Você está visualizando atualmente Opinião | Bolsonaro promove megaevento e confirma Braga Netto como vice

Opinião | Bolsonaro promove megaevento e confirma Braga Netto como vice

Opinião | Bolsonaro promove megaevento e confirma Braga Netto como vice

Presidente convoca militância para invadir as ruas no 7 de setembro e volta a criticar STF

‘Surdos de capa preta’, diz mandatário da nação sobre magistrados

Coronel Menezes e Capitão Alberto Neto participam do evento no Maracanãzinho

Pré-candidato ao Senado é citado em discurso de Bolsonaro

David Reis anuncia candidatura a federal e indica que Sabá não será vice de Wilson

Presidente da CMM abre espaço para o pai disputar cadeira da Aleam

David participa de convenção nacional do Avante e critica polarização no País

Sem Vanessa, PCdoB apresenta seus candidatos

Partido comunista confirma apoio a Eduardo Braga

Candidatura confirmada

Agora é oficial! Jair Bolsonaro é candidato à reeleição no pleito deste ano. E a confirmação veio em grande estilo, com uma megafesta no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, que reuniu mais de 12 mil pessoas, entre aliados políticos e apoiadores do presidente da República.

Ornamentado em verde e amarelo, o local recebeu gente de todo o País e de diversos partidos políticos, além de candidatos a governador, senador, deputados e lideranças políticas e religiosas.

Confiança

Durante o evento, o general Braga Netto (PL) foi confirmado como o vice na chapa “puro sangue”.

Ao falar sobre a escolha, o presidente destacou que é preciso ter um vice que está ao seu lado nos momento difíceis – numa clara menção a Hamilton Mourão com que teve alguns atritos ao longo do mandato.

“O vice não pode ser uma pessoa que conspire contra você”, disse.

Discurso

O discurso do presidente, que durou pouco mais de uma hora, deu o tom do que deve ser a campanha. Ou seja, de enfrentamento a Lula (PT) – seu principal concorrente – e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro chamou o ex-presidente petista de “ladrão” e “cachaceiro” e prometeu participar dos debates contra o candidato da esquerda.

Já em relação ao STF, chamou os ministros de “surdos de capa preta” e ouviu os gritos de “supremo é povo” dos presentes no evento.

Convocação

O mandatário da nação aproveitou e convocou os apoiadores a saírem às ruas do País no próximo dia 7 de setembro – Dia da Independência – e dar um recado aos magistrados.

“Vamos às ruas no dia 7 de setembro pela última vez. Esses pouco surdos de capa preta tem que entender o que é a voz do povo. Tem que entender que quem faz as leis é o Poder Legislativo e o Executivo. Todos têm que jogar dentro das quatro linhas da Constituição”, disse Bolsonaro.

Amazonas presente

O Amazonas esteve representado no evento. Entre os políticos, o pré-candidato ao Senado, Coronel Alfredo Menezes (PL), e o pré-candidato a deputado federal, Capitão Alberto Neto (PL), prestigiaram a festa preparada para Bolsonaro.

O presidente do Movimento Conservador Amazonas, Sergio Kruke, também participou da convenção do PL. Ele é pré-candidato a deputado estadual.

Citado

Menezes, inclusive, foi citado no discurso de Bolsonaro quando o presidente contava de uma conversa com Vladimir Putin – mandatário russo – sobre a soberania da Amazônia.

Nesse momento, ele falou sobre Menezes e lembrou que o amigo é pré-candidato ao Senado pelo PL.

Tietando

Por falar em Menezes, ele aproveitou a oportunidade para tietar os “famosos” que estavam presentes no Maracanãzinho.

O coronel da reserva do Exército tirou fotos com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com o ex-ministro da Saúde, General Pazuello, e também com Ciro Nogueira (PP) e Arthur Lira, que é presidente da Câmara Federal.

Ligando os pontos

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante), participou no último sábado (23), da convenção nacional do partido que confirmou a candidatura do deputado federal André Janones à presidência da República.

Ao registrar a presença no evento, o parlamentar informou que “aceitou a missão de ser pré-candidato a deputado federal”. Ou seja, a meta inicial de buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas foi “abortada”.

E basta ligar os pontos para entender o motivo.

Preterido

Ao que tudo indica, o pai de David, o ex-secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis, é quem deve ser candidato a deputado estadual.

Ele, vale lembrar, é um dos postulantes à indicação para ser vice da chapa de reeleição do governador Wilson Lima (União Brasil). No entanto, como não é bobo, deve ter sentido que será preterido na escolha do prefeito David Almeida e tratou de mudar de estratégia.

E essa mudança, obviamente, mexeu também nas pretensões do filho dele.

Crítica à polarização

Por falar em David Almeida, o chefe do Executivo Municipal também esteve em Belo Horizonte (MG) para participar da convenção nacional do Avante.

Como é presidente estadual da sigla no Amazonas, foi convidado a discursar e em sua fala, fez críticas à polarização entre direta e esquerda e destacou que “os extremos não são as melhores opções”.

Pegou falta

Principal nome do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Amazonas, a ex-senadora e pré-candidata a deputada federal, Vanessa Grazziotin, foi ausência sentida na convenção da sigla realizada no último sábado (23), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas.

O evento homologou os dois postulantes à uma cadeira na Câmara Federal – Grazziotin e o vereador de São Gabriel da Cachoeira, Rafinha Antônio – e os seis candidatos a estadual: professora Ana Cristina, Michelle Andrews – que comanda a bancada das manas -, Christopher Rocha, Gabriel Mota, Herculano Moura e Renata do Sindicato Rural, que é vereadora de Itacoatiara.

Em Parintins

A ausência de Vanessa tem um motivo. Ela estava em pré-campanha no município de Parintins.

Nas suas redes sociais, Vanessa publicou um registro acompanhando as obras do Anfiteatro na praça dos Bois.

“O bom dia de hoje foi diretamente aos trabalhadores da obra do Anfiteatro na praça dos Bois em Parintins. Obra que está em fase de construção com recursos oriundos de emenda parlamentar do meu mandato de senadora. Vamos em frente, temos muito a fazer”, escreveu Vanessa em seu Instagram.

Apoio confirmado

Se Vanessa pegou falta, quem esteve presente no meio da militância comunista foi o senador e pré-candidato ao Governo, Eduardo Braga (MDB).

O postulante a mandatário do Estado ganhou oficialmente o apoio do PCdoB para sua empreitada, dias após receber as bênção de Lula (PT).

Braga, Vanessa e Eron, inclusive, têm uma história de aliança no Amazonas.

Dinamismo

Interessante perceber o dinamismo da política. Em 2016, Braga votou pelo impeachment da, à época presidente, Dilma Rousseff, mesmo tendo sido ministro no governo dela.

Em 2018, quando buscou a reeleição para o Senado, passou longe de uma aproximação com a esquerda e com Lula e agora aposta todas as fichas na figura do ex-presidente e dos velhos aliados comunistas.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Este post tem um comentário

  1. Paulino Ferreira dos Santos

    Direto ao Ponto,, sempre na frente com as informações quentinhas.

Deixe um comentário