Você está visualizando atualmente Opinião | Wilson Lima é o candidato com o maior tempo de TV: 3 minutos e 54 segundos

Opinião | Wilson Lima é o candidato com o maior tempo de TV: 3 minutos e 54 segundos

Opinião | Wilson Lima é o candidato com o maior tempo de TV: 3 minutos e 54 segundos

Com ajuda do PT, Eduardo Braga fica com o segundo maior espaço na propaganda

Amazonino Mendes terá apenas 50 segundos

Nair Blair, do partido Agir, não terá tempo de TV

Lula terá um minuto a mais de propaganda do que Bolsonaro

Eymael, Léo Péricles, Vera Lúcia e Sofia Manzano não aparecerão

Chico Preto é autorizado pela Justiça Eleitoral a produzir material de campanha

Ex-vereador de Manaus pretende ter uma candidatura avulsa ao Senado

Propaganda definida

Uma das principais plataformas de interação dos candidatos com os eleitores, a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV começa no próximo dia 26.

Ontem (18), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) definiu a ordem de exibição e anunciou o tempo na grade da propaganda dos candidatos ao Governo do Amazonas.

Entre os oito postulantes ao comando do Estado, apenas Nair Blair (Agir) não atingiu os requisitos mínimos e não terá acesso ao horário eleitoral.

Cálculo

O tempo é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.

Pela cláusula de barreira, é preciso que as legendas tenham obtido 1,5% dos votos válidos na última eleição em um terço dos estados, ou nove deputados eleitos distribuídos por um terço do território nacional.

Três dias

Para as eleições aos governos estaduais, os anúncios serão exibidos às segundas, quartas e sextas-feiras, com tempo total diário de 20 minutos.

Serão dois blocos de 10 minutos por dia. No rádio, o horário será das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25.

Na televisão, será das 13h15 às 13h25 e das 20h45 às 20h55.

Quase 4 minutos

O governador Wilson Lima (União Brasil), candidato a reeleição, é o que terá o maior tempo na propaganda eleitoral: 3 minutos e 54 segundos.

Isso, obviamente, foi impulsionado pelo partido do qual faz parte, que é o maior do País, e pelo extenso arco de aliança construído pelo governador.

Foco no trabalho

Segundo fontes do Direto ao Ponto, Wilson focará nas várias ações promovidas pelo Governo do Estado nos últimos anos, como a pavimentação de estradas e vicinais, a construção de restaurantes populares e programas sociais como o Auxílio Permanente.

O governador também abordará o rompimento de sua gestão com os caciques políticos que governaram o Amazonas nos últimos 40 anos e apostará, ainda, na popularidade do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), hoje seu principal aliado.

Ajuda petista

Tendo o PT como integrante de sua chapa, o senador e candidato ao Governo, Eduardo Braga (MDB), ficou com o segundo maior tempo de propaganda: 2 minutos e 45 segundos.

Como já tem feito desde antes do início oficial da campanha, o emedebista vai explorar bastante a imagem do ex-presidente e candidato, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Menos de um minuto

O candidato Amazonino Mendes (Cidadania) terá 50 segundos para expor suas ideias no rádio e TV.

Enfrentando problemas de saúde e com dificuldade para agendas de rua, o ex-governador vai apostar suas fichas na propaganda de TV, redes sociais e que os demais candidatos continuem atacando o governador Wilson Lima, para garantir sua participação no segundo turno.

Demais candidatos

Todos os demais candidatos terão menos de um minuto.

Ricardo Nicolau (Solidariedade) ficou com 58 segundos, Carol Braz (PDT), com 40 segundos, Dr. Isarel Tuyuka (federação Psol/Rede) terá 27 segundos e Henrique Oliveira (Podemos) também 27 segundos.

Fora

Candidatos de partidos que não superaram a chamada cláusula de barreira — dispositivo que estabelece critérios para que siglas possa acessar fundo partidário e propaganda eleitoral gratuita — não terão acesso ao tempo em rádio e TV.

É o caso da candidata ao governo Nair Blair (Agir), única entre os postulantes ao Executivo Estadual que não terá horário eleitoral gratuito.

Ordem

As coligações serão exibidas na seguinte ordem:

1° – Em defesa da vida: Eduardo Braga;
2° – Aqui é trabalho: Wilson Lima;
3° – Psol/Rede: Israel Tuyuka;
4° – Amazonas Pode Mais: Henrique Oliveira;
5° – A força do Povo: Amazonino Mendes;
6° – PDT: Carol Braz;
7° – Nós o povo: Ricardo Nicolau.

Inserções

Outro fator importante nesse período são as inserções durante a grade de programação das emissores.

Nesse quesito, Wilson Lima também é o que mais aparecerá. Serão no mínimo nove e no máximo 13 aparições por dia. Já Eduardo Braga pode aparecer no mínimo seis e no máximo oito vezes diariamente.

Além deles, Henrique Oliveira, Ricardo Nicolau e Amazonino terão no máximo três inserções e Carol Braz duas.
Israel Tuyuka não terá esse benefício.

Lula

Em nível nacional, o candidato do PT, Lula, terá o maior tempo de propaganda: 3 minutos e 39 segundos.
Isso se deve ao fato de sua candidatura reunir 10 partidos.

Bolsonaro

Concorrendo à reeleição, Bolsonaro terá um minuto a menos de propaganda do que seu principal opositor. O atual mandatário da nação ficou com 2 minutos e 38 segundos.

Apesar de não ser o maior tempo, se comparado com o último pleito, Bolsonaro tem um ganho significativo.

Na última eleição, o hoje presidente da República teve apenas 8 segundos.

Lista

Simone Tebet (MDB) terá o terceiro maior tempo, com 2 minutos e 38 segundos, seguida de Soraya Thronicke (União Brasil), que terá 2 minutos e 10 segundos.

Ciro Gomes (PDT) ficou com 52 segundos, Roberto Jefferson (PTB), com 25 e Felipe D’Avila (Novo) terá 22 segundos.

Sem voz

Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB), que não atingiram os requisitos mínimos, não terão acesso ao horário eleitoral.

Autorizado

O ex-vereador de Manaus, Chico Preto (Avante), usou as redes sociais ontem (18), para informar que conseguiu o CPNJ da campanha e consequentemente a autorização da Justiça Eleitoral para produzir seu material gráfico e digital.

Chico tem tentado confirmar sua candidatura ao Senado de forma avulsa, já que seu partido integra a coligação encabeçada por Wilson Lima e que tem Coronel Menezes (PL) como candidato a senador.

“É uma vitória todo dia e a gente vai comemorar a vitória cada dia. Não, a gente não vai deixar para comemorar a guerra no final. Já comemoramos a vitória todo dia, para poder levar essa campanha adiante no peito, na raça, na proposta, na esperança. É assim que a gente vai até o final”, afirmou Chico.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário