Opinião | Pesquisa da Action mostra indecisão do eleitor

Opinião | Pesquisa da Action mostra indecisão do eleitor

Opinião | Pesquisa da Action mostra indecisão do eleitor

Aqueles que não sabem em quem votar são 76% para governador e 62,5% para senador

Amazonino lidera. Braga cai e Wilson sobe em pesquisa

Estudo aponta empate técnico entre Arthur e Menezes

Comunicadores Holanda e Tiradentes testam seus nomes

PSDB suspende votação das prévias após aplicativo apresentar instabilidade

Presidente do STF vem a Manaus para evento de luta e janta com políticos

Amazonino Mendes toma a terceira dose da vacina

Cúpula da CPI da Covid entrega relatório final ao MPF e MP-AM

Indecisão

A menos de um ano para as eleições do ano que vem, ao que parece, o eleitor amazonense ainda não está muito inteirado acerca do processo político que se avizinha.

Anúncios

Prova disso são os números apresentados pela pesquisa realizada pela Action, publicada no final de semana. No levantamento espontâneo (onde o nome dos candidatos não são apresentados ao eleitor), o estudo revela que 62,5% dos entrevistados não sabem em quem vão votar para governador do Amazonas e 76% não sabem em quem votarão para senador da República.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de novembro e ouviu 996 eleitores de todas as zonas de Manaus.

Crescimento

O cenário prova que ainda tem muita água para rolar até outubro de 2022 e hoje quem está em baixa pode crescer e vice-versa.

Além disso, os números servem de bússula para os pré-candidatos traçarem suas estratégias a fim de se aproximarem do eleitorado e conquistarem a confiança deles nos próximos 11 meses.

Números

Para o governo no cenário estimulado, Amazonino (sem partido) lidera a corrida eleitoral com 33,5% das intenções de voto. Eduardo Braga (MDB) aparece com 13,8% e Wilson Lima (PSC) com 9%.

Na sequência aparecem Ricardo Nicolau (SD) com 8,8%, Zé Ricardo (PT) com 8,6% e Marcos Rotta (sem partido) com 8,2%.

No último pelotão os comunicadores Ronaldo Tiradentes (sem partido) e Raimundo Holanda (sem partido), ambos com 2% e Marcelo Amil (Psol) com 0,6%.

Brancos e nulos foram 9,8% e não souberam responder 3,6%.

Distância diminui

Chama atenção a diminuição da distância entre o senador Eduardo Braga e o Governador Wilson Lima na briga pela segunda colocação.

Se Braga não desistir da candidatura, a disputa será acirrada pela vaga no segundo turno.

Empate técnico

Na disputa pelo Senado, a pesquisa da Action mostra um embate acirrado entre o ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes (Patriota) e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB).

Na pesquisa estimulada (onde o nome dos candidatos são apresentados), Menezes somou 18,2% da preferência do eleitorado e o tucano 18%, no típico empate técnico.

Na sequência aparece o atual senador Omar Aziz (PSD) com 13%, José Ricardo (PT) que somou 12,6% e Chico Preto com 8,8% da simpatia dos eleitores.

Comunicadores testados

A novidade nesta pesquisa da Action foi a inserção dos nomes dos comunicadores Ronaldo Tiradentes e Raimundo Holanda entre os possíveis candidatos ao Governo do Amazonas e ao Senado.

No primeiro cenário, Tiradentes apareceu com 2% e Holanda com 2% das intenções de votos, no segundo cenário com 5,2% e 3,4%, respectivamente.

Pela lei eleitoral, ambos teriam que se afastar de suas atividades de comunicação três meses antes do pleito.

De volta

Se Ronaldo Tiradentes for mesmo candidato, 2022 marcará seu retorno à política amazonense. Ele foi deputado estadual entre 1991 e 1995. Já Holanda nunca teve experiência política.

Ao final do pleito municipal do ano passado, Tiradentes prometeu ser candidato a governador caso o senador Eduardo Braga (MDB) – seu desafeto declarado – também dispute o pleito.

Pesquisa completa: http___www.portaldoholanda.com_.br_sites_default_files_portal_holanda_pesquisa_de_opiniao_manaus_-_nov.21_v2-1-1.pdf

Votação suspensa

Por falar em eleição, a votação das prévias do PSDB para a escolha do candidato da sigla à presidência da República foi suspensa ontem (21), após o aplicativo de votação apresentar instabilidade durante todo o dia e vários filiados não conseguirem registrar seus votos.

A legenda afirmou que decidirá em breve uma nova data e que os votos feitos serão preservados.

“Os votos registrados estão preservados e o PSDB está definindo junto com os candidatos em que momento o processo será retomado”, disse a sigla em nota.

Candidatos

Vale lembrar que os postulantes tucanos na disputa são o ex-senador amazonense Arthur Neto e os governadores de São Paulo, Joao Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

“Sempre defendi votação universal, não foi possível e eu aceitei. Agora, não posso aceitar que aqueles que se cadastraram não possam exercer seu direito de voto”, escreveu Arthur no Twitter.

Fux em Manaus

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, passou o final de semana em Manaus.

O magistrado chegou à capital na sexta-feira (19), e pela noite se reuniu com os desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) e um seleto grupo de políticos – entre eles o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade (PV) – para falar entre outras coisas sobre o projeto Justiça 4.0 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No sábado, o ministro, entusiasta das artes marciais e faixa coral no jui-jitsu, participou do evento de luta “Até o Último Samurai”, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Amazonino vacinado

O ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) tomou a terceira dose da vacina contra o coronavírus no sábado (20). O político disse que fez questão de postar nas redes sociais para incentivar a população a completar o esquema vacinal.

“Está provado que as vacinas salvam e é nossa responsabilidade convocar aqueles que estão em atraso para juntos vencermos a pandemia”, disse.

CPI em Manaus

Os líderes da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz, Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) estarão em Manaus nesta segunda-feira (22), para entregar o relatório final do colegiado ao Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) e Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).

No MPF a entrega será às 9h e no MP às 11h.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Rebeca a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário