Você está visualizando atualmente Opinião | Agora é oficial: Roberto Cidade anuncia pré-candidatura à prefeitura de Manaus

Opinião | Agora é oficial: Roberto Cidade anuncia pré-candidatura à prefeitura de Manaus

Opinião | Agora é oficial: Roberto Cidade anuncia pré-candidatura à prefeitura de Manaus

“To pronto. To preparado para o desafio. Tenho certeza que Manaus merece um prefeito melhor que esse daí”, diz Cidade

Wilson Lima declara apoio a presidente da Assembleia Legislativa

“Não há outro caminho. Conte comigo. Sou um soldado em sua campanha. Vamos à guerra.”, disse o governador

O governador disse ter 10 partidos no arco de aliança de Cidade

União Brasil, PP, Republicanos, Podemos, PRD, PSB, Solidariedade, PMB, Rede e PRTB devem fechar com Roberto

Ato marca rompimento político entre o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida

“Guerra”

A disputa pela prefeitura de Manaus começa a ganhar corpo e ontem tivemos mais uma importante movimentação no tabuleiro com a oficialização da candidatura de Roberto Cidade à prefeitura de Manaus, contando com o total apoio do governador Wilson Lima, que oficialmente decretou o rompimento com o prefeito de Manaus, David Almeida.

“Vamos à guerra”, disse Wilson Lima.”

Roberto Cidade

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Roberto Cidade, o mais votado na história do Amazonas, promoveu uma grande festa no Clube do Trabalhador do Sesi, demonstrando sua força ao reunir uma multidão de apoiadores, vereadores, deputados, prefeitos do interior, representantes dos dez partidos políticos que compõem o arco de alianças do União Brasil em Manaus e o presidente nacional da sigla, Antônio Rueda.

“To pronto”

Em seu discurso, Cidade agradeceu o apoio e a confiança de seu grupo político e afirmou estar preparado para o desafio.

“Roberto Cidade é o candidato desse grupo político aqui. Estou pronto. Estou preparado para o desafio. Tenho certeza de que Manaus merece um prefeito melhor do que esse aí. Estamos juntos, governador. Unidos por Manaus”, disse o pré-candidato a prefeito.

Cabo eleitoral

Principal liderança do União Brasil no Amazonas, o governador Wilson Lima deixou claro que vai se engajar diretamente na campanha de Cidade.

Ele ressaltou que Roberto já demonstrou inúmeras vezes seu poder de articulação, sua serenidade no tratamento de questões sensíveis e sua capacidade administrativa à frente da Aleam.

“Guerra”

O governador também afirmou que Cidade está preparado para ser o próximo prefeito de Manaus e convocou os aliados.

“Não há outro caminho. Conte comigo. Sou um soldado em sua campanha. Vamos à guerra”, disse o governador, reiterando que em seu grupo estão as principais lideranças políticas do estado.

Aliança

No evento, havia representantes dos dez partidos políticos que compõem o arco de alianças do União Brasil.

União Brasil, PP, Republicanos, Podemos, PRD, PSB, Solidariedade, PMB, Rede e PRTB devem fechar com Roberto.

Com esse arco de aliança confirmado, Cidade deverá ser o candidato com mais tempo de rádio e TV, além de um voluptuoso fundo partidário para a campanha. Também contará com o maior número de vereadores nas ruas.

Dada a largada

O deputado federal licenciado e membro da executiva nacional do UB, Fausto Santos Jr., afirmou que a largada para a campanha de Cidade foi dada.

A partir de agora, as maiores lideranças de Manaus vão às ruas para promover o nome de Roberto Cidade, e ele certamente será vitorioso nessa campanha.

Pesquisas

Quando Cidade foi questionado por um jornalista sobre estar em quarto lugar nas pesquisas eleitorais, Wilson tomou a palavra e fez um paralelo com suas próprias campanhas eleitorais.

Recado

“Em 2018, ninguém acreditava que eu conseguiria registrar minha candidatura eleitoral. Quando registrei minha candidatura, muitos duvidavam que teria fôlego para uma campanha. No segundo turno, disseram que não conseguiria competir. Apesar disso, fui eleito, e hoje estou no segundo mandato. O resto é história”, disse o governador, reiterando que Cidade é um político com trabalho, “e é isso que a população de Manaus quer”.

Vice

Em relação à composição da chapa, o governador Wilson Lima afirmou que o nome do vice-prefeito de Roberto Cidade será definido apenas em agosto, no final do prazo para a definição das convenções partidárias e registros de candidatura.

Curiosidades

Os deputados federais do União Brasil, Saullo Vianna e Pauderney Avelino, não compareceram ao evento.

Sendo aliados próximos do senador Omar Aziz (PSD), eles devem subir no palanque do prefeito David Almeida (Avante).

Por outro lado, o Coronel Menezes esteve presente no evento, ocupando um lugar discreto no fundo do palco, sendo mencionado como convidado.

É esperado que ele se junte aos mais de 300 candidatos a vereador que irão pedir votos para Cidade.

Ele deve abandonar o PL e ir para o PP.

Pré-candidatos

Com a inclusão de Roberto Cidade, pelo menos sete nomes estão confirmados como pré-candidatos à prefeitura de Manaus.

Amom Mandel, David Almeida, Capitão Alberto Neto, Wilker Barreto, Israel Tuyuka e Maria do Carmo Seffair já oficializaram suas pré-candidaturas.

Batalha

Com a oficialização de diversas pré-candidaturas à prefeitura de Manaus e o claro posicionamento das principais lideranças políticas do estado, a cena eleitoral na capital do Amazonas ganha contornos de uma disputa intensa e acirrada.

O anúncio de Roberto Cidade apenas adiciona mais um elemento a esse cenário já fervilhante, onde diferentes interesses, ideologias e estratégias se chocam em busca do apoio popular e do poder municipal.

Com isso, a expectativa é de uma disputa eleitoral marcada por debates acalorados, alianças inesperadas e uma corrida incessante pelo voto do eleitorado manauara.

2026

Além disso, é importante ressaltar que o próximo prefeito terá um papel fundamental na disputa eleitoral de 2026 para o governo do Amazonas e as duas vagas para o Senado Federal, tornando a eleição municipal de Manaus ainda mais relevante e estratégica para o cenário político estadual.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto.am

TikTok: @diretoaoponto.am

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 985566-4150

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário