Você está visualizando atualmente Opinião | Eduardo Braga se livra da Lava Jato com ajuda do STF e PGR

Opinião | Eduardo Braga se livra da Lava Jato com ajuda do STF e PGR

Opinião | Eduardo Braga se livra da Lava Jato com ajuda do STF e PGR

Cinco anos do impeachment de Dilma: relembre como votou a bancada federal do Amazonas

Lula: ‘Eu estou conversando com gente que você nem imagina’

Novos líderes de Wilson na Aleam revelam aliança com Menezes e David

Braga se livra da Lava Jato

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou ontem (31), por 4 votos a 1, a investigação de “Caixa 3” envolvendo o senador Eduardo Braga (MDB-AM), que foi acusado, em delação premiada de executivos da Odebrecht, de ter recebido R$ 1,65 milhão da empresa Praiamar por meio do diretório municipal do MDB durante a campanha de 2012.

Em abril, o procurador-geral da República, Augusto Aras, rejeitou a denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Braga por “ausência de justa causa”, mesma justificativa usada pelos ministros do STF ontem.

Coincidentemente, o senador pelo Amazonas foi o autor do parecer que recomendou a recondução de Aras à PGR.

Cinco anos do Impeachment

O afastamento definitivo de Dilma Rousseff (PT) do cargo de presidente da República completou exatos cinco anos ontem (31).

O processo se estendeu por quase nove meses, desde a abertura, em dezembro de 2015, passando pela votação na Câmara Federal, em abril de 2016, e pela saída do cargo, em maio. A confirmação, no entanto, só veio em 31 de agosto com a aprovação pelo Senado.

Bancada do Amazonas

Todos os oito deputados federais do Amazonas à época votaram pelo afastamento da petista: Alfredo Nascimento (PL), Arthur Bisneto (PSDB), Átila Lins (PP), Conceição Sampaio (PSDB), Hissa Abrahão (PDT), Marcos Rotta (MDB), Pauderney Avelino (DEM) e Silas Câmara (PRB).

Já na votação no Senado, que aconteceu em agosto, Eduardo Braga e Omar Aziz votaram pelo impeachment de Dilma e Vanessa Grazziotin foi contra.

O mundo dá voltas

E como diz o ditado: “nada como um dia após o outro”.

Omar, que votou pelo afastamento de Dilma, hoje busca a todo custo obter apoio de Lula (PT) para sua reeleição no pleito do ano que vem.

E o MDB de Braga tende a marchar com Lula, fazendo com que o senador, candidato ao governo, faça palanque para o ex-presidiário no Amazonas.

Então, parafraseando o dito popular: “nada como uma eleição após a outra”.

Conchavos

Incentivado por um dirigente petista, em recente conversa privada a caminhar para o centro e dialogar com setores — com quem, nos últimos anos teve relações beligerantes — Lula mostrou-se receptivo e deu uma resposta no mínimo intrigante:

“Eu estou conversando com gente que você nem imagina”.

No Amazonas, o ex-presidente tem conversado muito com o senador Omar Aziz (PSD) e com o deputado federal Marcelo Ramos (PL).

Ambos têm sido ferrenhos críticos da gestão de Bolsonaro e ganhado a simpatia de Lula.

Alianças fortalecidas

O governador Wilson Lima (PSC) anunciou ontem (31), que o deputado estadual Felipe Souza (Patriota) é seu novo líder na Assembleia Legislativa, no lugar da deputada Joana Darc (PL).

O escolhido para ser vice-líder foi Abdala Fraxe (Podemos), que irá dividir a função com Saullo Vianna (PTB).

Além de mostrar que voltou a ter apoio da maioria no Parlamento Estadual, as mudanças deixam claro que o governador está cada dia mais alinhado com Coronel Menezes (Patriota) e David Almeida (Avante).

Felipe é presidente do partido de Menezes e Abdala é o homem de confiança do prefeito de Manaus.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Rebeca a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário