Governador quer passar o comando da sigla no AM de Silas para aliados da Igreja Universal

Silas Câmara deve virar ‘Rainha da Inglaterra’ do partido

Capitão Alberto Neto participa com Bolsonaro de lançamento de frente bolsonarista: “Lealdade Acima de Tudo”

Carla Zambelli para Omar Aziz: “Nunca foi pela saúde”

Marcelo Serafim se filiará no Avante para disputar vaga na Câmara Federal

Carlinhos Bessa deve assumir comando do PV no Amazonas

Ciro Gomes participa de homenagem a Jefferson Peres em Manaus

Presidenciável também prestigiará lançamento das candidaturas de Carol Braz e Luiz Castro

Irmã de David Almeida assume o comando da Secretaria de Educação

Manaus alcança 100% de vacinados com primeira dose

Estrategista

O governador Wilson Lima segue trabalhando com afinco nos bastidores para viabilizar sua reeleição no pleito deste ano. E isso passa pela formação de um palanque robusto, com partidos de expressão que lhe dê além de estrutura financeira, uma chapa forte de parlamentares para ajudarem sua campanha nos 62 municípios do Estado.

Anúncios

Depois de conseguir tirar o União Brasil — partido com maior tempo de TV e maior fatia do Fundo Eleitoral — das mãos de Amazonino Mendes e se filiar na sigla recém-formada pela fusão do DEM com o PSL, agora o governador conseguiu atrair para sua órbita o Republicanos, que estava próximo do senador Eduardo Braga (MDB).

Prova disso, é que o próprio presidente do Republicanos, o deputado Marcos Pereira (SP), postou uma foto do encontro onde foi sacramentado o acordo, ao lado de Wilson Lima, nas redes sociais.

Encaminhado

Nos bastidores, circula a informação de que Wilson conquistou a confiança do mandatário republicano que, inclusive, já estuda tirar a presidência da sigla no Amazonas do controle do deputado federal Silas Câmara — que é líder da igreja Assembleia de Deus — e passar para algum político da Igreja Universal.

Entre os nomes cotados está o do vereador João Carlos e o deputado estadual João Luiz, ambos aliados do governador do Estado.

Rainha da Inglaterra

Outra possibilidade é manter Silas na presidência da sigla, mas sem autonomia para fechar alianças, como por exemplo, com o senador Eduardo Braga, de quem ele se aproximou recentemente.

Se isso se confirmar, o pastor evangélico se tornará uma espécie de Rainha da Inglaterra, tendo o status do cargo, mas sem poder nenhum de decisão.

Frente Nacional

Em suas redes sociais, o deputado federal Capitão Alberto Neto registrou o encontro com o presidente Bolsonaro no lançamento da “Frente Lealdade Acima de Tudo”.

Alberto e os demais parlamentares recém filiados ao PL tem por objetivo reforçar o irrestrito apoio e ressaltar a importância da união em torno do projeto do Chefe do Executivo para o desenvolvimento do Brasil.

Em vídeo oficial lançado pela frente, os pré-candidatos reforçaram a importância da defesa da liberdade, das fronteiras brasileiras, bem como da vida desde a concepção, da educação de verdade, Justiça para todos e respeito às diferenças. Além, claro, de fazer críticas a esquerda.

CPI da Covid

Falando em bolsonaristas, ontem a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), publicou em suas redes sociais uma foto do recente encontro do senador Omar Aziz com Lula, com a seguinte frase dita por Omar sobre as eleições: “Meu candidato é o Lula”.

Ainda na publicação, Zambelli afirma que a participação de Omar na CPI da Covid “nunca foi pela saúde” dos brasileiros, em especial dos amazonenses e ainda fez a seguinte indagação de maneira irônica.
“Ora, mas quem poderia imaginar? Que surpresa…”, disse a parlamentar.

No Avante

Falando em eleição e estratégia de campanha, o vereador de Manaus, Marcelo Serafim, está deixando o PSB para se filiar ao Avante, do prefeito de Manaus, David Almeida — que é presidente estadual do partido.

Com a tendência do PSB de não fazer federação com PT, PCdoB e PV, dificilmente o partido socialista conseguiria fazer o quociente eleitoral para eleger um deputado federal. Por isso, a ida para o Avante que prepara uma chapa competitiva.

Protagonismo

No Avante, Marcelo, que é líder de David na Câmara Municipal de Manaus (CMM), será um dos cabeças.

Além dele, o partido terá também nomes como os dos vereadores Elan Alencar e Lissandro Breval na disputa.

Novo comando

Com a possível ida do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, para o União Brasil — a convite do governador Wilson Lima — o comando do Partido Verde (PV) no Amazonas deve ficar com o vice-presidente da ALE-AM, deputado Carlinhos Bessa.

Outros deputados devem migrar para o PV, que fez federação com o PT e PCdoB, o que deixou o partido bem atrativo para deputados com mandato.

Agenda em Manaus

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) estará em Manaus nesta quinta-feira (17), onde participa, às 16h, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), da homenagem de 90 anos de nascimento do senador Jefferson Péres.

À noite, Ciro também prestigiará o lançamento das candidaturas da defensora pública Carol Braz, ao Governo do Amazonas, e do ex-secretario de Educação, Luiz Castro, ao Senado.

No evento, além de Ciro Gomes, também é prevista a presença do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.
“Está marcado para o dia 17 de março o anúncio da nossa história para um Amazonas ético e de muito trabalho pra nossa população”, escreveu Carol Braz nas redes sociais, ontem (3).

Nova direção

A partir do próximo dia 28, a presidente do Fundo Manaus Solidária, Dulce Almeida, que é irmã do prefeito de Manaus, assume o comando da Secretaria Municipal de Educação, no lugar de Pauderney Avelino, que se licenciará do cargo para se candidatar a deputado federal pelo União Brasil.

Dulce é professora de formação e mestranda em História da Educação.

A nomeação dele põe fim à especulação de que ela poderia ser candidata nas eleições deste ano.

Manaus 100%

Ontem (16) o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou em suas redes sociais que Manaus alcançou 100% da população vacinável com a 1ª dose!

David também destacou que a capital já atingiu 1.785.793 de manauaras com 84,18% na 2ª dose da vacina contra a Covid-19.

“Estamos juntos desde o início na luta contra o vírus e os resultados surpreendem! Agradeço pela conscientização de todos que se vacinaram e respeitaram as medidas para chegarmos até aqui!”, afirmou o prefeito.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário