Opinião | Wilson Lima é o candidato com o maior tempo de TV: 3 minutos e 54 segundos
Com ajuda do PT, Eduardo Braga fica com o segundo maior espaço na propaganda
Amazonino Mendes terá apenas 50 segundos
Nair Blair, do partido Agir, não terá tempo de TV
Lula terá um minuto a mais de propaganda do que Bolsonaro
Eymael, Léo Péricles, Vera Lúcia e Sofia Manzano não aparecerão
Chico Preto é autorizado pela Justiça Eleitoral a produzir material de campanha
Ex-vereador de Manaus pretende ter uma candidatura avulsa ao Senado
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Propaganda definida
Uma das principais plataformas de interação dos candidatos com os eleitores, a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV começa no próximo dia 26.
Ontem (18), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) definiu a ordem de exibição e anunciou o tempo na grade da propaganda dos candidatos ao Governo do Amazonas.
Entre os oito postulantes ao comando do Estado, apenas Nair Blair (Agir) não atingiu os requisitos mínimos e não terá acesso ao horário eleitoral.
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Cálculo
O tempo é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.
Pela cláusula de barreira, é preciso que as legendas tenham obtido 1,5% dos votos válidos na última eleição em um terço dos estados, ou nove deputados eleitos distribuídos por um terço do território nacional.
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Três dias
Para as eleições aos governos estaduais, os anúncios serão exibidos às segundas, quartas e sextas-feiras, com tempo total diário de 20 minutos.
Serão dois blocos de 10 minutos por dia. No rádio, o horário será das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25.
Na televisão, será das 13h15 às 13h25 e das 20h45 às 20h55.
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Quase 4 minutos
O governador Wilson Lima (União Brasil), candidato a reeleição, é o que terá o maior tempo na propaganda eleitoral: 3 minutos e 54 segundos.
Isso, obviamente, foi impulsionado pelo partido do qual faz parte, que é o maior do País, e pelo extenso arco de aliança construído pelo governador.
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Foco no trabalho
Segundo fontes do Direto ao Ponto, Wilson focará nas várias ações promovidas pelo Governo do Estado nos últimos anos, como a pavimentação de estradas e vicinais, a construção de restaurantes populares e programas sociais como o Auxílio Permanente.
O governador também abordará o rompimento de sua gestão com os caciques políticos que governaram o Amazonas nos últimos 40 anos e apostará, ainda, na popularidade do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), hoje seu principal aliado.
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Ajuda petista
Tendo o PT como integrante de sua chapa, o senador e candidato ao Governo, Eduardo Braga (MDB), ficou com o segundo maior tempo de propaganda: 2 minutos e 45 segundos.
Como já tem feito desde antes do início oficial da campanha, o emedebista vai explorar bastante a imagem do ex-presidente e candidato, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
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Menos de um minuto
O candidato Amazonino Mendes (Cidadania) terá 50 segundos para expor suas ideias no rádio e TV.
Enfrentando problemas de saúde e com dificuldade para agendas de rua, o ex-governador vai apostar suas fichas na propaganda de TV, redes sociais e que os demais candidatos continuem atacando o governador Wilson Lima, para garantir sua participação no segundo turno.
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Demais candidatos
Todos os demais candidatos terão menos de um minuto.
Ricardo Nicolau (Solidariedade) ficou com 58 segundos, Carol Braz (PDT), com 40 segundos, Dr. Isarel Tuyuka (federação Psol/Rede) terá 27 segundos e Henrique Oliveira (Podemos) também 27 segundos.
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Fora
Candidatos de partidos que não superaram a chamada cláusula de barreira — dispositivo que estabelece critérios para que siglas possa acessar fundo partidário e propaganda eleitoral gratuita — não terão acesso ao tempo em rádio e TV.
É o caso da candidata ao governo Nair Blair (Agir), única entre os postulantes ao Executivo Estadual que não terá horário eleitoral gratuito.
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Ordem
As coligações serão exibidas na seguinte ordem:
1° – Em defesa da vida: Eduardo Braga;
2° – Aqui é trabalho: Wilson Lima;
3° – Psol/Rede: Israel Tuyuka;
4° – Amazonas Pode Mais: Henrique Oliveira;
5° – A força do Povo: Amazonino Mendes;
6° – PDT: Carol Braz;
7° – Nós o povo: Ricardo Nicolau.
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Inserções
Outro fator importante nesse período são as inserções durante a grade de programação das emissores.
Nesse quesito, Wilson Lima também é o que mais aparecerá. Serão no mínimo nove e no máximo 13 aparições por dia. Já Eduardo Braga pode aparecer no mínimo seis e no máximo oito vezes diariamente.
Além deles, Henrique Oliveira, Ricardo Nicolau e Amazonino terão no máximo três inserções e Carol Braz duas.
Israel Tuyuka não terá esse benefício.
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Lula
Em nível nacional, o candidato do PT, Lula, terá o maior tempo de propaganda: 3 minutos e 39 segundos.
Isso se deve ao fato de sua candidatura reunir 10 partidos.
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Bolsonaro
Concorrendo à reeleição, Bolsonaro terá um minuto a menos de propaganda do que seu principal opositor. O atual mandatário da nação ficou com 2 minutos e 38 segundos.
Apesar de não ser o maior tempo, se comparado com o último pleito, Bolsonaro tem um ganho significativo.
Na última eleição, o hoje presidente da República teve apenas 8 segundos.
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Lista
Simone Tebet (MDB) terá o terceiro maior tempo, com 2 minutos e 38 segundos, seguida de Soraya Thronicke (União Brasil), que terá 2 minutos e 10 segundos.
Ciro Gomes (PDT) ficou com 52 segundos, Roberto Jefferson (PTB), com 25 e Felipe D’Avila (Novo) terá 22 segundos.
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Sem voz
Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB), que não atingiram os requisitos mínimos, não terão acesso ao horário eleitoral.
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Autorizado
O ex-vereador de Manaus, Chico Preto (Avante), usou as redes sociais ontem (18), para informar que conseguiu o CPNJ da campanha e consequentemente a autorização da Justiça Eleitoral para produzir seu material gráfico e digital.
Chico tem tentado confirmar sua candidatura ao Senado de forma avulsa, já que seu partido integra a coligação encabeçada por Wilson Lima e que tem Coronel Menezes (PL) como candidato a senador.
“É uma vitória todo dia e a gente vai comemorar a vitória cada dia. Não, a gente não vai deixar para comemorar a guerra no final. Já comemoramos a vitória todo dia, para poder levar essa campanha adiante no peito, na raça, na proposta, na esperança. É assim que a gente vai até o final”, afirmou Chico.
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