You are currently viewing Opinião | Fórum das Casas Legislativas reúne vereadores de todos os municípios do Amazonas em Manaus

Opinião | Fórum das Casas Legislativas reúne vereadores de todos os municípios do Amazonas em Manaus

Opinião | Fórum das Casas Legislativas reúne vereadores de todos os municípios do Amazonas em Manaus

Evento realizado pela Assembleia Legislativa visa fortalecer o parlamento amazonense

‘Intuito é trocar conhecimento e ajudar os vereadores a crescerem politicamente’, diz Roberto Cidade

Capitão Alberto Neto diz que Lula é o maior corrupto da história

Deputado defende motociatas realizadas por Bolsonaro

Solidariedade fecha com Lula e Ricardo Nicolau pode fazer palanque para a esquerda no Amazonas

David Almeida revela que conversou com todos os pré-candidatos ao Governo

‘Anúncio do meu apoio ficará para o final de julho, início de agosto’, revela

Wilson Lima diz que irá a Brasília conversar com Bolsonaro sobre IPI

TCE-AM nega recurso e mantém multa a ex-gestora da Seinfra

Morre Marlídice Péres, ex-mulher de Jefferson Péres

Troca de experiência

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deu início ontem (19), à segunda edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), um evento inovador no Brasil.

Anúncios

O evento reúne vereadores e servidores das Câmaras Municipais do interior em um momento de troca de experiências no intuito de fortalecer o parlamento amazonense.

Idealizado pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), o Feclam foi um sucesso no ano passado, quando reuniu cerca de 700 legisladores, e neste ano a expectativa é que mais de mil pessoas participem.

Capacitação

De acordo com Cidade, em dois dias, os políticos amazonenses terão acesso a cursos de oratória, marketing digital e também sobre legislação eleitoral.

“É um evento grandioso com o foco de fortalecer o legislativo. São vários cursos voltados a dar conhecimento aos parlamentares para que eles possam exercer seus mandatos de maneira mais eficaz. Nosso intuito é de trocar conhecimento e ajudar os vereadores crescerem politicamente e dar suporte porque o povo cobra muito deles.”, destacou o presidente da Assembleia.

Apoio

O vice-presidente da Câmara Federal, deputado Marcelo Ramos (PSD), veio de Brasília para participar do Feclam que em suas palavras é o “maior evento de intercâmbio realizado no parlamento.”

“Estava em Brasília na segunda-feira em reuniões importantes, mas fiz questão de pegar um voo e prestigiar esse evento, que é um evento de diálogo e troca de experiência entre os membros dos legislativas do interior”, disse.

Maior corrupto

Em entrevista à Jovem Pan ontem (19), o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), afirmou que o ex-presidente Lula é o maior corrupto da história da política do Brasil e talvez do planeta.

A fala do parlamentar foi dita enquanto comentava acerca da atuação política do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Nosso judiciário tem deixado muito a desejar. Eles ressuscitaram o Lula que estava condenado em segunda instância, estava preso e é uma figura que está na história como o presidente mais corrupto de todos os tempos, talvez até o planeta terra”, afirmou.

Motociata

Alberto Neto destacou, ainda, que as motociatas que Jair Bolsonaro participa —ao contrário do que alegou o Partido dos Trabalhadores (PT) na Justiça Eleitoral —não se configuram em campanha antecipada, uma vez que não há pedido de votos.

Segundo o deputado, os passeios, na verdade, provam a popularidade do presidente.

“A motociata mostra que o presidente está muito bem eleitoralmente e isso que a ‘petezada’ fica preocupada, porque Bolsonaro tem apoio espontâneo e popular. Todo mundo que participa vai de graça, coloca combustível em sua moto e vai”, destacou.

Passeio em Manaus

Por falar em motociata, em 1º de maio, no Dia do Trabalhador, movimentos de direita do Amazonas vão promover um passeio de moto pelas ruas da cidade.

O evento terá início às 16h e sairá da Bola do Produtor, na Zona Leste de Manaus. A expectativa é que políticos apoiadores de Jair Bolsonaro participem em peso, entre eles o próprio Capitão Alberto Neto e outros políticos de direita.

Avermelhou

O Solidariedade do pré-candidato ao governo do Amazonas, Ricardo Nicolau, e do deputado federal Bosco Saraiva, confirmou nesta terça-feira (19), através do seu presidente nacional, Paulinho da Força, que o partido vai apoiar a chapa do ex-presidente Lula (PT) na disputa presidencial deste ano.

O anúncio foi feito após reunião de Paulinho da Força com Lula e com a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, em São Paulo.

“Hoje, aqui, nós selamos os nossos compromissos. Vamos fazer o evento na direção da executiva nacional do Solidariedade no dia 3, conforme eu tinha combinado com a Gleisi, para definitivamente selar a aliança com o Lula”, afirmou Paulinho.

Novos apoios

De acordo com o presidente do Solidariedade, Lula pediu que ele busque novos apoios para juntos vencerem as eleições.
“Com união e diálogo, vamos lutar para recuperar o emprego e a renda do povo brasileiro”, disse Paulinho.

Com a confirmação do apoio, Nicolau entra no game para fazer o palanque de Lula no Amazonas e pode até contar com o apoio do PT, PCdoB e de partidos de centro-esquerda no Amazonas, como o PSD de Omar Aziz.

Dialogando

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou ontem (19), em entrevista ao podcast do jornal A Crítica, que conversou com todos os pré-candidatos ao Governo do Amazonas para ouvir as propostas que eles têm para o desenvolvimento do Estado.

O chefe do Executivo Municipal disse que está analisando tudo o que ouviu e revelou que definirá seu apoio a um dos postulantes somente no final de julho ou início de agosto.

Aliança

David destacou, também, que tem quatro ex-secretários que podem ser “convocados” para compor a chapa que será apoiada pela Prefeitura: Sabá Reis, Shádia Fraxe e Tadeu de Souza, todos do Avante, e Marcos Rotta do PP.

“Confio nesses quatro nomes e um deles vai compor como vice em uma chapa majoritária”, declarou.

Agenda com o presidente

O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou que irá a Brasília na próxima semana para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro.

Na pauta, obviamente, está o decreto 11.047 que reduziu em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no Brasil e que ameaça a continuidade da Zona Franca de Manaus.

ADIN

Wilson disse que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o decreto está pronta e caso a conversa com o presidente não surta efeito, o caminho natural será recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir os incentivos fiscais constitucionais do modelo.

“Estamos encontrando um caminho político para resolver. Quando o presidente diz que vai garantir os interesses da Zona Franca e a competitividade, eu acredito e estou indo lá semana que vem para entender melhor como é que a gente vai fazer essa construção e garantir a competitividade das empresas que estão no Distrito Industrial e, sobretudo, o trabalho de homens e mulheres que dependem disso para sustentar as suas famílias”, finalizou o governador.

Punição mantida

O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) negou o recurso da ex-secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Ferreira Alencar e manteve a punição de R$ 183,6 mil que devem ser devolvidos aos cofres públicos.

A gestora esteve à frente do órgão em 2013 e foi multada por um termo de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e uma empresa de construções.

O relatório apresentado ontem (19), pelo conselheiro Fabian Barbosa apontou que, apesar de ter dado justificativas em relação às irregularidades encontradas no convênio firmado, os motivos não foram considerados plausíveis, e o entendimento do Pleno se manteve neste julgamento.

Luto

A juíza aposentada Marlídice de Souza Carpinteiro Péres faleceu nesta terça-feira, (19), em Manaus, aos 74 anos. A causa do falecimento foi um infarto fulminante, ocorrido às 6h30.

Marlídice era esposa do ex-senador pelo Amazonas, Jefférson Péres, falecido em maio de 2008 também de infarto, e foi figura marcante na vida do político durante sua trajetória em defesa da ética na política.

Em 2008, por exemplo, ela foi convidada para ser candidata a vice-prefeita, na chapa de Serafim Corrêa e em 2017, foi homenageada pelo PDT, no qual voltou a ter atuação partidária.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário