Opinião | Wilson Lima e Ricardo Nicolau entram de cabeça na campanha de Roberto Cidade
Governador já provou sua força em Manaus: em 2022, foi reeleito com 59,68% (605.545 votos)
Em 2020, Nicolau ficou em quarto lugar na disputa pela prefeitura de Manaus, com 12,08% (118 mil votos)
Roberto Cidade divide agenda com Coronel Menezes e amplia presença nos bairros de Manaus
Em 2020, Menezes ficou em quinto lugar na disputa pela prefeitura de Manaus com 11,51% (110.805 votos)
Assembleia de Deus declara apoio à reeleição do prefeito David Almeida
Marcelo Ramos forma comitê para elaborar políticas ambientais
Wilson entra em campo
O principal cabo eleitoral de Roberto Cidade, o governador Wilson Lima, entrou em campo no final de semana e foi às ruas pedir votos para Cidade em Manaus.
Neste sábado, Wilson e Cidade participaram de uma caminhada pelo Centro de Manaus, conversando com moradores e comerciantes.
Voto na capital
O governador Wilson Lima já provou que tem força em Manaus. Em 2022, ele foi reeleito com 59,68% dos votos (605.545 votos).
“Estou aqui para reforçar nosso apoio à candidatura de Roberto Cidade, que é a candidatura do nosso União Brasil em 2024. É um ano importante, é um ano de mudança. Atenção, Manaus. Vamos mudar, é 44. Estamos juntos”, declarou Wilson Lima.
Nicolau fecha com Cidade
Quem também participou da caminhada no Centro foi o ex-deputado estadual Ricardo Nicolau.
Durante a pré-campanha, Nicolau chegou a ser cotado como um dos possíveis vices de Amom, mas ele acabou pulando do barco e declarou apoio a Cidade.
A família Nicolau é proprietária do grupo Samel e do Pró-Saúde, instituto criado pelo ex-deputado federal Luiz Fernando Nicolau, que há décadas atende a população manauara com consultas e exames a preços populares.
A família sempre foi uma grande força política em Manaus.
Votos de Nicolau
Em 2020, Nicolau ficou em quarto lugar na disputa pela prefeitura de Manaus, com 12,08% dos votos (118 mil votos).
Essa é uma grande perda para a campanha de Amom e mais uma vitória para Roberto Cidade, que tem acumulado importantes conquistas na articulação política.
Dividir para somar
Roberto Cidade e Coronel Menezes, da coligação “Manaus Merece Mais”, já começaram a estratégia de dividir as agendas para alcançar mais pessoas nos bairros e comunidades de Manaus.
No sábado, Cidade esteve na zona Centro-Oeste em caminhada pelas ruas do Centro, acompanhado do governador Wilson Lima e do ex-deputado Ricardo Nicolau.
Enquanto isso, seu vice, Coronel Menezes, visitou bairros nas zonas Norte e Centro-Oeste.
Menezes
A estratégia de dividir as caminhadas mostra a importância de ter um vice conhecido e com votos. Menezes tem grande afinidade com o eleitorado bolsonarista e é uma das revelações da política amazonense.
Em 2020, Menezes ficou em quinto lugar na disputa pela prefeitura de Manaus, com 11,51% dos votos (110.805 votos).
Já em 2022, na disputa para o Senado, Menezes obteve 38,98% dos votos, totalizando 737.875 votos em todo o estado, perdendo a vaga para Omar Aziz nas últimas urnas do interior.
Vigário
Para agradar todos os lados, os irmãos Câmara decidiram se dividir nesta eleição.
Enquanto o deputado federal Silas Câmara levou o Republicanos para a coligação de Roberto Cidade, o pastor Jonatas Câmara, presidente da Igreja Assembleia de Deus (IEADAM), optou por apoiar a reeleição do prefeito David Almeida.
IEADAM com David
“Esta decisão tem a ver com o que é justo. ‘O Senhor é justo e ama a justiça’, diz as Escrituras. David muito honra os evangélicos com a grande transformação que fez e está fazendo em Manaus, beneficiando a todos. E por reconhecer isso, seguiremos ao seu lado com alegria neste projeto em apoio a essas mudanças”, declarou o pastor Jonatas.
Comitê
Marcelo Ramos (PT) reuniu especialistas neste fim de semana para discutir questões ambientais e decidiu implementar um comitê para o tema, sob a liderança de seu vice, o ex-deputado Luiz Castro.
Participaram da reunião o diretor do INPA, Henrique Pereira, a ativista indígena Wanda Witoto, o pesquisador Antônio Carlos Brabo e o professor de Ciências Sociais Davyd Ribeiro.
Arborizar a cidade
Entre as propostas discutidas pelo comitê está a arborização da cidade, com o objetivo de diminuir a sensação térmica em até 2 graus Celsius. A ideia é inspirada na cidade de Medellín, na Colômbia, que plantou 880 mil árvores.
“Manaus precisa ser protagonista. É uma incoerência não ser. Vamos em busca disso. Quero contar com especialistas”, afirmou Marcelo.
Contrassenso
O que não faz muito sentido é o candidato do presidente Lula falar sobre meio ambiente enquanto o governo federal assiste de forma passiva às queimadas no Amazonas pelo segundo ano consecutivo. A defesa da Amazônia claramente não é uma prioridade do governo Lula.
Siga a Direto ao Ponto:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaoponto.am
TikTok: @diretoaoponto.am
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Redação: 92 98566-4150
Editor-chefe: 92 99109-1099