Opinião | Governador reúne políticos no festival de Parintins
13 prefeitos passaram pelo camarote do Governo no Bumbódromo nos três dias de festa
Wilson Lima comemora aniversário e prefeitos, deputados e vereadores prestigiam
David Almeida, Bi Garcia, Roberto Cidade e David Reis marcam presença
Amazonino, Braga, Arthur e Omar não vão à Ilha
Pré-candidatos ao Governo, Ricardo Nicolau e Carol Braz curtem o evento
Ministro do STF que havia confirmado presença falta, assim como representantes do Governo Federal
Festival Folclórico é marcado por mensagens políticas
Caprichoso e Garantido relembram assassinatos de Dom e a Bruno
Bumbá Azul foi muito superior ao Vermelho na Arena, afirma Tirulipa
Caprichoso ou Garantido? Campeão do Festival será conhecido hoje
⭕
Boi e política
O Festival Folclórico de Parintins comumente reúne políticos que simpatizam com a festa dos bois Caprichoso e Garantido.
E em ano eleitoral, sobretudo em pleito estadual, a Ilha Tupinambarana se transforma num lugar não só de ouvir as toadas, mas de articulação política, formação de alianças e até mesmo traições e “abandonos de barco”.
E em 2022 não foi diferente.
⭕
Matando a saudade
Muito impulsionada pela saudade — já que o Festival ficou suspenso por dois anos por conta da pandemia do coronavírus — uma multidão invadiu a cidade para curtir a festa.
O governador Wilson Lima classificou como “O maior Festival de todos os tempos”.
Segundo o Governo, cerca de 80 mil turistas pisaram no solo sagrado dos bumbás. E, claro, vários políticos também foram brincar de boi e matar a saudade de dançar o “dois pra lá, dois pra cá”.
⭕
Palanque
Nos três dias de apresentações, o governador Wilson Lima (União Brasil), por exemplo, recebeu políticos de diversas correntes ideológicas e partidárias no camarote do Governo do Estado no bumbódromo.
Prefeitos, deputados federais, estaduais e até vereadores do interior e capital, passaram por lá para curtir a festa de uma visão privilegiada e, também, conversar sobre o pleito deste ano com o chefe do Executivo Estadual.
⭕
Registrado
Os encontros entres os políticos pôde ser acompanhado pelas redes sociais, afinal, todo mundo que foi à Parintins e se reuniu ao redor do governador fez questão de publicar o registro.
⭕
Prefeitos
Ao todo, segundo fontes do Direto ao Ponto que estiveram em Parintins, 13 prefeitos, incluindo o de Manaus, David Almeida (Avante) e de Parintins, Bi Garcia (União Brasil), estiveram na arena, com conversas ao pé do ouvido com Wilson.
⭕
Chefes de poder
Além de chefes do Executivo, também estiveram no camarote de Wilson Lima chefes de outros poderes.
Por lá, marcaram presença o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil) e o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante).
⭕
Parabéns
O aniversário de 46 anos do governador foi um atrativo a mais aos políticos, que aproveitaram para fazer três coisas de uma só vez: assistir ao festival, articulações políticas e celebrar mais um ano de vida de Wilson Lima.
⭕
Lista
Na lista de presença no festival e aniversário do governador estiveram os deputados federais Capitão Alberto Neto (PL) e Delegado Pablo (União Brasil); os deputados estaduais: Delegado Péricles (PL), Saullo Vianna (União Brasil), Abdala Fraxe (Avante), Therezinha Ruiz (PL), Joana Darc (União Brasil), Alessandra Campêlo (PSC) e Cabo Maciel (PL).
Já entre os representantes da CMM estiveram: Jander Lobato (PSB), Diego Afonso (União Brasil), Fransuá (PV), Glória Carrate (PL), Bessa (SDD) e Sassá da Construção Civil (PT).
Além deles, o pré-candidato ao Senado, Coronel Alfredo Menezes (PL) também marcou presença.
⭕
Ausências
Muita gente foi a Parintins, mas outros tantos foram ausências sentidas, como o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB) — que é pré-candidato ao Senado; Omar Aziz (PSD); Amazonino Mendes (Cidadania) e Eduardo Braga (MDB).
Todos com história com os bois-bumbás e tradição de frequentar a Ilha Tupinamabarana durante o Festival.
⭕
Na festa
Já os pré-candidatos ao Governo, Ricardo Nicolau (SDD) e Carol Braz (PDT), e o pré-candidato ao Senado, Luiz Castro (PDT), estiveram em Parintins, mas curtiram a festa longe da aglomeração política.
Nicolau esteve no camarote da Samel, empresa de sua família, que inclusive é patrocinadora oficial do Festival.
E Carol e Luiz aproveitaram para se aproximar do eleitorado e andar pelas ruas da cidade.
⭕
Não veio
Presença até então confirmada, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, não foi a Parintins, assim como nenhum outro governador de estado e representantes do primeiro escalão do Governo Federal.
Nos bastidores, comentou-se a possibilidade da participação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho do presidente da República, mas ele também não compareceu.
⭕
Militância
Se nos bastidores das apresentações a política fervilhou, dentro da arena mensagens de cunho ideológico também tiveram destaque tanto por Caprichoso quanto por Garantido.
Quem acompanha a apresentações dos bois constantemente diz que esse foi, sem dúvidas, o Festival mais militante de todos os tempos, com pautas LGBT, de empoderamento feminino e uso de expressões utilizadas no debate político, como “patriarcado”, “genocídio”, “negacionista”, “todes” e apologia a nomes da esquerda como a Psolista Sônia Guajajará.
O festival da lacração.
⭕
Bruno e Dom
Ambos os bois também homenagearam o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, assassinados no início deste mês no Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte.
⭕
Tuxauas
Pela primeira vez na história dos bois, mulheres representaram os tuxauas – que são os líderes políticos das tribos — na primeira noite de apresentação do Garantido.
Enquanto três mulheres, sendo duas delas fisiculturistas, carregavam a fantasia que pode chegar a mais de 100 quilos, a levantadora de toadas Márcia Siqueira cantou a música “Revolução das Cunhãs”, que foi, segundo o bumbá, um clamor contra o machismo e a favor da exaltação feminina, sobretudo da posição do poder matriarcal das mulheres em tribos indígenas.
⭕
“Todes”
Já o Caprichoso, utilizou as cores do arco-íris na arquibancada na noite do sábado (25), para apoiar a liberdade e defender a comunidade LGBTQIAPN+.
Nas redes sociais do boi, inclusive, foi usada a linguagem neutra: “todes”.
“O Boi Caprichoso é um boi de todes!”, escreveu a agremiação.
⭕
Divergência
Obviamente o posicionamento dos bois causou divergência. Enquanto uns aplaudiram, outros tantos mostraram indignação.
A verdade é que questões ideológicas não são e não deveriam ser o foco principal do Festival.
Neste ano, ao contrário, as agremiações abandonaram a inocência da brincadeira de boi, foram incisivos e promoveram discursos ao estilo “lacração”, quase que uma celebração do socialismo.
Teve momentos que muita gente pensou que o Lula iria sair de alguma alegoria.
⭕
Superioridade
Outro ponto que chamou atenção e bastante comentado nos bastidores entre os brincantes e diversos artistas e personalidades que passaram por Parintins, entre eles o humorista Everson de Brito Silva — mais conhecido como Tirulipa — que ano passado recebeu o Título de Cidadão do Amazonas, foi a superioridade na Arena do Caprichoso em relação ao Garantido.
Em suas redes sociais, Tirulipa destacou a beleza dos bois-bumbás, mas enfatizou o que todos que assistiram às três noites do Festival perceberam.
“O Caprichoso ganhou de lavada do Garantido em estrutura e tecnologia. E olha que os dois recebem a mesma verba, hein. Mas o investimento em tudo, roupas, maquinário, fogos de artificio, o Caprichoso botou pra lascar”, afirmou o humorista.
⭕
Campeão
O bumbá campeão do 55º Festival Folclórico de Parintins será conhecido nesta segunda-feira (27), a partir das 14h. Neste horário, os envelopes dos nove jurados começam a ser abertos no Bumbódromo de Parintins.
A apuração será transmitida em todas as suas emoções a partir das 14h, na TV A CRÍTICA (canal de TV aberto e também no canal do Youtube).
Siga a Direto ao Ponto:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaopontonews
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Redação: 92 99189-4271
Editor-chefe: 92 99109-1099