Você está visualizando atualmente Opinião | Tricampeão! Caprichoso vence o 57º Festival de Parintins

Opinião | Tricampeão! Caprichoso vence o 57º Festival de Parintins

Opinião | Tricampeão! Caprichoso vence o 57º Festival de Parintins

Boi azul e branco conquista seu o 26º título na história do evento

Festival de Parintins é sucesso de público, e Wilson Lima anuncia novo Bumbódromo

Governador promete assinatura do contrato e início das obras do novo Bumbódromo em 2026

Ministro do Turismo desmente outdoor de Saullo Vianna e afirma que patrocínio de R$ 12 milhões foi atendendo a pedido de Wilson Lima

Roberto Cidade passa festival com governador Wilson Lima, enquanto Capitão Alberto Neto se alinha com o senador Omar Aziz

Tricampeão

O Boi-Bumbá Caprichoso é o campeão do Festival de Parintins 2024. 

O boi azul e branco foi anunciado vencedor após apuração das notas dos jurados na tarde desta segunda-feira (01), no Bumbódromo de Parintins.

A conquista representa o segundo tricampeonato do Caprichoso. 

O boi azul e branco venceu pela 26º vez o Festival de Parintins.

Festa da Vitória

A festa da Vitória do Boi Caprichoso com sua torcida acontece nesta segunda, no Curral Zeca Xibelão (casa do Caprichoso), em Parintins.

Em Manaus, uma festa deve acontecer no sábado (06), no Sambódromo.

Tema

Durante os três dias da edição de 2024 do festival, o Caprichoso se apresentou com o tema geral “Cultura: o Triunfo do Povo”. 

O boi azul e branco abriu as duas primeiras noites de disputas e se apresentou depois do Garantido na noite de domingo (30).

Agradecimentos

Rossy Amoedo parabenizou os artistas e todos os colaboradores envolvidos na festa, em especial os do Caprichoso.

Também chamou a atenção o abraço entre os presidentes dos bois Caprichoso e Garantido, Fred Goés, destacando o reconhecimento da vitória e o compromisso de ambos em melhorar ainda mais as apresentações dos bois na arena em 2025.

Os torcedores agradecem.

Desabafo

Em relação ao festival, o presidente do Caprichoso disse que a festa pode e precisa crescer mais, necessitando de mais apoio e de evolução em alguns aspectos, como os critérios das notas.

“Eu ainda vejo o julgamento com um olhar crítico. Todo mundo viu o que foi apresentado. A coisa pode evoluir mais, senão vão achatar a gente [Caprichoso] e sufocar o festival, impossibilitando que ele cresça mais”, disse Rossy Amoedo.

Verdade seja dita

Não é de hoje que o Garantido vem deixando a desejar em suas apresentações, fruto de má gestões passadas e até corrupção.

Não dá mais para passar a mão na cabeça e criar mecanismos e gatilhos para amenizar os problemas recorrentes no boi vermelho.

Há anos, o Caprichoso vem sendo punido por sua boa gestão e por colocar uma apresentação na arena exuberante e rica em detalhes.

Então, mais um ano se passa e fica o desabafo de mais um presidente e de torcedores de ambos os bois, que veem o que está acontecendo.

Mesmo orçamento

O orçamento dos bois é o mesmo, mas no Bumbódromo, a diferença é gritante no que diz respeito às alegorias, fantasias, inovações tecnológicas, o guindaste colocado pelo Caprichoso para dar mais destaque aos itens, entre outros pontos.

É importante para o festival, para os torcedores e, principalmente, para o Amazonas, do ponto de vista cultural e econômico, que os bois cresçam de forma nivelada.

Já foi assim durante muitas décadas.

Sucesso

O Festival de Parintins 2024 foi um verdadeiro sucesso de público e exposição na internet.

O governador Wilson Lima aproveitou o momento para anunciar o projeto do novo Bumbódromo, que será completamente modernizado e ampliado, sem prejudicar as apresentações dos bois.

O anúncio contou com a participação do ministro do Turismo, Celso Sabino

O novo Bumbódromo

De acordo com o governador Wilson Lima, o projeto ainda será levado para consulta pública, começando pelos representantes dos bois Garantido e Caprichoso, a população de Parintins e a Câmara dos Vereadores, para que ele esteja alinhado com a realidade local.

“Serão dois anos de obras e, detalhe, sem prejuízo ao Festival. Em 2026, vamos assinar o contrato da ordem de serviço e iniciar as obras do novo Bumbódromo,” disse o governador.

Wilson Lima, que já morou em Parintins, pretende deixar sua marca registrada na história da Ilha Tupinambarana.

Climão

O ministro do Turismo, Celso Sabino, desmentiu, em entrevista, o deputado federal Saulo Vianna, que espalhou em outdoors por toda Parintins que ele teria conseguido o patrocínio de R$ 12 milhões do Governo Federal para os bois Caprichoso e Garantido.

O ministro, visivelmente incomodado, fez questão de esclarecer durante o lançamento do novo projeto do Bumbódromo que, na verdade, o patrocínio federal atende a um pedido do governador Wilson Lima.

Alianças

Dos cinco pré-candidatos à prefeitura de Manaus presentes no Festival de Parintins, dois se destacaram por sua intensa movimentação e articulação. Durante o festival, duas coisas ficaram muito claras.

Primeiro, que Roberto Cidade será o candidato do governador Wilson Lima.

Segundo, que Capitão Alberto Neto está cada vez mais próximo do senador Omar Aziz e mais distante do governador.

Resistente

Inclusive, Omar Aziz tem incentivado a participação de Alberto Neto na disputa, utilizando sua estratégia preferida de dividir para conquistar, que tem mostrado resultados positivos.

Para reforçar essa abordagem, Omar colocou um operador de sua confiança, conhecido por inúmeros erros em pesquisas eleitorais de suas empresas e por ter sido a única pessoa na história do Amazonas a ter um título de cidadão revogado pela Assembleia Legislativa, entre os responsáveis pela comunicação de Alberto Neto.

Resta saber se essa manobra é realmente para ajudar Alberto Neto.

Discretos

Amom Mandel, Marcelo Ramos e Wilker Barreto tiveram passagens mais discretas por Parintins. 

David Almeida e Maria do Carmo Seffair não participaram da festa dos bois.

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto.am

TikTok: @diretoaoponto.am

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 98566-4150

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário