Opinião | Aprovação de David Almeida ultrapassa 84%, aponta Direto ao Ponto Pesquisas
Prefeito aumentou em quase 7% avaliação positiva de novembro do ano passado para cá
Presença nos bairros e parcerias com Governo do Estado alavancam imagem do chefe do Executivo Municipal
Número confirma importância de David no processo eleitoral deste ano
Wilson Lima lidera disputa ao Governo do Amazonas, aponta Pesquisa Perspectiva
Governador cresce nas intenções de voto espontânea e estimulada
Deputado Fausto Santos Jr cobra renúncia de senador Omar Aziz
Omar afirmou em debate que renunciaria se provassem que seu passaporte foi apreendido
Nas redes sociais, Fausto apresenta documento comprovando apreensão de passaporte e cobra promessa de Aziz
Lula cumpre agenda em Manaus nesta quarta-feira
Presidenciável do PT visitará a ZFM, se reunirá com indígenas e participará de comício
Por unanimidade, TRE-AM indefere pedido de candidatura avulsa de Chico Preto ao Senado
⭕
Em alta
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), segue muito bem avaliado pela a população da capital amazonense.
Na mais nova pesquisa do Direto ao Ponto Pesquisas publicada nesta quarta-feira (31), a gestão municipal alcança números expressivos.
Neste levantamento, realizado entre os dias 8 e 12 de agosto, 84,6% dos entrevistados avaliaram os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Manaus como ótimo, bom ou regular.
AVALIAÇÃO DE GESTÃO DO PREFEITO DAVID ALMEIDA – DIRETO AO PONTO PESQUISAS – AGOSTO 22 V3
⭕
Melhorou
O número supera a última avaliação feita em novembro do ano passado. Na ocasião, 77,7% dos moradores de Manaus sinalizaram positivamente as ações desenvolvidas pelo Executivo Municipal.
Ou seja, em 10 meses, David e sua equipe melhoraram sua imagem para 6,9% da população.
⭕
Presente
A avaliação positiva certamente é fruto da presença de David nos bairros de Manaus, considerando que dificilmente ele despacha em seu gabinete e tem desenvolvido diversas ações em parceria com o Governo do Estado.
As máquinas municipal e estadual, juntas, têm feito entregas significativas à população da capital como o asfaltamento de ruas por meio do programa Asfalta Manaus, o passe livre estudantil e os ônibus elétricos.
⭕
Pintura e limpeza
A pintura das calçadas e a limpeza das ruas também agregam pontos favoráveis a David Almeida.
É perceptível que a capital amazonense é uma cidade mais limpa e tem se tornado, também, colorida, o que obviamente chama a atenção.
⭕
Reconhecimento
Além disso, pesa o fato da população ter consciência de que David Almeida assumiu o posto de gestor de Manaus em meio à pandemia da Covid-19 e diante da maior cheia de todos os tempos. Mesmo com esses desafios, tem se demonstrado um prefeito atuante, presente e com disposição para resolver os problemas.
⭕
Papel importante
Tamanha aprovação coloca David como o principal cabo eleitoral nestas eleições, afinal, a capital representa em média 60% dos votos válidos do pleito.
Ciente disso é que o governador e candidato a reeleição, Wilson Lima (União Brasil), tratou de cortejar e conseguir a aliança do prefeito.
⭕
2024 é logo ali
Se mantiver esses números — e a tendência é que consiga — David Almeida chegará na eleição municipal de 2024 com muita força e fortes chances de vencer o pleito, quem sabe, até mesmo no primeiro turno.
⭕
Avante grande
Prova dessa força política será dada no dia 2 de outubro, quando o Avante, partido presidido no Amazonas pelo prefeito, deverá eleger uma boa bancada.
A expectativa é que faça pelo menos um deputado federal e três deputados estaduais.
Atualmente, a sigla não tem representantes amazonenses na Câmara Federal e conta apenas com Abdala Fraxe na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ele, no entanto, se elegeu em 2018 por outra sigla e ingressou no Avante durante a janela partidária deste ano.
⭕
Disparou
Com 20% das intenções de voto, o governador Wilson Lima (União Brasil), aparece quatro pontos percentuais à frente do segundo colocado, o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), que somou 15,9% na disputa pelo Governo do Amazonas, aponta a pesquisa espontânea divulgada ontem (30), pela Pesquisa Perspectiva.
O senador Eduardo Braga (MDB) aparece em terceiro lugar com 11,9%.
⭕
Wilson lidera
Já no cenário estimulado, a pesquisa aponta a liderança do governador Wilson Lima com 28,3% das intenções de voto, seguido de Amazonino Mendes com 26,8%.
Atrás deles está o senador Eduardo Braga com 21,5%.
⭕
Segundo pelotão
Ricardo Nicolau (Solidariedade) aparece com 6,3%, Henrique Oliveira (Podemos) com 2,3%, Carol Braz (PDT) com 2,3%, Israel Tuyuka (Psol) com 0,3% e Nair Blair com 0,1% das intenções de voto.
Branco e nulos somam 5,5% na pesquisa. Não sabem ou não responderam representam 6,7%.
Participaram da pesquisa 1.500 eleitores de Manaus e dos 24 maiores colégios eleitorais do Amazonas. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM 07370/2022.
⭕
Cumpra a palavra
Após o senador Omar Aziz (PSD) afirmar que renunciaria sua candidatura ao Senado se alguém provasse que ele teve seu passaporte apreendido pela Polícia Federal no âmbito da operação Maus Caminhos, o deputado estadual e candidato a deputado federal, Fausto Santos Jr, apresentou em suas redes sociais um documento que comprova que o passaporte de Omar já foi retido e cobrou publicamente a renúncia imediata do senador.
⭕
Relembre o caso
O senador Omar Aziz é investigado pelo Ministério Público por possível envolvimento em desvios de mais de R$ 260 milhões em recursos da saúde no estado do Amazonas.
Por conta disso, chegou a ter seus bens bloqueados e o passaporte retido pela Polícia Federal em razão dessas investigações que ocorreram dentro da Operação Maus Caminhos, considerada por muitos o maior escândalo de corrupção da história do Amazonas.
⭕
Confirmação
À CNN Brasil, o advogado de Aziz, Simonetti Neto, chegou a confirmar o bloqueio dos bens e o passaporte retido.
O deputado Fausto Santos Jr. também chegou a publicar o pedido de Simonetti ao juiz da 2ª Vara Federal do Amazonas, solicitando a devolução do passaporte de Omar Aziz.
⭕
Lula em Manaus
O candidato a presidente da República pelo PT, Lula, chegou a Manaus na noite de ontem (30), e nesta quarta-feira (31), cumpre agenda na capital amazonense pela manhã, tarde e noite.
O primeiro compromisso será às 10h, quando o petista fará uma visita à fábrica da Honda, no Polo Industrial de Manaus (PIM). Na sequência, Lula se reunirá com lideranças indígenas no Museu da Amazônia (Musa) e a partir das 18h fará um comício em uma casa de shows na avenida das Torres.
⭕
Expectativa
A expectativa da cúpula do PT local é que cerca de 40 mil pessoas participem do evento.
Nomes conhecidos da política local já confirmaram presença, como Eduardo Braga (MDB), Omar(PSD), Marcelo Ramos (PSD), além dos propriamente de esquerda como José Ricardo (PT), Sinésio Campos(PT) e Vanessa Grazziotin (PCdoB).
⭕
Fora do game
Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) decidiu ontem (30) rejeitar o pedido de candidatura avulsa ao Senado do ex-vereador de Manaus e ex-deputado estadual Chico Preto.
Na avaliação dos magistrados, o nome de Chico Preto não constou na ata de candidatos entregue pelo Avante à Justiça Eleitoral, o que impede seu registro de candidatura.
Chico afirmou que irá recorrer da decisão.
Fale com a gente:
Redação: 92 99189-4271
Editor-chefe: 92 99109-1099
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Siga o Direto ao Ponto nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaopontonews
Twitter: @diretoaoponto1_