Você está visualizando atualmente Opinião | Um ano após início da vacinação, Amazonas já aplicou mais de 5,7 milhões de doses

Opinião | Um ano após início da vacinação, Amazonas já aplicou mais de 5,7 milhões de doses

Opinião | Um ano após início da vacinação, Amazonas já aplicou mais de 5,7 milhões de doses

Casos em alta e mortes em baixa provam importância da imunização

Governador reúne com prefeitos para ampliar vacinação no interior

Em 22 municípios esquema vacinal completo está abaixo de 50% da população

Prefeito de Rio Preto da Eva reclama da postura de Bolsonaro sobre a vacina: “é um grande problema”

Manaus terá novo centro de testagem a partir desta quarta-feira

TCE define relatores das contas de 2022 de David e Wilson

Vacinação completa um ano

Há um ano, a técnica de enfermagem indígena, Vanda Ortega, se tornou a primeira amazonense vacinada contra o Covid-19.

Mesmo em meio às incertezas acerca da eficácia dos imunizantes, o ato — realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques — foi literalmente a aplicação de uma dose de esperança à população que à época convivia com o crescimento exponencial de casos da doença e o desabastecimento de oxigênio hospitalar.

Passados 365 dias, dados do Programa Nacional de Imunização apontam que 5.701.565 doses foram aplicadas em todo o estado.

As doses

Desse total, 2.793.031 foram de primeira dose, 2.284.279 de segunda dose, 56.878 com dose única, 567.298 de 1ª dose de reforço e 79 de 2ª dose de reforço.

A informação consta no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br.).

Mais vacinas, menos mortes

Independentemente das discussões acerca do passaporte vacinal — algo que precisa ser melhor debatido no País, deixando de lado a polarização política — é fato que a imunização em massa culminou com a queda acentuada no número de mortes por coronavírus.

Prova disso é o Amazonas, que nos últimos dias voltou a ter um número alto de novos casos, mas não tem registrados óbitos pela doença.

Vacine-se

Diante deste cenário, o governador Wilson Lima (PSC) usou as redes sociais para ressaltar a importância da vacinação e destacou que o Amazonas está há quatro dias sem registrar mortes por Covid, mesmo com o aumento considerável de casos da variante Ômicron.

“Isso mostra a eficácia das vacinas que diminuem os riscos de internações e agravamentos. Faça sua parte e vacine-se”, escreveu.

Plano de ação

Por falar em Wilson Lima, ontem (18) o mandatário do Amazonas se reuniu com 30 prefeitos do interior para tratar de estratégias para o avanço da vacinação contra Covid-19.

A ideia é auxiliar os municípios para que aumentem a cobertura vacinal no interior.

Muitas prefeituras, por exemplo, enfrentam dificuldades em relação a recursos humanos e infraestrutura para avançar na imunização.

Abaixo de 50%

Em 22 municípios, o esquema vacinal completo está abaixo de 50% da população com idade igual a 12 anos ou mais.

Já em outros municípios, o esquema vacinal completo está entre 50% e 79% da população, e somente nove cidades estão com a cobertura igual ou superior a 80%, entre eles, Autazes.

Na bronca com Bolsonaro

Falando em Rio Preto da Eva, o prefeito do município, Anderson Souza (PP), aproveitou a reunião com o governador Wilson Lima e demais chefes do executivo, para externar sua chateação com a postura do presidente Jair Bolsonaro (PL) acerca da vacinação.

Segundo Souza, o fato do mandatário da nação propagar que é contra a obrigatoriedade da imunização acaba desestimulando a população.

“Temos um grande problema que é o próprio presidente da República propagar que toma a vacina quem quiser e muitos líderes religiosos também. É hora da imprensa se unir a todos nós e divulgar a necessidade de todos tomarem a vacina”, afirmou.

Centro de testagem

Em mais uma demonstração de alinhamento político entre Wilson Lima e David Almeida, o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus inauguram nesta quarta-feira (19) um novo Centro de Testagem de Covid-19.

Além do Studio 5, agora o Vasco Vasques também será ponto de testagem para população.

Serão montados 20 pontos de coleta, sendo 10 estações em cada uma das duas etapas do centro de convenções, com funcionamento das 9h às 19h. Cada etapa terá capacidade para realizar até 5 mil testes por dia.

Além do local, o Governo do Amazonas está destinando 46 profissionais, incluindo médicos, e 20 mil testes rápidos de antígeno.

Sabá de quarentena

Um dos secretários de maior confiança do prefeito David Almeida, o chefe da Limpeza Pública, Sabá Réis, testou positivo para coronavírus e terá que ficar afastados das atividades nos próximos dias.

Conhecido por seu ritmo de trabalha intenso, Sabá vai precisar tirar o pé do acelerador e cuidar da saúde.

Relatores definidos

O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) definiu os relatores das contas do governador Wilson Lima e do prefeito de Manaus, David Almeida, para o exercício de 2022.

A decisão aconteceu durante a 1ª Sessão Ordinária do ano, realizada na manhã de ontem (18).

As contas de 2022 de Wilson ficarão sob responsabilidade de relatoria do conselheiro Mario de Mello.

Já as de David serão julgadas pelo conselheiro Josué Neto.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Rebeca a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário