Você está visualizando atualmente Opinião | Amazonino Mendes e família Pinheiro juntos em 2022

Opinião | Amazonino Mendes e família Pinheiro juntos em 2022

Opinião | Amazonino Mendes e família Pinheiro juntos em 2022

Adail Filho quer ser vice de Negão

Ex-governador está flertando com o DEM

Roberto Cidade ameaça abrir CPI para investigar Amazonas Energia

Lula comemora vitória sobre Moro no STF

União inesperada

O ex-prefeito de Manaus e ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, desembarcou em Manaus no último sábado (19), após uma temporada em São Paulo. E desde então, sua agenda não para e ele já recebeu vários políticos e lideranças em sua casa no Tarumã.

Até o momento os encontros eram reservados, mas ontem (23) o ex-governador fez questão de registrar uma foto ao lado do ex-prefeito cassado de Coari, Adail Filho.

Tal pai, tal filho

Adailzinho é filho do também ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, e, seguindo os passos do pai, passou uma temporada preso ano retrasado.

Ele responde inquérito por supostos envolvimentos em esquema de fraudes em licitações que teria desviado cerca de R$ 100 milhões entre 2017 e 2018 de recursos federais destinadas à educação básica.

Vice do Negão

Apesar de Adail Filho ter sido cassado por decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), ele permanece com seus direitos políticos intactos e já se movimenta para ser candidato em 2022.

Nos bastidores ele se articula para disputar uma cadeira de deputado federal, mas pessoas próximas ao clã Pinheiro afirmaram que ele colocou seu nome à disposição para compor a chapa de Negão como candidato a vice-governador.

Democrata

Nos bastidores também se comenta uma aproximação de Amazonino com DEM. A articulação é nacional, segundo fontes do Direito ao Ponto.

O ex-governador foi filiado e comandou o partido até 2006, quando ele ainda se chamava PFL.

Mas as articulações não param por aí. Amazonino também conversa com outros partidos grandes, e o namoro com o DEM pode não virar casamento.

Articulação local

Em nível local, a articulação é mais complicada. Por isso Amazonino se organiza de cima, direto com o presidente ACM Neto.

O DEM, vale lembrar, tem Pauderney Avelino como presidente da executiva estadual e Marcos Rotta como membro recém-chegado.

Ambos são aliados de David Almeida (Avante) que derrotou Amazonino numa eleição marcada por um clima nada amistoso entre eles.

Tá On

Independentemente do partido ou de quem será o vice, uma coisa é praticamente certa: Amazonino será candidato a governador em 2022.

As pesquisas apontam sua liderança, mas a dúvida é se ele terá folego e saúde para se manter na corrida eleitoral. Isso só o tempo irá dizer…

CPI da Amazonas Energia

A Câmara Municipal de Manaus engavetou o pedido de instalação de CPI para investigar a Amazonas Energia, mas nem por isso a empresa pode respirar aliviada.

Isso porque o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade (PV), subiu o tom e foi firme com os representantes da concessionária que participaram da sessão plenária do Parlamento ontem (23).

Ele cobrou o cumprimento da Lei 5.143/2020, que proíbe cortes de energia durante a pandemia, e afirmou que se houver desrespeito com uma lei aprovada pela Assembleia, a Casa poderá abrir uma CPI para investigar a empresa.

Lula quer mais

Após o STF concluir ontem (23), por 7 votos a 4, que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial na condenação de Lula (PT) no caso do tríplex do Guarujá, a defesa do ex-presidente apresentará nova manifestação ao Comitê de Direitos Humanos da ONU onde o petista questiona suas condenações na Justiça brasileira.

Os advogados querem o reconhecimento de um órgão internacional de que Lula teve os seus direitos fundamentais violados pela Operação Lava Jato, entre eles o direito político, por ter ser impedido de participar das eleições de 2018.
Em suas redes sociais, Moro afirmou que não reconhece vícios ou parcialidade na condenação por corrupção de Lula.

“Nunca houve qualquer restrição à defesa de Lula, cuja culpa foi reconhecida por dez juízes”.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Rebeca a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário