Opinião | O adeus a Murilo Rayol: empresário, compositor e um bon-vivant, amante de samba e de boi-bumbá

Opinião | O adeus a Murilo Rayol: empresário, compositor e um bon-vivant, amante de samba e de boi-bumbá

Opinião | O adeus a Murilo Rayol: empresário, compositor e um bon-vivant, amante de samba e de boi-bumbá

Velório do empresário reúne amigos, políticos, escolas de samba e os bois de Parintins

Uma vida digna de livro, com histórias de alegria, mulheres e empreendedorismo

“Ele tinha uma alegria de viver inspiradora”, disse o governador Wilson Lima

Do jeito que ele gostava

As últimas homenagens ao empresário Murilo Rayol, 72, que morreu no último sábado (25), vítima de um infarto, foram exatamente do jeito que ele gostava e viveu: regada a samba, com a presença dos bois de Parintins, muitas histórias e cercada de amigos.

Anúncios

O estacionamento da funerária Canaã, na Rua Major Gabriel, ficou pequeno para receber a quantidade de pessoas que foram se despedir de um homem que teve como marca registrada sua alegria, muito bem retratada na homenagem que a escola de samba A Grande Família fez a ele em 2019, onde o enredo foi: “Eu quero é ser feliz”.

Apesar das lágrimas e a dor da despedida, o sentimento é de que Murilo se foi, mas sua história e seu alto astral ficarão sempre marcados na vida daqueles que conviveram com ele.

Samba de despedida

Ao som da bateria da escola de samba Vitória Régia e do “Samba 1”, de autoria de Murilo – que será o samba de enredo oficial da agremiação da Praça 14 no carnaval de 2022 – o cortejo seguiu para o cemitério São João Batista.

Amigo há mais de 40 anos do empresário amazonense, o sambista Neguinho da Beija-Flor coincidentemente estava em Manaus para participar de um aniversário – que foi cancelado – e esteve na despedida de Murilo.

“Não conheci ninguém com a alegria de viver do Murilo Rayol. Era incomparável a energia que ele irradiava. Sempre de bem com a vida”, afirmou.

Vida digna de livro

A vida de Murilo Rayol é daquelas que cabe perfeitamente num livro e quem sabe até mesmo num filme. Filho de pais de classe média, sempre foi um apaixonado pelo Rio de Janeiro, que segundo consta, visitava anualmente desde os três anos de idade.

Boêmio, sambista e “mulherengo”, foi casado três vezes, se envolveu com milhares ao longo da vida e também se destacou bastante na sua vida profissional.

Engenheiro de formação, além de ter sido presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) de 1985 a 1991, foi também um visionário, sendo o construtor do edifício Aruba, o primeiro prédio na Ponta Negra.

Sua casa na Ponta Negra e a famosa Boate Papagaio foram palcos de muitos encontros políticos e festas que movimentavam há décadas a alta sociedade e a noite manauara.

Homenagens

Após o anúncio da morte de Murilo Rayol, a classe política reagiu e passou a prestar homenagens ao empresário nas redes sociais. Murilo, que também era compositor, foi igualmente lembrado pela sua luta em difundir o festival de Parintins e as belezas da Amazônia pelo Brasil e pelo mundo.

O governador Wilson Lima (PSC), destacou que Rayol tinha uma alegria invejável. “Lamento profundamente o falecimento do empresário Murilo Rayol. Ele tinha uma alegria de viver inspiradora e deu uma grande contribuição à cultura e ao turismo do nosso estado”, disse.

O prefeito de Manaus, David Almeida, lembrou que Murilo Rayol foi alguém importante no cenário cultural. “Murilo era uma figura importante para o cenário cultural do Amazonas e deixa sua marca como empresário e incentivador. Que Deus o receba em sua morada eterna e que seja o conforto de todos que o admiravam”, destacou.

O senador Eduardo Braga (MDB), o presidente da Assembleia, Roberto Cidade (PV) e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL), também postaram em suas redes sociais homenagens ao empresário.

Solidariedade à família

O Direto ao Ponto se solidariza com os familiares e amigos de Murilo Rayol, sobretudo aos filhos Rogério e Renato Rayol neste momento de dor e despedida.

Que Deus conforte os corações enlutados na certeza de que Murilo Rayol sempre estará na lembrança de todos que tiveram oportunidade de conhecê-lo e conviver com ele.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Rebeca a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário