You are currently viewing Opinião | Governadores de 20 estados vão tentar a reeleição

Opinião | Governadores de 20 estados vão tentar a reeleição

Opinião | Governadores de 20 estados vão tentar a reeleição

Veja o que pesquisas dizem a menos de um mês do início da campanha

Números apontam eleições disputadas no Amazonas, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins

Acre, Ceará, Mato Grosso, Minas, Pará, Paraná e Roraima devem ter disputas definidas no primeiro turno

Em 13 estados, governadores estão na liderança, em sete estados em segundo ou terceiro

Lula terá Eduardo Braga como pré-candidato ao Governo do Amazonas

Amazonino usa obra concluída por Wilson para parabenizar Manacapuru

Reeleição

Dos 27 governadores brasileiros, 20 vão tentar a reeleição no pleito de 2022. Por estarem em primeiro mandato e, pelas regras eleitorais, podem permanecer mais um ciclo no cargo.

Anúncios

São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grasso, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Os governadores do Amapá, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Sergipe não disputam o pleito desse ano.

Oficialização

A oficialização das candidaturas para as eleições de 2022 ainda não estão definidas – o registro pode ser realizado até o dia 15 de agosto.

Mesmo assim, pesquisas de intenção de voto já medem a preferência do eleitorado pelos pré-candidatos nos estados.

Levantamentos

O Direto ao Ponto reuniu os resultados de levantamentos mais recentes realizados sobre as intenções de voto para os governos estaduais.

Algumas das pesquisas mostram cenários disputados, como no Amazonas, Maranhão, Rio de Janeiro, em São Paulo e Tocantins.

Em outros lugares, alguns pré-candidatos já despontam como favoritos. É o caso do Acre, Ceará, Mato Grosso, Minas, Pará, Paraná e Roraima, onde a disputa deve ser definida no primeiro turno.

Veja os números por estado.

Amazonas

O ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) lidera com 29% das intenções de voto em levantamento do instituto Real Time Big Data.

Em seguida, aparecem o atual governador, Wilson Lima (União Brasil), com 23% e o senador Eduardo Braga (MDB) com 17% dos votos.

Ricardo Nicolau (Solidariedade) aparece com 6%.

Acre

Pesquisa Real Time Big Data aponta que a reeleição de Gladson Cameli (PP) para o governo do Acre caminha para ser definida no primeiro turno. Cameli está com 41% das intenções de voto.

Em seguida aparecem Mara Rocha (MDB), com 17% das citações; Sérgio Petecão (PSD), com 14%; e Jenilson Leite (PSB), com 11%.

Alagoas

Também na pesquisa RealTime Big Data, em Alagoas, o atual governador, Paulo Dantas (MDB), segue liderando a disputa com 26% das intenções de voto.

Em segundo estão os senadores Fernando Collor (PTB) e Rodrigo Cunha (União Brasil), empatados com 20%.

Ceará

O deputado Capitão Wagner (União Brasil) está liderando a disputa pelo governo do Ceará com 45,4% das intenções de voto, segundo o RealTime Big Data.

Na sequência, está a atual governadora Izolda Cela (PDT), com 26,8%.

A disputa deve ser definida no primeiro turno.

Distrito Federal

Pesquisa Quaest sobre a eleição para o governo do Distrito Federal aponta que o atual governador, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-governador José Roberto Arruda (PL) estão tecnicamente empatados.

Ibaneis tem 28% das intenções de votos e Arruda registra 25%.

Espírito Santo

O Instituto Perfil mostra o atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), liderando com 30% das intenções de voto.

Seguido de Carlos Manato (PL) com 11%; Contarato (PT) com 7%; Guerino Zanon (PSD) com 7%; Audifax (Rede) com 7%; Erick (Republicanos) com 5%; e Rigoni (União Brasil) com 4%.

Goiás

Pesquisa Real Time Big Data apontou que o candidato à reeleição ao Governo de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lidera o levantamento com 34% das intenções de voto.

Empatados dentro da margem de erro na segunda posição aparecem o ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), com 19% das intenções de voto, e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota), com 18%.

Mato Grosso

Pesquisa RealTime Big Data sobre a eleição para o governo de Mato Grosso, mostra o atual governador Mauro Mendes (União Brasil) à frente, com 43% das intenções de voto.

Na sequência estão Procurador Mauro (PSOL), com 9%, e Victório Galli (PTB), com 6%.

A eleição deve ser definida no primeiro turno.

Maranhão

Pesquisa RealTime Big Data aponta que o senador Weverton Rocha (PDT) e o atual governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), estão tecnicamente empatados.

Weverton Rocha aparece com 24% dos votos válidos, enquanto Carlos Brandão soma 22%.

Minas Gerais

Pesquisa Datafolha sobre as intenções de voto para o governo de Minas Gerais traz o governador Romeu Zema (Novo) à frente, com 48%, seguido pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), com 21%.

A eleição deve ser definida no primeiro turno.

Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), deverá definir a disputa no primeiro turno.

Ele lidera a disputa eleitoral com 60% das intenções de voto, segundo o RealTime Big Data, seguido por Zequinha Marinho (PL) com 7% e Fernando Carneiro (PSOL) com 3%.

Paraíba

Pesquisa do Instituto Opus para o Governo do Estado da Paraíba aponta a liderança do atual governador João Azevedo (PSB) com 26% das intenções de voto.

Seguido por Pedro Cunha Lima (PSDB) com 18% e Nilvan Ferreira (PL) com 13%.

Paraná

Pesquisa RealTime Big Data sobre a eleição para o governo do Paraná mostra o atual governador, Ratinho Júnior (PSD), com 42% das intenções de voto, à frente de Roberto Requião (PT), ex-governador e ex-senador paranaense, com 16%.

A eleição deve ser definida no primeiro turno.

Rio de Janeiro

Pesquisa Datafolha sobre a disputa pelo governo do Rio de Janeiro mostra o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) com 22% das intenções de voto.

O atual governador Cláudio Castro (PL) tem 21%, em um empate técnico.

Rio Grande do Norte

Pesquisa RealTime Big Data sobre a eleição para o governo do Rio Grande do Norte mostra a atual governadora, Fátima Bezerra (PT), à frente, com 39% das intenções de voto.

Na sequência, aparecem o atual senador Styvenson Valentim (Podemos), com 14%, e o ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade), com 12%.

Rondônia

O atual governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), lidera a corrida eleitoral com 32% das intenções de voto, aponta pesquisa realizada pelo RealTime Big Data.

Na sequência, aparecem Marcos Rogério (PL), com 18%, e Léo Moraes (Podemos), com 10%.

Roraima

Pesquisa RealTime Big Data sobre a eleição para o governo de Roraima mostra a ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), com 47% das intenções de voto, à frente do atual governador Antônio Denarium (PP), com 36%.

A eleição deve ser definida no primeiro turno.

Santa Catarina

Pesquisa RealTime Big Data de intenções de voto para o governo de Santa Catarina aponta a liderança do atual governador, Carlos Moisés (Republicanos) com 18% das intenções de voto.

Ele é seguido pelo senador Jorginho Mello (PL), que tem 14%, e pelo ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (União Brasil), que tem 12%.

São Paulo

Pesquisa da Quaest aponta o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) na liderança da disputa pelo governo do estado de São Paulo com 38% das intenções de voto.

O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 15% e o governador Rodrigo Garcia (PSDB) com 14%.

Tocantins

Levantamento do instituto RealTime Big Data para o governo do Tocantins aponta empate técnico entre o ex-deputado federal e ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (Podemos) e o atual governador, Wanderlei Barbosa (Republicanos).

Dimas aparece com 26% das intenções de voto, enquanto o atual governador tem 22%.

Equilíbrio

O levantamento mostra um equilíbrio na distribuição dos governadores aliados dos principais presidenciáveis.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) já tem acordo de apoio mútuo em oito estados. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), garantiu palanques em outros seis.

Para essa análise, o Direto ao Ponto optou por utilizar pesquisas realizadas pelos institutos Datafolha, Quaest, Opus, Perfil e RealTime Big Data.

Alinhamento

Por falar em Lula, ontem (18) o petista garantiu apoio de 11 diretórios estaduais do MDB, entre eles o Amazonas.

Por aqui, inclusive, Eduardo Braga será brevemente confirmado como o candidato ao governo do petista e ao que tudo indica formará palanque com o senador Omar Aziz (PSD), que disputa a reeleição.

Além do Amazonas, o MDB estará junto com PT nos estados Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Norte.

Apropriação indébita

O ex-governador e pré-candidato Amazonino Mendes (Cidadania) usou as redes sociais para parabenizar a cidade de Manacapuru por seus 90 anos completados no último sábado (16) e se apropriou da duplicação da rodovia AM-070.

No entanto, a estrada que teve a obra iniciado há mais de 10 anos e ficou parada por bastante tempo foi entregue, na verdade, em dezembro do ano passado pelo governador Wilson Lima (União Brasil).

A AM-070 liga Manaus a Iranduba, Manacapuru e Novo Airão e é importante, sobretudo, para o escoamento da produção desses municípios.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 98566-4150

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário