Você está visualizando atualmente Opinião | A esquerda racha em Manaus

Opinião | A esquerda racha em Manaus

Opinião | A esquerda racha em Manaus

Marcelo Ramos questiona Amom por não destinar recursos para a Defesa Civil de Manaus

Eron Bezerra e Ramos se ignoram em evento da esquerda

PSOL lança Natália Demes como pré-candidata à prefeitura de Manaus

Em meio à crise penitenciária no Brasil, presos serram grades, pulam cerca e fogem de presídio

Enchentes deixarão quase 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Bombeiros do Amazonas apoiam resgates no Rio Grande do Sul

Campanha do TCE-AM arrecada quase 12 toneladas em donativos para RS

Maio Laranja: Lei de Roberto Cidade fortalece legislação de proteção à criança e ao adolescente

Rachas e divergencias 

Não é apenas a direita em Manaus que está dividida. 

A esquerda, que conta com pelo menos quatro pré-candidatos à prefeitura de Manaus – Amom Mandel (Cidadania), Marcelo Ramos (PT), Eron Bezerra (PCdoB) e Natália Demes (PSOL) – também está marcada por rachas e divergências.

Havia uma expectativa de união ou pelo menos de uma trégua entre os pré-candidatos, mas isso não se concretizou. Pelo contrário, as alfinetadas e divergências têm se intensificado nas últimas semanas.

Críticas

Marcelo Ramos, criticou publicamente o também pré-candidato e deputado federal Amom Mandel, questionando a falta de destinação de recursos federais para a capital amazonense.

Defesa Civil

A crítica de Ramos veio após Mandel gravar um vídeo em que criticava a Prefeitura de Manaus por, segundo ele, “fazer a mesma cagada que a de Porto Alegre” ao abandonar a Defesa Civil do município. 

Cutucada

Ramos, contudo, não poupou críticas a Mandel: “Mas uma coisa me incomodou. Você é deputado federal. Nesse quase um ano e meio de mandato, você já teve mais de R$ 100 milhões de emendas. Quanto você destinou para a Defesa Civil de Manaus? Nenhum real?”, afirmou.

Climão

Ainda sobre as divergências da esquerda, durante o evento de pré-candidatura de Michelle Andrews (PT) a vereadora de Manaus, Marcelo Ramos, e Eron Bezerra, que já foram companheiros no Partido Comunista do Brasil, não se cumprimentaram e não se falaram durante todo o evento ou se quer subiram juntos no palanque. 

O distanciamento entre os dois é cada dia mais nítido. 

Pré-candidatos

Ambos são pré-candidatos à Prefeitura de Manaus pelo grupo partidário composto pelo PT, PCdoB e PV da Federação Brasil da Esperança.

Candidata

O PSOL definiu a advogada Natalia Demes como pré-candidata do partido para a prefeitura de Manaus. Além dela, outros dois nomes concorriam à indicação: o advogado Marcelo Amil e o locutor Thomaz Barbosa.

Natalia é a segunda mulher a lançar pré-candidatura à prefeitura de Manaus. Maria do Carmo Seffair já havia anunciado sua pré-candidatura pelo partido Novo.

Crise

Em meio à crescente crise de segurança nas unidades prisionais do Brasil, sete presos do regime semiaberto fugiram da penitenciária de Mirandópolis, no interior de São Paulo, no último domingo. 

Segundo o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), os detentos serraram as grades de suas celas e pularam a cerca da penitenciária para escapar.

Lixo

O Rio Grande do Sul continua enfrentando fortes chuvas e enchentes, com uma consequência triste: o lixo. 

Grandes estruturas, moveis, equipamentos urbanos e industriais acabaram destruídos e viraram resíduo nas cidades gauchas.

47 milhões 

De acordo com pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a empresa Mox Debris, quase 47 milhões de toneladas de resíduos devem ser gerados, oriundos das cheias.

A população gaucha tem encontrado lixos e carros abandonados pelas ruas do estado. As autoridades chegaram a recomendar que o lixo retirado de casa seja colocado na rua.

Bombeiros

A tropa com 15 bombeiros militares Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas já está participando de operações de resgate no Rio grande do Sul e dando suporte ao Comitê de Crise. 

Os militares foram enviados pelo governador Wilson Lima, para dar apoio direto nas ações de busca e resgate de vítimas das chuvas e enchentes. 

Inicialmente, eles atuarão na cidade de Lajeado.

Equipe

Ao todo, a equipe enviada é composta por dois mergulhadores, três guarda-vidas, dois especialistas em salvamento terrestres, um em desastres naturais, um em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e seis especialistas em resgate em estruturas colapsadas.

Campanha do TCE-AM

Com mobilização de servidores e público externo, a campanha do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) em prol do Rio Grande do Sul arrecadou 11,8 toneladas em donativos.

Todo o material coletado será entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) para envio ao estado sulista.

A campanha foi idealizada pela presidente da Corte de Contas, conselheira Yara Amazônia Lins.

Maio Laranja

No mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), chama atenção à Lei nº 6.573/2023, de sua autoria, que reforça a proteção de crianças e adolescentes no esporte. 

Conforme a Lei, os clubes formadores e academias esportivas deverão elaborar um protocolo de prevenção e combate ao abuso e assédio infantil.

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto.am

TikTok: @diretoaoponto.am

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 98566-4150

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário