Opinião | Pesquisa Eleitoral aponta Wilson e Amazonino no segundo turno em 2022

Opinião | Pesquisa Eleitoral aponta Wilson e Amazonino no segundo turno em 2022

Opinião | Pesquisa Eleitoral aponta Wilson e Amazonino no segundo turno em 2022

Governador tem crescido, sobretudo no interior, onde tem feito grandes investimentos

Amazonino aparece na preferência do eleitorado nas pesquisas

Histórico recente aponta Negão como cavalo paraguaio

Cenário se encaminhando

Pesquisa realizada pela DMP/Tiradentes – não divulgada oficialmente, mas com spoiler dado por Ronaldo Tiradentes em seu programa de rádio ontem (21) – aponta que ano que vem haverá um replay da eleição de 2018, com Wilson Lima (PSC) e Amazonino Mendes (Podemos) novamente no segundo turno disputando a preferência do eleitorado no pleito para governador do Amazonas.

Anúncios

Aposta no interior

O atual governador, ao contrário do que aconteceu na última eleição quando foi forte na capital, aposta no interior para pavimentar sua reeleição. Conseguiu eleger 13 prefeitos no pleito municipal do ano passado e tem percorrido os municípios anunciando obras e investimentos.

Além disso, ao que tudo indica, chegará em 2022 com os cofres cheios. Dados da Secretaria de Fazenda do Amazonas mostram que o Estado vem numa crescente arrecadação, batendo recorde em abril, tendo arrecadado R$ 826 milhões a mais, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Cadeira cativa

O Direto ao Ponto conversou com diversos analistas políticos que apontam que, no cenário de hoje, Amazonino teria cadeira cativa no segundo turno. O ex-governador, inclusive, já começou a se movimentar e já esta em Manaus para aprofundar as articulações e alianças em torno de seu nome.

Apesar de ter assumido a presidência estadual do Podemos no Amazonas, nos bastidores a informação é que irá para um partido com mais musculatura, recursos, tempo de TV e com uma direção nacional mais confiável.

Cavalo paraguaio

Por mais que tenha um eleitorado fiel, as recentes eleições mostram que Amazonino é uma espécie de cavalo paraguaio, que sempre sai na dianteira, mas no final acaba derrotado.

Foi assim na eleição contra o próprio Wilson Lima em 2018 e ano passado na eleição municipal quando perdeu para David Almeida (Avante).

Fiel da balança

Por falar no prefeito de Manaus, David Almeida pode se tornar um fiel da balança na disputa em nível estadual. Com a força da máquina municipal e conseguindo cada dia mais a simpatia do eleitorado da capital, sua aparição em um palanque certamente dará musculatura ao seu aliado.

Além dele, outro que pode fazer a diferença na capital é o presidente Jair Bolsonaro. Quem conseguir abarcar a presença de um dos dois ou de ambos em seu arco de aliança terá grandes chances de vitória.

Outros nomes

Além de Wilson e Amazonino, outros nomes surgem como alternativa ao eleitor. O senador Eduardo Braga (MDB) é um deles. O emedebista, que assim como Wilson tem o apoio de 13 prefeitos do interior, tem percorrido o Amazonas em busca de alavancar seu nome.

Pesa contra ele sua baixa popularidade na capital e ter que competir com a máquina do Governo no interior.

Ainda correm por fora, o vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos (PL) e o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD).

Ambos, no entanto, vão precisar buscar abrigo político em outros partidos, já que, os que estão atualmente não comportam tal empreitada, pelo menos não com eles como cabeças de chapa.

Segue a tendência

A surpresa da eleição pode ficar com a candidatura do radialista Ronaldo Tiradentes, que já afirmou que caso Braga seja candidato, ele irá colocar seu nome na disputa para apreciação do eleitor do Amazonas.

Ronaldo já foi político no passado e se for mesmo candidato, reforçará uma tendência, já que a cada eleição a participação de comunicadores aumenta. José Luiz Datena deve concorrer para o Governo de São Paulo e o apresentador Danilo Gentili, é um nome cotado para a disputa presidencial.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Rebeca a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário