Você está visualizando atualmente Opinião | Direto ao Ponto Pesquisas: Jack Serafim lidera disputa pela prefeitura de Carauari em 2024

Opinião | Direto ao Ponto Pesquisas: Jack Serafim lidera disputa pela prefeitura de Carauari em 2024

Opinião | Direto ao Ponto Pesquisas: Jack Serafim lidera disputa pela prefeitura de Carauari em 2024

Em Carauari, Chico Costa, Valderina e Zé Viana são os candidatos mais rejeitados pelos eleitores

David Almeida lidera corrida eleitoral para a prefeitura de Manaus, aponta pesquisa

Prefeito abre mais de 10 pontos percentuais à frente do segundo colocado

Na espontânea, 64,7% dos eleitores ainda não definiram voto para prefeitura de Manaus

Pesquisa mostra vitória de David Almeida em cenário de 2º turno

Wilson Lima classifica a suspensão do licenciamento da exploração de Potássio em Autazes como “erro”

Vice-governador Tadeu de Souza é homenageado pelo TRT-11 e destaca união entre poderes

Lixeira no Tarumã é criticada por parlamentares estaduais na sessão desta quinta-feira na Aleam

Liderança

O comunicador e cientista político Jack Serafim largou na frente na disputa eleitoral pela prefeitura de Carauari. Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24) pelo Direto ao Ponto Pesquisas aponta, no cenário estimulado, 35,2% das intenções de voto para Jack Serafim.

Em segundo lugar aparece o vice prefeito, Zé Viana, com 29,1% e em terceiro Chico Costa, com 22,5% das intenções de voto.

Valderina aparece em quarto lugar com 0,9% das intenções de voto.

Rejeição

De acordo com o levantamento divulgado pelo Direto ao Ponto Pesquisas, Chico Costa aparece em primeiro entre aqueles que dizem que “não votariam de jeito nenhum”, com 56,7%; Valderina, 46,1%; e Zé Viana, 42%.

Jack Serafim é rejeitado por apenas 4,3% dos entrevistados.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada no município de Carauari, no interior do Amazonas, entre os dias 23 e 27 de julho e ouviu 435 moradores, presencialmente.

A margem de erro é de 4,5% e o nível de confiança de 95%.

Líder

O prefeito de Manaus, David Almeida, segue liderando as intenções de voto na disputa pela reeleição em 2024 e vem ampliando a diferença em relação aos demais possíveis candidatos.

Em nova pesquisa realizada pelo Instituto Perspectiva, Mercado e Opinião, divulgada nesta quinta-feira (24), David aparece com 36,9%, pouco mais de 10 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o deputado federal Amom Mandel (26,4%).

A pesquisa aponta uma disputa em dois turnos, seguindo uma tendência histórica da capital.

Um dígito

Os demais nomes consultados, segundo a pesquisa, não passaram de um dígito: Coronel Menezes aparece com 8%, Ricardo Nicolau com 4,8%, Capitão Alberto Neto com 4,1%, Arthur Neto com 3,3%, Alessandra Campelo com 2,9%, Carol Braz com 1,8%, Wilker Barreto com 1,3% e Anne Moura com 0,8% das intenções de voto.

Espontânea

Na abordagem em que o pesquisador não apresenta nomes, David Almeida também lidera, e com uma margem ainda maior para o segundo colocado: 18,8% contra 7,7% de Amom.

Os demais nomes citados, com 2% ou menos, são: Coronel Menezes, Ricardo Nicolau, Capitão Alberto Neto, Arthur Neto, Alessandra Campelo, Carol Braz, Wilker Barreto e Anne Moura.

Indecisos 

Ainda segundo a pesquisa espontânea, 64,7% dos eleitores de Manaus ainda estão indecisos e não sabem ou não quiseram responder em qual candidato irão votar para a prefeitura de Manaus.

Segundo turno

A pesquisa também perguntou em quem o eleitor votaria em um eventual segundo turno entre David Almeida e Amom Mandel.

O placar foi: 48,5% David contra 41,7% Amom.

Dados

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas, metade por telefone e a outra presencialmente. Ela foi realizada entre os dias 14 e 21 de agosto, em Manaus. A margem de erro, afirma a Perspectiva, é de 2,2%, para mais ou para menos, e o grau de confiabilidade do estudo é de 95%.

Potássio em Autazes

O Governador Wilson Lima classificou como “erro” nesta quinta-feira (24), à recomendação da Funai de suspender o processo de licenciamento para exploração de potássio no município de Autazes até conclusão dos trabalhos de identificação dos limites de Terras reivindicadas por indígenas da etnia Mura.

“Um erro”

“A decisão de orientar a suspensão do processo de licenciamento para exploração do potássio em Autazes é um erro. O mundo precisa entender que a gente só protege verdadeiramente a floresta quando geramos oportunidade de emprego e renda as pessoas que vivem na Amazônia”, disse Lima que entende a necessidade de obedecer aos trâmites ambientais, porém é prejudicial à economia do estado.

Destaque

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, foi condecorado, na tarde desta quinta-feira (24), com a Moeda de Reconhecimento da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11). 

A honraria foi entregue durante o 1º Congresso Nacional de Ex-Integrantes do Coleprecor (Conapror), realizado na sede da instituição, na região central de Manaus.

Lixeira no Tarumã

A construção de um aterro sanitário na Área de Preservação do Tarumã e suas consequências para o meio ambiente de Manaus foi o principal tema abordado pelos deputados estaduais, na Sessão Plenária, desta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A deputada Alessandra Campêlo (Podemos) abordou a construção da lixeira na área de preservação do Tarumã pela empresa Marquise que, segundo ela, destruirá o meio ambiente na região.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário