Opinião | Lula acende a fogueira no coração de Braga e Omar
Ex-presidente diz que virá a Manaus para acertar detalhes do palanque de Braga e Omar
Petista enaltece Vanessa Grazziotin, mas esquece de Zé Ricardo e Marcelo Ramos
Depois de 13 anos de governo PT, Lula diz que se for eleito BR-319 vai sair
Presidenciável promete visitar Vale do Javari e proteger as fronteiras
‘Em 2018 o povo brasileiro cometeu um erro histórico ao eleger Bolsonaro’, afirma
Wilson Lima vai comemorar aniversário em Parintins
Festa será um grande evento político e terá a presença do prefeito David Almeida
Luciano Hang inaugura loja da Havan em Manaus nesta sexta-feira
⭕
São Lulão
O mês de junho chegou e com ele as tradicionais festas juninas, com muita dança e comidas típicas.
Mas em 2022, que é ano de eleição, pelo menos aqui no Amazonas, o São João está dando lugar ao São Lulão, que, como uma espécie de Santo Antônio Casamenteiro da política, está conseguindo restaurar uma relação há muito tempo desfeita.
Isso porque o petista vem a Manaus provavelmente em julho para definir seu palanque local e, ao que parece, colocará lado a lado o senador Omar Aziz (PSD) – que disputará a reeleição – e o também senador Eduardo Braga (MDB), que almeja o cargo de governador.
⭕
Meu apoio
Essa união foi vislumbrada por Lula em entrevista à Rádio Difusora ontem (23).
Na ocasião, ele chamou Omar de “grande companheiro”, afirmou que vai apoiá-lo e que está acertando os últimos detalhes com o MDB nacional para o apoio a Braga — que vale lembrar, foi ministro das Minas e Energia no governo de Dilma Rousseff (MDB) — e sempre teve uma relação de afinidade com Lula.
⭕
Lulista
O apoio a Omar já era esperado, uma vez que o senador tem sido, desde a época da CPI da Covid — da qual foi presidente — um fiel soldado de Lula no Senado.
Ele, inclusive, tem trabalhado para que o PSD feche apoio total e irrestrito ao petista já no primeiro turno.
O gesto do ex-presidente é apenas uma retribuição à fidelidade do parlamentar.
⭕
De volta
Já Eduardo Braga, que até pouco tempo andava em cima do muro, se rendeu aos encantos do ex-presidente Lula.
E para provar seu realinhamento com o Partido dos Trabalhadores, ontem (23) assinou o requerimento de instalação da CPI do MEC no Senado, pauta defendida pela oposição no intuito de desgastar a imagem de Jair Bolsonaro (PL).
⭕
Entrevista
Por falar em Bolsonaro, durante a entrevista Lula falou sobre diversos temas, externou sua preocupação com a situação da fronteira do Brasil com Peru e Colômbia, com a Zona Franca de Manaus e, claro, fez críticas ao atual presidente da República.
Segundo ele, “em 2018, o Brasil cometeu um erro histórico ao eleger Bolsonaro”.
⭕
Companheira
Quem também foi lembrada por Lula foi a ex-senadora e atual pré-candidata a deputada federal, Vanessa Grazziotin (PCdoB).
Lula enalteceu Vanessa e lembrou que ela teve um papel importante na defesa de Dilma no processo de impeachment, conquistando ainda mais a confiança e prestígio da cúpula do partido.
⭕
Se esqueceu
Lula falou tão bem de Vanessa que se esqueceu de outros dois aliados que disputarão a eleição de deputado federal: o petista Zé Ricardo e o ex-vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PSD).
A dupla não foi citada pelo presidenciável, mas são defensores de Lula no Amazonas e certamente estarão dividindo palanque durante o período eleitoral.
⭕
Promessas
O ex-presidente, como bom político em ano de eleição, também fez promessas.
Afirmou que quer visitar o Vale do Javari, região da cidade de Atalaia do Norte — onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips foram assassinados — e disse que irá reforçar a proteção das fronteiras com o aumento do efetivo da Polícia Federal na região.
⭕
BR-319
Mesmo o PT tendo ficado 13 anos no poder, Lula também prometeu que desta vez, se voltar a comandar a nação, asfaltará a BR-319, que vale lembrar, foi negligenciada em seu governo.
⭕
Festa de boi
Além da festa junina, o mês de junho também é época de boi-bumbá de Parintins. E em anos eleitorais a Ilha Tupinambarana também fervilha no quesito articulação política.
E uma festa já está organizada para reunir políticos de todo o Estado: a festa de aniversário do governador Wilson Lima (União Brasil), que completa 46 anos de idade no domingo (26), último dia de apresentações de Caprichoso e Garantido.
⭕
Convidado ilustre
Entre os convidados ilustres que já confirmaram presença está o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), um aliado de peso na disputa eleitoral.
Segundo interlocutores, o chefe do Executivo Municipal vai para Parintins no sábado (25).
⭕
Megaloja
O empresário Luciano Hang, conhecido como “Véio da Havan”, já está em Manaus e nesta sexta-feira (24), inaugura a primeira loja — na verdade megaloja — da Havan no Amazonas.
A loja de departamento fica no anexo do Shopping Via Norte, localizado no bairro Monte das Oliveiras. O empreendimento está gerando 300 empregos diretos e indiretos e recebeu 140 mil currículos para a seleção.
⭕
Recepção
Aproveitando a presença do empresário bolsonarista em Manaus, o pré-candidato ao Senado, Coronel Menezes (PL), tratou de faturar na imagem de Hang.
O militar foi recepcionar o “Véio da Havan” no aeroporto e o levou para fazer uma visita à Zona Franca de Manaus. Obviamente, ambos tiraram muitas fotos e postaram nas redes sociais.
Siga a Direto ao Ponto:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaopontonews
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Redação: 92 99189-4271
Editor-chefe: 92 99109-1099