Você está visualizando atualmente Opinião | PF e Ibama fazem operação contra garimpo no Amazonas e 131 balsas são destruídas

Opinião | PF e Ibama fazem operação contra garimpo no Amazonas e 131 balsas são destruídas

Opinião | PF e Ibama fazem operação contra garimpo no Amazonas e 131 balsas são destruídas

Plínio Valério e Delegado Pablo querem regulamentação da atividade

Doria vence prévias do PSDB para disputa da Presidência em 2022

‘É hora de construir a unidade partidária’, diz Arthur Virgílio ao parabenizar vencedor das prévias

Governador Wilson Lima destinou mais de 1,7 bilhão em investimentos para Manaus

David e Menezes têm encontro com Bolsonaro nesta semana

Políticos amazonenses vão assistir final da Libertadores no Uruguai

Balsas em chamas

No último final de semana, a Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Força Nacional e a Marinha do Brasil realizaram uma operação em conjunto para tentar conter o avanço do garimpo ilegal na região da Amazônia.

Durante a ação, três pessoas foram presas e 131 balsas utilizadas para mineração ilegal foram destruídas na região. As embarcações se aglomeraram há alguns dias no Rio Madeira e a situação foi denunciada por ONGs como o Greenpeace.

Ministro da Justiça

No Twitter, o ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou que agiu “imediatamente contra o crime. Operação planejada rápida e executada eficientemente. Parabéns a todos os envolvidos.”, afirmou.

Bons projetos

O senador Plínio Valério (PSDB) disse que os garimpos no Amazonas já existem há muito tempo e se intensificaram a partir da desorganização e teimosia em querer ilegalizar uma coisa que pode ser legalizada.

“Eu sugiro legalizar o que pode ser legalizado e punir o que deve ser punido. Existem muitos projetos bons nesse sentido e quando esses projetos de mineração forem legalizados, certamente isso aí não ocorrerá”, afirmou o senador.

“Joio do trigo”

O deputado federal Delegado Pablo (PSL) se posicionou favorável a regulamentação da atividade de garimpo.
“A legalização irá separar o joio do trigo, o legal do ilegal”, disse.

Pablo propõe que a solução para a invasão de garimpeiros se dará com a exploração sustentável sendo feita por empresas, cooperativas e entidades responsáveis, respeitando as leis brasileiras e gerando emprego e renda para a população, principalmente no interior do estado.

“Criar regras e disciplina da atividade de mineração é a melhor forma de coibir a ilicitude. É preciso parar de tapar o sol com a peneira”, afirmou o deputado.

Doria vitorioso

O governador de São Paulo, João Doria, foi o vencedor das prévias do PSDB para a escolha do candidato à presidência da República do partido.

O tucano paulista teve 53,99% dos votos contra 44,66% do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e 1,35% do ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Esta foi a primeira vez que o partido recorreu à realização de prévias para escolher o pré-candidato à Presidência da República.

Unidade

Após o pleito, Arthur Virgílio parabenizou João Doria pela vitória e enalteceu a decisão do PSDB de promover as prévias. O amazonense confessou que sabia que não iria ganhar, mas destacou que falou sobre a Amazônia.

“Estou muito orgulhoso desse momento. O importante agora é construirmos a unidade partidária. Encontrei um quadro polarizado, percorri o Brasil sabendo que não ia ganhar, mas fiz o meu trabalho: falei de Amazônia”, disse.

E união

O ex-prefeito de Manaus também afirmou que o resultado será respeitado por todos do PSDB e pediu união em torno do nome de João Doria.

“É hora de nos unirmos em torno do nome escolhido, unificar os discursos e todos nos doarmos para o João, para que possamos chegar às eleições de 2022 com grandes possibilidades de vitória e trazer o PSDB de volta ao centro das decisões políticas do país”, afirmou Virgílio.

Aceno a Moro

Um dia após sair vitorioso nas prévias do PSDB, Doria fez acenos a outros nomes de centro e centro-direita.
Em entrevista à CNN Brasil, o tucano não descartou uma aliança com o ex-juiz federal Sergio Moro e elogiou os senadores Simone Tebet (MDB-MS) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Investimento bilionário

Entre 2019 e 2021, o Governo do Amazonas já investiu mais de 1,7 bilhão somente na capital, entre obras concluídas, contratadas, em execução e convênios firmados com a Prefeitura de Manaus.

Neste período, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), o Governo concluiu 49 obras voltadas para áreas de saúde, sistema viário, segurança, além de trabalhos de requalificação, construções, entre outras intervenções.

Entre os projetos que ainda serão realizados estão a construção de um viaduto na Bola do Produtor e da nova feira e mercado da Manaus Moderna, além de repasse de recursos do Governo do Estado para subsídio do sistema de transporte público, garantindo a gratuidade de tarifas para alunos da rede pública, a partir de 2022.

Agenda presidencial

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o pré-candidato ao Senado, Coronel Menezes (Patriota) têm encontro agendado com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta semana em Brasília.

Ambos, inclusive, participam na próxima terça-feira (30), da filiação do mandatário da nação ao Partido Liberal.

Grana para Manaus

O prefeito estará com o presidente em busca de recursos para capital amazonense. Há duas semanas, ele esteve na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em busca de emendas dos deputados estaduais e revelou que se encontraria com Bolsonaro para pleitear repasses na ordem de R$ 1,2 bilhão.

A grana será utilizada para a recuperação econômica da cidade no pós-pandemia e, obviamente, para a realização de obras que impulsionam a economia e geram empregos.

Políticos no Uruguai

O deputado federal Delegado Pablo (PSL), o estadual Delegado Péricles (PSL) e o ex-vereador de Manaus, Hiram Nicolau (SDD), estiveram em Montevidéu (URU) para assistir à final da Copa Libertadores entre Palmeiras e Flamengo.
Os três — que são flamenguistas roxo — fizeram questão de registrar nas redes sociais o apoio dado ao clube do coração in loco.

No entanto, o trio voltou ao Brasil frustrado, já que, em campo, o vencedor foi o Palmeiras. Pablo, inclusive, lamentou o revés, mas exaltou a bela festa feita pela torcida no estádio Centenário.

“Parabéns a todos os atletas de ambos os times que fizeram um lindo espetáculo. Hoje não deu para o nosso Mengão. Flamengo eu sempre hei de ser!”, escreveu no Instagram.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário