Você está visualizando atualmente Opinião | Pesquisa aponta que oito em cada dez manauaras aprovam gestão de David Almeida

Opinião | Pesquisa aponta que oito em cada dez manauaras aprovam gestão de David Almeida

Opinião | Pesquisa aponta que oito em cada dez manauaras aprovam gestão de David Almeida

Prefeito cumpre promessa e 100 mil famílias têm tarifa social de água

Chefe do Executivo Municipal pede perdão a trabalhador por abordagem de fiscal e condena atitude

Wilson Lima e David Almeida acertam últimos detalhes para escolha do vice

Preso no mensalão do PT, Zé Dirceu lança livro no Amazonas e se encontra com Braga, Nicolau e Amazonino

Amazonino Mendes marca lançamento oficial de candidatura para o dia 30 de julho

Ricardo Nicolau confirma convecção para o dia 31 de julho

Wilson Lima marca lançamento oficial de candidatura para 4 de agosto

Eduardo Braga confirma convenção do MDB para o dia 5 de agosto

Convenção interna, PSD oficializa candidatura de Omar à reeleição

Aprovado

Oito em cada dez manauaras consideram a gestão de David Almeida (Avante) à frente da Prefeitura de Manaus ótima, boa ou regular.

É o que aponta a pesquisa divulgada ontem (26), pelo Real Time Big Data, que entrevistou mil manauaras entre os dias 22 e 23 de julho.

O estudo mostra que 79% dos moradores da capital amazonense aprovam a atuação de David no comando da cidade e estão satisfeitos em áreas como saúde, limpeza urbana, asfaltamento das vias, iluminação pública e educação, além do transporte coletivo e saneamento.

Promessa

Além de ser um prefeito presente no dia a dia da cidade, com visitas constantes a frentes de obras e bairros, o cumprimento da promessa de garantir a tarifa social de água a 100 mil famílias certamente ajudou na avaliação positiva de David.

Soma-se a isso, as ruas limpas, as pintura das praças e, sobretudo, o Programa Asfalta Manaus, que já colocou asfalto de qualidade em mais de mil ruas.

Perdão

Por falar em David, ele pediu perdão ao vendedor de queijo que foi abordado de forma truculenta por um fiscal da Prefeitura na Ponta Negra no último domingo (24).

O vídeo da ação desproporcional do servidor público viralizou nas redes sociais e causou revolta na população.

“Em nome da Prefeitura de Manaus eu quero aqui me solidarizar com o ambulante e com a família do ambulante que foi abordado de forma indevida e excessiva no último domingo por um fiscal da Prefeitura de Manaus. A prefeitura não concorda e eu quero aqui pedir desculpas ao ambulante e a família do ambulante e da forma como você se indignou, eu também me indignei e dessa forma eu peço desculpas e perdão”, disse o prefeito.

Aliança

A avaliação positiva e jeito humano de tratar as pessoas fez de David a “noiva” destas eleições. E como já é sabido, quem conseguiu cortejá-lo foi Wilson Lima.

A dupla, inclusive, se reuniu na noite da última segunda-feira (25), para acertar os últimos detalhes das convenções tanto do União Brasil, quanto do Avante — que devem ser no mesmo dia 4 de agosto — e definir a escolha do vice, que ficará à cargo do prefeito.

O encontro foi registrado nas redes sociais: “Alinhando a reta final das convenções e os últimos detalhes para a escolha do vice”, escreveu David.

Articulação petista

Preso no esquema do mensalão e do Petrolão, o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula (PT), José Dirceu, está no Amazonas para fazer o lançamento de seu livro “Zé Dirceu – Memórias”.

O petista vai aproveitar sua passagem pelo Estado para se reunir com os candidatos locais que apoiam a candidatura de Lula e alinhar as estratégias eleitorais.

Na agenda, estão marcados encontros com Eduardo Braga (MDB), Amazonino Mendes (Cidadania) e Ricardo Nicolau (Solidariedade).

Data marcada

Falando em Amazonino, ele definiu a data da convenção da federação PSDB/Cidadania que irá homologar sua candidatura ao Governo do Amazonas e do ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), ao Senado.

Será no próximo sábado (30), a partir das 10h na quadra da Escola de Samba Sem Compromisso, na Avenida Margarita, zona Norte de Manaus.

No domingo

No dia seguinte, no domingo (31), será a vez da convenção do Solidariedade, que confirmará a candidatura do deputado estadual Ricardo Nicolau ao Governo do Amazonas.

Essa será a segunda disputa seguida do parlamentar a um cargo executivo e marcará a despedida dele da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), casa onde passou cinco mandatos.

O evento será na quadra da Escola de Samba Unidos do Alvorada, no bairro de mesmo nome, a partir das 9h.

No prazo final

Já o governador Wilson Lima vai deixar a convenção do União Brasil para o penúltimo dia do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a homologação das candidaturas.

O evento da sigla será no dia 4 de agosto, uma quinta-feira, no Espaço Via Torres, no bairro Parque 10 de novembro, a partir das 18h.

Além de Wilson, serão anunciado os nomes que concorrerão a deputado federal e estadual.

Último dia

Oficialmente apoiado por Lula (PT), Eduardo Braga fará a convenção do MDB no dia 5 de agosto, na sede do partido no Parque 10.

Em nota enviada à imprensa, a sigla informou que durante a convenção será feita a eleição por voto direto e secreto para escolha de candidatos do partido a governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Segundo o edital, o partido irá decidir coligações com outros partidos às eleições majoritárias.

Sem militância

Também aliado de Lula, o senador Omar Aziz (PSD) oficializou sua candidatura à reeleição em convenção interna, que não contou com a presença da militância e teve poucos veículos de comunicação.

Não houve, vale lembrar, nem convite para que a imprensa participasse do evento.

A sigla confirmou que não terá candidatos a deputado estadual.

Federais

Já para federal, o PSD terá três candidatos à reeleição: Átila Lins, Marcelo Ramos e Sidney Leite.

Além deles, outros nomes disputarão sua primeira eleição em nível federal, como a delegada Débora Mafra, o empresário Orsine Júnior e a Bancada Delas, formada por cinco conselheiras tutelares com grande atuação nos bairros de Manaus. São elas: Kiky Anjos, Adelyane Lobato, Nivia Abrahão, Marinez Paz e Rosália Bernardino.

A vereadora Andrea Mara, de Itacoatiara, e os ex-vereadores de Manaus, Coronel Gilvandro e Givancir Oliveira, também foram oficializados como candidatos a federal.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário