Você está visualizando atualmente Opinião | Presidente de El Salvador prende 60 mil infratores, constrói o maior presídio da América Latina e se torna fenômeno mundial

Opinião | Presidente de El Salvador prende 60 mil infratores, constrói o maior presídio da América Latina e se torna fenômeno mundial

Opinião | Presidente de El Salvador prende 60 mil infratores, constrói o maior presídio da América Latina e se torna fenômeno mundial

Odiado pela esquerda e pela grande mídia, Bukele possui 97% de aprovação da população e é um fenômeno mundial

Para a Globo, Nayib Bukele é um: “exemplo antidemocrático na região [América Latina]”

Para Bukele, o segredo do sucesso de El Salvador é a defesa dos valores tradicionais, trabalho duro e a fidelidade a Deus

Wilson Lima comemora visibilidade do Amazonas em campanha da Embratur na Times Square

Prefeitura de Manaus reajusta em 4,5% o salário dos servidores da saúde

Ex-BBB Gil do Vigor quer ser presidente do Brasil

El Salvador

Antes de Nayib Bukele alcançar a presidência do país, El Salvador era governada pela esquerda e marcada por guerras de gangue chamadas “padillas“, com uma média de 100 assassinatos por 100 mil habitantes.

Após 2019, quando Nayib foi eleito, aos 37 anos, o país passou a ter 7,8 homicídios a cada 100 mil habitantes. Uma redução de 92% no número de assassinatos.

De lá pra cá, o presidente de El Salvador se tornou um fenômeno mundial.

“Tolerância zero”

O plano do novo governo para acabar com a violência foi o projeto “tolerância zero”: o país adotou um “regime de exceção” solicitado por Bukele e aprovado pelo Congresso. 

Sua gestão prendeu mais de 60 mil bandidos que cometem crimes graves e brandos e construiu o maior presídio da América Latina para abrigar todos os infratores.

Apoio

Com o apoio Congresso, foram aprovadas leis endurecendo as penas para crimes e dando agilidade no processo penal.

Além disso, o presidente, com apoio do Congresso, destituiu juízes e promotores legalistas e contrários as medidas e alterou a Suprema Corte ao destituir cinco magistrados.

Aprovação recorde 

A política de segurança pública de Bukele é elogiada pela grande maioria do país. 

Segundo pesquisa do instituto Gallup, Bukele possui 97% de aprovação da população de El Salvador.

Grande parte de sua população relata que o país passou a ter uma normalidade nas ruas que não se via há décadas.

Teoria das janelas quebradas

Uma das explicações para o sucesso de Bukele é a teoria das janelas quebradas.

Dois carros idênticos foram abandonados em dois bairros distintos. Um foi colocado no Bronx, bairro de alta criminalidade em Nova York; o outro em Palo Alto, na Califórnia, uma zona rica e tranquila.

O carro do Bronx foi vandalizado e teve suas peças roubadas, enquanto o de Palo Alto manteve-se intacto. Para avaliar outras possibilidades, os pesquisadores resolveram quebrar o vidro do carro na Califórnia para ver o que aconteceria.

Explicação

Com a quebra do vidro, foi desencadeado o mesmo processo de roubo, violência e vandalismo.

Por que o vidro quebrado no veículo abandonado num bairro supostamente seguro foi capaz de desencadear todo um processo de delitos?

Evidentemente, não foi devido à pobreza.

Baseada nessa experiência, a teoria das janelas quebradas foi desenvolvida.

Economia

Bukele também vem fazendo sucesso na área econômica. Duas de suas iniciativas de destaque foram a redução drástica de impostos e a redução da maquina pública.

O governo de Bukele já reduziu o número de deputados de 84 para 60, economizando todo o dinheiro destinado para os políticos. 

O governo também apresentou uma lei que reduzirá 83% dos municípios do país, economizando o dinheiro destinado a políticos e estruturas governamentais.

Sucesso

As medidas econômicas e de austeridade de Bukele vem surtindo um efeito positivo para o país. 

A Fitch Ratings, agência de classificação de créditos dos EUA, subiu a classificação da confiabilidade da economia de El Salvador em 3 degraus.

Defesa de valores tradicionais

Nayib Bukele afirma que o segredo do sucesso de El Salvador é a defesa dos valores tradicionais, trabalho duro e a fidelidade a Deus.

“Se você veem os noticiários internacionais se darão conta que os valores mais importantes que existem para o ser humano estão sendo rechaçados. A honra, a coragem, a lealdade, o amor pelo próximo, até em Deus, diminuem cada vez mais e ainda são desvalorizados pela grande mídia. Muitas nações estão perdendo os valores que as fizeram grandes, que foram responsáveis pelo seu desenvolvimento.”, diz Bukele.

”Autoritarismo” 

Para a grande mídia de esquerda o presidente de El Salvador é um ditador. 

Recentemente o jornal O Globo afirmou que Nayib Bukele é um: “exemplo antidemocrático na região [América Latina]”.

Para ONGs de direitos humanos, Bukele não respeita os direitos dos presos e considera os processos penais abusivos.

Convite

Durante os Jogos Centroamericanos de 2023, realizados em El Salvador, Bukele convidou os diversos jornalistas da mídia internacional que cobriram o evento a saírem às ruas e conversarem com os el-salvadorenhos sobre o que eles acham da vida no país. 

“Perguntem se vivemos em uma ditadura, se a vida no país é ruim. Não levem em conta o que eu digo, mas o que a população pensa. Vocês falam sobre nosso país sem nos conhecerem, sem terem vindo até aqui. Em El Salvador você pode sair às ruas com segurança, sem ter o que temer”.

Fenômeno 

Segundo um levantamento recente feito pela agência Digitips que circulou nas redes, Bukele é hoje o líder mundial mais seguido no TikTok. 

Em maio de 2023, eram mais de 5,7 milhões de seguidores, à frente de Lula (4,3 milhões) e do francês Emmanuel Macron (3,9 milhões).

A população total de El Salvador é de cerca de 6,3 milhões de pessoas.

No Instagram, Bukele, com 4,8 milhões de seguidores, só fica atrás de Lula entre os líderes latinos e está bem à frente de mandatários de países muito maiores, como o mexicano Andrés López Obrador e o argentino Alberto Fernandez.

Salário

Em reunião extraordinária da Mesa Municipal de Negociação do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada na manhã desta quinta-feira (27), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi anunciado o reajuste de 4,5% para os servidores estatutários da saúde, que começa a ser pago em agosto. 

Como o mês da data-base da categoria é abril, os valores retroativos ao período de abril a julho serão pagos em janeiro de 2024.

Times Square

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB) comemorou a visibilidade que o Amazonas está tendo na campanha na Times Square em Nova Iorque lançada pela Embratur com o slogan “It’s Spectacular. 

It’s Brasil”, para turbinar e atrair a vinda de turistas dos Estados Unidos ao Brasil.

“O Amazonas é espetacular. A Embratur Brasil lançou uma campanha na Times Square, em Nova Iorque, chamando turistas a conhecerem o Brasil. Claro que nosso estado não iria ficar de fora. O Encontro das Águas marcou presença, mas no fundo a gente sabe que o Amazonas é incomparável não só na natureza, mas também na cultura e na gastronomia”, destacou Wilson Lima.

Presidenciável 

O ex-BBB e economista, Gil do Vigor, afirmou nessa quarta-feira (26), no podcast PodPah, que após concluir seu PhD em Economia na Universidade de Davis, nos Estados Unidos, o próximo grande sonho é se tornar presidente do Brasil.

“Tenho [um objetivo final]. Quero ser presidente do Brasil. Quero muito, juro por Deus. Acredito que sou muito a cara do nosso país e que tenho uma missão nessa Terra”, disse Gil do Vigor.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário