Opinião | Prefeitura rompe contrato com empresa de limpeza pública
Mamute Conservação LTDA atrasava constantemente o salário dos funcionários
Terceirizada é de propriedade do primo do vereador Rodrigo Guedes
Agentes de limpeza protestam após mudança de empresa
Roberto Cidade assina promulgação da lei que proíbe a instalação de novos medidores de energia
Prazo para convenções partidária se inicia nesta quarta-feira
No primeiro dia, PDT oficializará candidatura de Ciro Gomes
Políticos locais lamentam morte do mestre Osvaldo Alves
Governador anuncia início das inscrições para o concurso da Afeam
PF cumpre 10 mandados de busca e apreensão contra garimpo ilegal em Jutaí, no AM
⭕
Rompimento
A Prefeitura de Manaus rompeu o contrato de prestação de serviço de limpeza pública da cidade com a empresa Mamute Conservação LTDA.
Em nota, o Executivo Municipal informou que o rompimento passou a valer desde segunda-feira (18), e se deu, entre outras coisas, pelos constantes atrasos nos pagamentos dos salários dos funcionários por parte da empresa.
A Mamute já estava, também, em sua nona renovação contratual e com duas dispensas de licitação em vigor, o que não teria amparo legal para novas contratações, de acordo com a Prefeitura.
⭕
Interinamente
Para que o serviço – que é essencial – não fosse interrompido, a MURB Serviços foi contratada temporariamente por 180 dias até que seja realizada uma nova licitação.
⭕
Reaproveitamento
A nova prestadora de serviço, inclusive, informou que reaproveitou cerca de 80% dos funcionários da Mamute e já está operando nas ruas da capital amazonense.
⭕
Parentesco
A Mamute é de propriedade de Carlos Edson Guedes de Oliveira, que é primo do vereador de Manaus Rodrigo Guedes (Republicanos).
A empresa, vale lembrar, começou a prestar serviço para Prefeitura em 2016, quando à época, o hoje parlamentar fazia parte da cúpula da administração municipal.
À época, o contrato homologado da empresa com a prefeitura de R$62,3 milhões virou alvo do Ministério Público Estadual (MP-AM).
⭕
Protesto
Por mais que a nova empresa tenha reaproveitado os funcionários da anterior, os que infelizmente foram demitidos ficaram furiosos e promoveram protestos em Manaus nos últimos dias.
Os manifestantes chegaram a interditar uma rua no bairro do Dom Pedro e foram protestar em frente à Prefeitura, no bairro da Compensa.
⭕
Destaque
Vale destacar que a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) ganhou destaque, atenção e protagonismo na gestão do prefeito David Almeida e mudou a cara de Manaus.
A Semulsp esteve à frente de várias construções e reformas de diversos espaços públicos, entre praças, trevos, triângulos e rotatórias, além do trabalho de limpeza e conservação.
Hoje Manaus é uma cidade mais bonita, bem cuidada e mais limpa.
⭕
Medidores de energia
Alvo de polêmica e protestos, a lei que proíbe a instalação de medidores de consumo de energia suspensos em postes foi promulgada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
A promulgação, assinada pelo presidente Roberto Cidade (UB), foi publicada no Diário Oficial Eletrônico da ALE-AM.
“Cumprimos o nosso papel de legislar em benefício da população do nosso estado. Precisamos que a concessionária de energia aja com mais transparência nessas questões”, disse o parlamentar.
⭕
Dada a largada
Foi dada a largada para o início da eleição.
A partir desta quarta-feira (20), os partidos políticos já podem oficializar suas candidaturas, uma vez que o período de convenções partidárias estarão abertos a partir de agora até o dia 5 de agosto.
⭕
Primeiro
E a primeira grande sigla brasileira a fazer a convenção será o PDT, que nesta quarta-feira oficializa o nome de Ciro Gomes como candidato a presidente da República.
A pré-candidata ao Governo do Amazonas pela legenda, a defensora pública Carol Braz, estará no evento em Brasília (DF).
⭕
Datas definidas
Na quinta-feira (21), será a vez do PT. Há previsão de que o evento ocorra em São Paulo, sem a presença do principal nome da sigla, o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva.
Ainda na primeira semana de convenções, formalizam suas candidaturas André Janones (Avante) e Jair Bolsonaro (PL).
O deputado federal se reúne com sua sigla no sábado (23), em Belo Horizonte, e o presidente lança sua campanha à reeleição no domingo (24), no Rio de Janeiro.
⭕
Festança
A convenção do PL promete ser uma festança que reunirá apoiadores de Jair Bolsonaro de todo o País.
O evento será realizado no Maracanazinho.
⭕
Luto
Precursor do jiu-jítsu no Amazonas, o mestre Osvaldo Alves deixou órfãos os amantes da arte suave nessa segunda-feira (18).
A “enciclopédia do jiu-jítsu”, como era chamado, morreu aos 83 anos no Rio de Janeiro após perder a luta contra um câncer de próstata.
⭕
Lamento
Após a informação ser confirmada, diversos políticos locais usaram as redes sociais para lamentar a passagem do grande ícone do esporte.
Entre os que prestaram solidariedade à família de Osvaldo Alves estão o governador Wilson Lima (União Brasil), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil) e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB).
“Meu grande amigo e ídolo nos deixou. Ele deixa um legado inestimável para todas as gerações que hoje ficam órfãs. Estamos todos de luto”, escreveu Cidade.
⭕
Concurso
Falando em Wilson, ele anunciou por meio das redes sociais o início do prazo de inscrições para o concurso da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), com salários de até R$ 6,5 mil.
As inscrições estão abertas até o dia 16 de agosto por meio do site www.ibfc.org.br.
Ao todo, serão ofertadas 30 vagas para cargos de nível superior.
⭕
Etapas
Os inscritos passarão por três etapas que compreenderão prova objetiva, discursiva e avaliação de títulos.
As oportunidades são para candidatos de nível superior nas especialidades de Agronomia, Administração, Contabilidade, Economia, Direito, Comunicação e Marketing, Desenvolvimento de Sistemas e Infraestrutura de TI, incluindo vagas para PCDs.
⭕
Garimpo ilegal
A Polícia Federal no Amazonas cumpriu, nesta quarta-feira (20), dez mandados de busca e apreensão e dez medidas cautelares durante operação Uiara III, que investiga o garimpo ilegal em Jutaí.
Entre os alvos estão o prefeito da cidade, Pedro Macario Barbosa, secretários e assessores municipais.
Eles são suspeitos de cobrar propina de garimpeiros.
Segundo a PF, Macario será afastado do cargo.
A operação ocorreu em Jutaí e em Manaus.
Siga a Direto ao Ponto:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaopontonews
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Redação: 92 98566-4150
Editor-chefe: 92 99109-1099