Cenário para disputa ao governo começa a se desenhar

Cenário para disputa ao governo começa a se desenhar

Com o fim do mistério sobre sua nova filiação, o presidente da ALE-AM, David Almeida (PSB), da início à construção de uma frente ampla de oposição para disputar a cadeira de governador contra Amazonino e Omar Aziz.

David terá uma tarefa difícil, longe da maquina estadual e cada dia mais distante da principal aliada, Rebecca Garcia (PP), que possivelmente deve se alinhar à situação.

Não é mais novidade

Além disso, David não é mais unanimidade como terceira via. No game apareceu Wilson Lima (PSC), querendo dividir o jogo.

Nome novo, com um grupo de comunicação disposto a investir na sua candidatura, pode cair na simpatia do povo e atrapalhar os planos de David.

Panorama Político

O Direto ao Ponto conversou com alguns analistas políticos que desenharam o seguinte quadro na conjuntura atual.

Chapa de David

Candidato ao governo: David Almeida (PSB)
Vice: Provável indicação do PT
Senado 1: Vanessa Grazziotin (PCdoB)
Senado 2: Indefinido
Deputados federais: José Ricardo, Serafim Corrêa, Carlos Portta, Eron Bezerra, Orlando Cidade, etc.

Não se descarta uma reaproximação com Rebecca Garcia (PP). Aliás esse nome agrada o grupo para compor como vice ou em uma das vagas para o Senado.

Um dos nomes que também pode surgir para concorrer a vaga no Senado é o de Plínio Valério. Outros nomes de peso podem surgir para disputar as vagas de deputado federal.

Chapa de Amazonino

Candidato ao governo: Amazonino Mendes (PDT)
Vice: Rebecca Garcia (PP)
Senado 1: Eduardo Braga (MDB)
Senado 2: Indefinido
Deputados federais: Bosco Saraiva, Hissa Abrahão, Átila Lins, Conceição Sampaio, Gedeão Amorim, Francisco Garcia, etc.

Mesmo com as críticas do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), ao Governo do Estado, Amazonino ainda não desistiu de tê-lo ao seu lado. O que mudaria todo o cenário, com possibilidade de Arthur indicar o vice (Arthur Bisneto) e ainda um ou os dois candidatos ao Senado (Alfredo Nascimento e/ou Marcos Rotta).

Chapa de Omar

Candidato ao governo: Omar Aziz (PSD)
Vice: Arthur Bisneto (PSDB)
Senado 1: Alfredo Nascimento (PR)
Senado 2: Pauderney Avelino (DEM)
Deputados federais: Silas Câmara, Sidney Leite, Marcelo Ramos, Elizabeth Valeiko, etc.

Outros nomes de peso podem surgir para disputar as vagas de deputado federal.

Mais duas candidaturas estão confirmadas ao governo: Wilson Lima (PSC) e Junior Brasil (Rede).

Esse é um retrato do quadro político que pode mudar de acordo com os interesses e conveniências dos caciques do Amazonas. Em todos os cenários muita gente vai dançar.

Pompa e circunstância

David já está sendo tratado como pop star no PSB. A assinatura da ficha de filiação acontece na quinta-feira (22), na casa de festas Jevian Festas & Eventos (rua Rio Javari, n° 788, Nossa Senhora das Graças), com direito a música, festa e a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

TJ-AM volta atrás

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas após reunião com os seis candidatos que concorreram ao cargo de membro jurista do TRE-AM e uma análise do colegiado nesta terça, decidiu manter a validade da votação para a escolha de membro do TRE-AM da classe dos advogados pelo quinto constitucional.

Os advogados que compõem a lista tríplice são: Giselle Pascarelli Lopes, Vasco Macedo e Francisco Maciel – que registraram 17, 13 e 11 votos respectivamente.

Nos bastidores do judiciário comenta-se da tentativa de remendo na votação, tendo em vista que a Constituição Federal não prevê votação secreta para a escolha de membro jurista do TRE.

CNJ desafiado

O Conselho Nacional de Justiça já anulou a votação em outros casos que violavam a Constituição Federal, as regras e orientações que são claras no que diz respeito a votação secreta, o nepotismo e a falta de militância comprovada na área.

 

Vereador da FDN

Presidente da Câmara dos Vereadores de Eirunepé, Walter Cuiú (PSDB), tomou todas, ficou valentão e foi gravado dizendo ser líder da organização criminosa Família do Norte.

O vídeo vazou e viralizou nas redes sociais. Mesmo se explicando e pedindo desculpas pela suposta brincadeira, o estrago foi grande.

Lula preso dia 26

Fontes do TRF-4 afirmaram que o desembargador Gebran Neto colocará o último recurso de Lula em julgamento na segunda-feira 26.

Como os embargos de declaração não alteram a sentença, a prisão do ex-presidente será confirmada e caberá ao Sergio Moro a ordem final – que poderá sair no mesmo dia.

Se o STF não melar, é claro.

Marco Aurélio Mello quer liderar o golpe?

A Folha diz que Marco Aurélio Mello deve apresentar uma questão de ordem no STF, hoje, para que Cármen Lúcia paute imediatamente a discussão sobre prisão em segunda instância.

A alegação é que a presidente do Supremo está se mostrando “inflexível” na decisão de não pautar o tema.

O desespero para salvar Lula da cadeia vai crescendo a cada dia.

Dizem por aí

Há sussurros nos corredores da ALE-AM de que o PSD também pode perder o deputado Ricardo Nicolau. Isso faz sentido quando avaliado sob a ótica das votações na Casa, onde Nicolau tem se alinhado à bancada governista.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook:
 facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 984132214                                                                                                                               

E-mail: [email protected]

Deixe um comentário