No momento você está vendo Opinião | Primeiro debate entre os candidatos a senador tem clima quente

Opinião | Primeiro debate entre os candidatos a senador tem clima quente

Opinião | Primeiro debate entre os candidatos a senador tem clima quente

Arthur Virgílio Neto e Omar Aziz trocam farpas

Tucano chama líder do PSD de “senador medíocre”

Desembargador decide e Eduardo Braga deixa de ser “pardo” e volta a ser “branco”

Expectativa da esquerda é que 40 mil pessoas participem de comício de Lula em Manaus

Presidenciável do PT cumpre agenda no Amazonas nesta quarta-feira

Secretaria de Saúde esclarece fake news sobre acidente do Festival de Manacapuru

Governador dá expediente no município para dar suporte às vítimas da Ciranda Flor Matizada

Campanha decide que Bolsonaro participará dos próximos debates

Clima quente

Ao contrário do que foi o debate entre os candidatos ao Governo do Amazonas, o encontro entre os postulantes ao cargo de senador da República, realizado ontem pela rádio Band News Difusora, foi quente, com cutucadas e diversas acusações.

Os mais “ácidos” foram justamente os líderes nas pesquisas de intenções de votos: Arthur Neto (PSDB) e Omar Aziz (PSD), que busca a reeleição.

Medíocre

Em determinado momento do debate, o tucano fez críticas à atuação de Aziz como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado. Ele lembrou que a Corte Internacional de Haia recusou receber o relatório final do colegiado e, também, decidiu não receber os membros da comissão.

“Não houve nada, não aconteceu nada, ninguém foi punido. Então, eu considero que o senhor tenha sido talvez o mais medíocre senador que já se mandou para lá (Senado), o mais despreparado, mais desinteressado, o menos capaz”, disparou.

Retrucou

Omar, então, retrucou afirmando que Arthur Virgílio foi três vezes deputado federal, ministro do governo Fernando Henrique Cardoso e senador por oito anos, mas não trouxe nenhuma indústria para a Zona Franca de Manaus.

Renúncia

O momento mais quente, no entanto, foi já perto do final do debate quando Arthur lembrou que Omar teve os passaportes diplomáticos apreendidos pela Polícia Federal em 2019, no âmbito da Operação Vertex, quinta fase da Maus Caminhos.

O líder do PSD negou a informação – que é verdadeira – e disse que renunciaria sua candidatura se provassem que seus passaportes foram apreendidos.

Vacina

Arthur também cobrou que Omar mostrasse seu passaporte vacinal, questionando se realmente ele havia tomado a vacina para covid.

Em janeiro deste ano, o jornalista Alexandre Fernandes divulgou em suas redes sociais que o nome de Aziz não consta na lista de vacinados da prefeitura de Manaus e nem no site da saúde do Distrito Federal.

Diferente da grande maioria dos políticos, Omar Aziz nunca publicou uma foto sua tomando vacina contra a covid nas redes sociais.

Mudança de cor

Após a polêmica envolvendo a autodeclaração do candidato ao Governo do Amazonas, Eduardo Braga (MDB), que infirmou à Justiça Eleitoral ser pardo, sendo nitidamente um homem branco, o desembargador Victor Liuzzi Gomes determinou que o político deve ser identificado como branco.

Braga, vale lembrar, em toda sua carreira política sempre se declarou branco à justiça, mas para este pleito, no intuito de se beneficiar, “mudou de cor”.

Benefícios

Neste ano, a Emenda Constitucional 111 estabeleceu incentivos para a eleição de candidatos negros, além de candidatas mulheres. Os votos nessas candidaturas contarão em dobro para a distribuição de verbas públicas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera candidaturas negras as registradas pelos políticos que se autodeclararam como pretos ou pardos.

Expectativa alta

Falando em Braga, a equipe de campanha dele e líderes do Partido dos Trabalhadores no Amazonas estão na expectativa que o comício de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Manaus, na próxima quarta-feira (31), reúna cerca de 40 mil pessoas.

O evento será realizado na mesma casa de shows na Avenida das Torres onde o governador Wilson Lima (União Brasil) deu o pontapé inicial em busca de sua reeleição.

Menos, menos

O fato é que a última vez que a liderança do PT projetou um evento grandioso para Lula, o “tiro saiu pela culatra”.

No último dia 20 de agosto, o petista promoveu um comício no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, com a expectativa que mais de 100 mil pessoas comparecessem.

A realidade, no entanto, foi bem diferente e menos de 10 mil pessoas prestigiaram o evento petista.

Agenda

Lula pousará em solo amazonense na madrugada desta terça-feira (30) para quarta (31).

Às 10h fará uma visita à fábrica da Honda, no Polo Industrial de Manaus, e às 15h irá ao Museu da Amazônia.

Às 18h, a expectativa é que ele chegue ao local do evento.

Fake news

A Secretaria de Saúde (SES) emitiu nota para informar que são falsas as informações que circulam em sites de notícias de que o Governo do Amazonas negou apoio de saúde para o Festival de Cirandas no município de Manacapuru.

O evento contou com ambulâncias e equipe médica, tanto da SES quanto do Corpo de Bombeiros, além de insumos e medicamentos enviados pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

Na noite do último domingo (28), logo após o acidente com guindaste que deixou 23 pessoas feridas, a Secretaria de Saúde enviou, ainda, dez ambulâncias ao município para trazer parte dos feridos para a capital.

In loco

Preocupado com a situação dos cirandeiros após o acidente, Wilson Lima suspendeu a sua agenda institucional e de campanha em Manaus, e foi até Manacapuru para acompanhar de perto o trabalho das equipes do Governo em apoio às vítimas.

Avaliação positiva

Depois de avaliações positivas quanto a participação de Jair Bolsonaro (PL) no debate na Band, realizado no último domingo (28), a campanha do presidenciável garantiu a sua presença aos próximos eventos na TV.

Benéfico

Segundo a reportagem, houve um consenso de que a exposição, ainda que o candidato à reeleição tenha sido o principal alvo dos adversários, foi benéfica.

Nesse sentido, a campanha tentará explorar o saldo positivo para reduzir a diferença para Lula nas pesquisas de intenções de voto.

Vale destacar também que a cúpula do PT se frustrou com o desempenho de Lula no embate.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário