You are currently viewing Opinião | Wilson Lima cresce e empata tecnicamente com Amazonino Mendes, aponta pesquisa

Opinião | Wilson Lima cresce e empata tecnicamente com Amazonino Mendes, aponta pesquisa

Opinião | Wilson Lima cresce e empata tecnicamente com Amazonino Mendes, aponta pesquisa

Eduardo Braga é o mais rejeitado, diz estudo

Arthur Neto cresce e lidera corrida para o Senado

Omar Aziz despenca para último lugar

Avante prepara grande ato de filiação para Sabá Reis

Ex-deputado Miguel Carrate também se junta à sigla liderada por David Almeida

Roberto Cidade propõe campanha permanente de combate ao desperdício de água no Amazonas

100 anos do Partido Comunista do Brasil

Vanessa Grazziotin recebe comenda por 30 anos de militância no Amazonas de Serafim

Após apagão de internet, Procon-AM notifica Claro/NET

“Precisamos devolver a esperança ao Brasil e ao Amazonas”, diz Arthur Neto em artigo

Empate técnico

Pesquisa divulgada ontem (22), pelo Instituto CM7, mostrou uma tendência que tem sido percebida nos últimos meses: o crescimento da popularidade do governador Wilson Lima (União Brasil) tanto na capital quanto no interior do Estado.

Anúncios

O levantamento, feito entre os dias 1º e 20 de fevereiro com 1.800 eleitores de Manaus, mostrou um empate técnico entre o atual chefe do Executivo e ex-governador Amazonino Mendes (sem partido).

Amazonino somou 30,1% e Wilson chegou a 27,5% da preferência do eleitorado, ou seja, ambos estão empatados dentro da margem de erro, que é de 3%.

Em evolução

Recentemente outro instituto de pesquisa local mostrou um comparativo entre o estudo feito no mês de dezembro e o atual, apontando uma evolução de 5 pontos percentuais de Wilson Lima.

Nos bastidores, comenta-se que as obras entregues pelo Governo, sobretudo no interior, a recuperação econômica nesse momento de pós-pandemia e, também, a proximidade com o presidente Bolsonaro (PL) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), são parte dos motivos que fizeram o eleitorado se reaproximar do governador.

Números

Na terceira posição, aparece o senador Eduardo Braga (MDB) com 19,2% das intenções de votos. O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) soma 9,4%, seguido de Plínio Valério (PSDB) com 6,4% e a defensora pública Carol Braz com 3,4%.

Os brancos ou nulos somam 2,8% e os que disseram não saber em quem votar representam 1,2%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-07701/2022.

O rejeitado 1

Envolvido em diversos escândalos, como a agressão contra a ministra bolsonarista Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e o uso de um relógio avaliado em mais de R$ 1 milhão, Eduardo Braga é o mais rejeitado entre os postulantes ao Governo do Amazonas.

O senador emedebista tem nada mais, nada menos do que 45,6% de rejeição, ou seja, quase metade do eleitorado afirma que não votará nele.

O rejeitado 2

O senador Omar Aziz (PSD), igualmente seu colega de parlamento, também está mal na foto. Ele lidera a lista de rejeitados entre os candidatos ao Senado da República.

O ex-presidente da CPI da Covid e agora lulista de carteirinha tem 37,2% de rejeição em Manaus.

Para piorar, Omar é também — de acordo com o estudo do CM7 — o último colocado na preferência do eleitorado, somando apenas 2,1% das intenções de votos.

Os demais

No outro extremo, quem lidera a corrida pelo Senado é o ex-prefeito e ex-senador, Arthur Virgílio Neto (PSDB), com 26,6%.
Ele é seguido por Coronel Menezes (PL), que tem 18,2% e Chico Preto (Avante) que somou 13,6%.

Na sequência, aparecem Luiz Castro (PDT) com 8,3%, Vanessa Grazziotin (PCdoB) que aparece com 7,2% e Rebeca Garcia (sem partido) que somou 5,7%.

Os brancos e nulos são 7,1% e os que não sabem em que votar representam 11,2%.

Pesquisa completa: Pesquisa de Opinião PRESIDENTE GOVERNO_MARÇO (7)

Sabá no Avante

Por fala em eleição, o Avante — partido comandando no Amazonas pelo prefeito David Almeida — vai fazer uma grande festa para filiar o secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis.

Homem de confiança do mandatário da cidade, Sabá tem tudo para ser o escolhido para compor a chapa majoritária de Wilson Lima como vice.

Como o Direito ao Ponto já informou, é praticamente certo que David indique o vice de Wilson.

Time fortalecido

Falando em Avante, o médico Miguel Carrate, marido da vereadora de Manaus, Glória Carrate (PL), também compôs o time do Avante.

Ele se filiou à sigla em evento realizado na segunda-feira (21), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Desperdício de água

Está tramitando na Aleam, o projeto de lei 14/2020, de autoria do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV). O projeto propõe a Campanha Permanente de Combate ao Desperdício de Água, por meio de campanhas publicitárias de cunho educativo, inseridas nos veículos de comunicação, além de atividades no âmbito na rede pública de ensino estadual e extensível às redes municipal e privada.

O parlamentar lembrou da propositura na segunda-feira (22), no Dia Mundial da Água.

100 anos de história

O plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi “pintado” de vermelho na manhã de ontem (22), durante sessão solene em comemoração aos 100 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

O evento reuniu os principais nomes da sigla no Amazonas, como a ex-senadora Vanessa Grazziotin, o ex-deputado estadual Eron Bezerra e a ex-vereadora Lúcia Antony.

A legenda completa seu centenário no próximo sábado, dia 25.

Militância reconhecida

Durante a solenidade, Grazziotin foi congratulada pelo PCdoB por seus 30 anos de militância comunista no Amazonas.

“Com muita alegria recebi a comenda do partido por 30 anos de filiada e militante, dedicados como dirigente, vereadora, deputada federal e senadora. Uma honra ter participado de um evento tão grandioso”, escreveu Vanessa nas redes sociais.

Apagão

Pela terceira vez, em menos de quatro meses, Manaus registrou mais um apagão de internet. A capital do Amazonas ficou sem o serviço da operadora Claro/NET por cerca de quatro horas.

Além de problemas com a Claro, usuários reclamaram de lentidão na internet das operadoras Vivo e Tim.

O apagão foi provocado por rompimento de cabos na infraestrutura compartilhada entre as operadoras que atendem a cidade.

Notificação

Após o apagão, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) notificou a Claro/NET.

A empresa deve responder, em até 10 dias, sobre a causa e duração do apagão, o número de consumidores atingidos e de que forma será feito o abatimento do valor correspondente nas próximas faturas.

‘Esperança’

Em artigo publicado no Direto ao Ponto, o ex-prefeito e ex-senador Arthur Virgílio Neto fala os problemas vividos pelo Brasil, em especial os econômicos e reitera que neste ano de eleição, é preciso que o povo brasileiro dê uma resposta nas urnas para retomar a esperança de um país melhor.

Confira na íntegra no site do Direto ao Ponto.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário