Opinião | Direto ao Ponto Pesquisas: David Almeida tem 34,4%, Roberto Cidade 22,6%, Alberto Neto 15,3% e Amom Mandel 14,9%
7º levantamento aponta David Almeida e Roberto Cidade no 2º turno em Manaus
Briga pelo 3º lugar esquenta: Alberto Neto e Amom têm uma diferença de apenas 0,4%
Cenários de 2º turno apontam empate técnico entre David e Cidade, e ampla distância de David contra Alberto Neto e Amom
Todas as atenções se voltam para o último debate, que será realizado no próximo dia 03 pela Rede Amazônica
“Flopou”: motociata promovida por Alberto Neto e sua vice, Maria do Carmo Seffair, foi “miado”
Justiça suspende Pesquisa da AtlasIntel por suspeita de irregularidades
Semana decisiva
Com apenas seis dias para a eleição, o cenário eleitoral em Manaus se mostra cada vez mais definido, com David Almeida e Roberto Cidade confirmados como os principais candidatos a disputarem o segundo turno.
A briga agora se concentra pela terceira colocação, entre Capitão Alberto Neto e Amom Mandel, que se encontram em uma disputa acirrada, com uma diferença de apenas 0,4 ponto percentual.
Fiasco
Mesmo com a proximidade da eleição, a tentativa de Alberto Neto de alavancar sua campanha com a visita de Jair Bolsonaro, no último sábado (28), foi considerada um verdadeiro fiasco.
Déjà vu
O segundo evento promovido pelo candidato também foi bem abaixo do esperado e, ao invés de fortalecer sua posição, pode ter surtido o efeito oposto.
O evento soou como um “tiro no pé” e não deve interferir significativamente nos números da reta final.
Debate
Agora, todas as atenções se voltam para o último debate, que será realizado no próximo dia 03 pela Rede Amazônica (TV Globo), o mais relevante da campanha.
É a última grande oportunidade de atrair o eleitorado ainda indeciso e tentar uma última arrancada para mudar o panorama da disputa.
Porém, como bem sabemos, na política tudo pode acontecer — inclusive nada.
E a tendência é que o cenário permaneça exatamente como está.
7ª Pesquisa
O levantamento mais recente do Direto ao Ponto Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (30), reforça essa polarização entre David Almeida (34,4% das intenções de voto) e Roberto Cidade (22,6%), confirmando que ambos os candidatos devem seguir para o segundo turno.
Capitão Alberto Neto (15,3%) aparece logo atrás, ultrapassando Amom Mandel (14,9%) em uma disputa acirrada pelo terceiro lugar, com ambos os candidatos separados por uma margem estreita de votos.
Turma de baixo
Ainda na pesquisa estimulada, Marcelo Ramos registra 5,2%, seguido por Wilker Barreto (0,9%) e Gilberto Vasconcelos (0,2%).
Além disso, 2,9% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder, enquanto 3,6% afirmaram que pretendem votar em branco ou anular.
Votos válidos
Quando consideramos apenas os votos válidos, David Almeida chega a (36,8%) e Roberto Cidade aparece com (24,2%).
Capitão Alberto Neto e Amom Mandel continuam em disputa acirrada, registrando 16,4% e 15,9%, respectivamente.
Marcelo Ramos mantém 5,6%, Wilker Barreto fica com 0,9% e Gilberto Vasconcelos aparece com 0,2%.
Espontânea
No cenário espontâneo, onde o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, David Almeida segue na frente com 30,4% das intenções de voto, enquanto Roberto Cidade mantém 16,0%.
Amom Mandel registra 10,8% e Capitão Alberto Neto tem 8,8%.
Ramos, Wilker e Gilberto surgem com percentuais menores, enquanto 29,6% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar, e 1,9% declararam voto em branco ou nulo.
Consolidação de voto
Entre os eleitores entrevistados, 64,5% disseram que o voto está decidido.
Os indecisos são 33,7%, que disseram que ainda podem mudar de candidato.
1,8% não souberam opinar.
Empate técnico
No cenário de segundo turno entre David Almeida e Roberto Cidade, ambos aparecem tecnicamente empatados.
David soma 46,2% e Cidade 39,3%, com uma diferença de 6,9 pontos percentuais.
Votos brancos e nulos somam 12,3%, enquanto 2,2% dos entrevistados não souberam responder.
Distância significativa
Já nos cenários de segundo turno entre David e Alberto Neto, assim como David contra Amom, o prefeito abre uma distância significativa.
Contra Alberto Neto, David aparece com 52,2%, enquanto Alberto Neto registra 33,1%, uma diferença de 19,1 pontos percentuais.
Contra Amom, David atinge 55,1% das intenções de voto, enquanto Amom marca 31,4%, uma diferença ainda maior, de 23,7 pontos percentuais.
Dados da pesquisa
Realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, a pesquisa entrevistou presencialmente 830 eleitores de Manaus, cobrindo as seis zonas eleitorais da capital.
Com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais e um grau de confiança de 95,5%, o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09622/2024.
Certezas
Até o momento, tudo indica que o duelo entre David Almeida e Roberto Cidade será o principal foco na reta final da campanha.
Além disso, as pesquisas mostram que Cidade é o único candidato com chances reais de vencer David Almeida em um eventual segundo turno.
Incertezas
Já a incerteza fica por conta da disputa pelo terceiro lugar, entre Alberto Neto e Amom, e qual nome eles irão apoiar em um eventual segundo turno.
Pelo menos para Alberto Neto, os sinais já parecem claros: ele deve trocar o “verde e amarelo” pelo “laranja” no segundo turno.
Já Amom, “não sabe se casa ou se compra uma bicicleta”.
Se continuar em cima do muro, o cenário pode ficar ainda mais difícil para ele em 2026, quando tentará a reeleição, visto que a falta de posicionamento pode comprometer ainda mais sua relação com o eleitorado e a falta de grupo dificultar seu futuro político no Amazonas.
Pesquisa suspensa
Ontem (29), a Justiça Eleitoral suspendeu a pesquisa da AtlasIntel divulgada na semana passada por suspeita de irregularidades.
A pesquisa sugeria um cenário de segundo turno entre David Almeida e Alberto Neto, destoando de outras 48 pesquisas divulgadas ao longo deste ano por 10 diferentes institutos — Direto ao Ponto, Diário do Amazonas/EAS, Eficaz, Futura, IPEN, Perspectiva, Pontual, Projeta, Quaest e Veritá —, que apontam cenários completamente diferentes.
Determinação
No despacho, o juiz eleitoral destacou que a AtlasIntel, em seu questionário, induziu o entrevistado em sua livre manifestação ou gerou vantagem indevida a determinados candidatos, descumprindo o art. 2º, inciso X, da Resolução nº 23.600/2019, determinando, assim, a suspensão da pesquisa.
Miou
Para encerrar, vale destacar a rápida passagem de Jair Bolsonaro a Manaus no último sábado (28) e a motociata seguida de comício promovido por Alberto Neto e sua vice, Maria do Carmo Seffair, que, na gíria manauara, foi “miado”.
Nem-Nem
Ficou a impressão de que, entre os poucos que participaram, metade estava ali apenas para ver o ex-presidente, sem real apoio à candidatura de Alberto Neto e Maria do Carmo.
A outra metade era composta majoritariamente por cabos eleitorais.
Pix de R$ 100
Nos bastidores, surgiram denúncias que revelaram uma situação ainda mais embaraçosa: conversas vazadas indicam um possível “mensalinho” de R$ 100 para motoqueiros que participassem do evento.
O caso já está sendo investigado pelo Ministério Público.
Carta fora do baralho
A última carta de Alberto Neto na manga não teve o efeito esperado na reta final da campanha.
Com isso, seu plano de tentar ultrapassar Roberto Cidade foi por água abaixo.
Agora, sua luta se resume a tentar se manter à frente de Amom em uma disputa que segue apertada pelo terceiro lugar.
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaoponto.am
TikTok: @diretoaoponto.am
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Redação: 92 98566-4150
Editor-chefe: 92 99109-1099