Você está visualizando atualmente Opinião | Roberto Cidade assume três compromissos com Manaus: Auxílio, guarda armada e saúde

Opinião | Roberto Cidade assume três compromissos com Manaus: Auxílio, guarda armada e saúde

Opinião | Roberto Cidade assume três compromissos com Manaus: Auxílio, guarda armada e saúde

Proposta prevê 50 mil auxílios, 3.000 guardas e a criação de 12 prontos-socorros com atendimento 24 horas

David Almeida participa de congresso de líderes jovens na América do Sul

Amom Mandel leva invertida de adversários após associar “velha política” aos mais experientes

Ministro Flávio Dino determina suspensão de lei do AM que proíbe o uso da linguagem neutra no estado

Marcos Pereira diz que “futuro da nação” passa por Tarcísio e Caiado

Três compromissos 

Em entrevista ao programa Boa Noite, Amazônia, da Rede Onda Digital, o pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), assumiu três compromissos já estabelecidos em seu Plano de Governo: a implementação do Auxílio Municipal Permanente para 50 mil famílias, a ampliação da Guarda Municipal de 383 para 3.000 agentes, com todo o efetivo armado, e a criação de 12 unidades de pronto atendimento, abertas 24 horas por dia, distribuídas em todas as zonas da capital.

Espinha dorsal

Segundo Cidade, os três compromissos serão a espinha dorsal do seu plano de governo. 

“Manaus enfrenta inúmeros desafios, mas precisamos diferenciar urgência de prioridade. Entendo que o Auxilio, o fortalecimento da Guarda e da rede de saúde municipal são urgências”, explicou o pré-candidato pelo União Brasil.

Primeira ação

Caso seja eleito, Cidade afirma que seu primeiro ato como prefeito,  será enviar à Câmara Municipal de Manaus uma mensagem criando o Auxílio Municipal Permanente para 50 mil famílias.  

Segunda ação

O segundo compromisso firmado pelo pré-candidato é a implementação de 12 pronto-socorros municipais, abertos 24 horas por dia, com capacidade para ofertar consultas, exames e remédios em um só lugar. 

O objetivo, diz Cidade, é que as unidades funcionem 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana, com equipes capazes de atender urgências de menor complexidade.

Atualmente, pelo menos 70% dos pacientes que procuram as emergências dos hospitais do Estado poderiam estar sendo atendidos na rede municipal. 

Terceira ação

O terceiro compromisso, segundo Cidade, é aumentar o efetivo da Guarda Municipal e garantir que seja 100% armada.

Atualmente, Manaus conta com apenas 383 guardas, dos quais apenas 10% estão armados.

Cidade pretende aumentar o efetivo para 3.000 guardas, com uma presença mais preventiva e ostensiva nas escolas, terminais de ônibus e no centro da capital.

Convenção Jovem 2024

O prefeito de Manaus David Almeida, aproveitou o feriado para participar da Convenção Jovem 2024, de líderes da juventude adventista de toda a América do Sul. 

O evento ocorre em Brasília e teve início nesta quarta-feira (29) no estádio BRB Mané Garrincha.

“Mesmo com a missão de gerir Manaus, sigo com minha missão primeira de compartilhar e promover as boas novas do Evangelho.”, afirmou David durante o evento. 

Comitiva 

David esteve no evento ao lado de três secretários, Renato Junior (Infraestrutura), Wanderson Costa (Mercados e Feiras) e Jack Serafim (Comunicação). 

Todos com participação ativa dentro da igreja, em especial entre os jovens.

David inclusive é fundador dos Jogos da Juventude Adventista, que este ano já está em sua 34ª edição.

O prefeito e seus secretários participaram da convenção com recursos próprios.

“Velha política”

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania), de 23 anos, tornou-se alvo de críticas de três pré-candidatos à Prefeitura de Manaus após postar um vídeo nas redes sociais na terça-feira (28). 

No vídeo, Mandel afirmou que políticos mais velhos e experientes representam a “velha política”, contribuíram para o abandono de Manaus e geralmente são acusados de escândalos de corrupção e desvios de recursos públicos.

Invertida 

Em resposta, o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), de 50 anos, o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), de 47 anos, e a reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair (Novo), de 64 anos, contestaram veementemente os argumentos de Mandel.

Ramos

No mesmo dia, Marcelo Ramos, afirmou que o discurso de Amom é “velho” e que em seu mandato, não destinou nenhuma emenda parlamentar para resolver os problemas de segurança e poluição dos igarapés de Manaus.

Wilker

Wilker Barreto rebateu Amom dizendo que chegou a essa idade sendo o único que “bate no sistema”. 

Ele também desafiou os outros pré-candidatos, incluindo Mandel, para debater os “problemas” da cidade de Manaus e disse ainda que Amom cria “subterfúgios para fugir das propostas reais” para a capital amazonense.

Do Carmo

A empresária Maria do Carmo Seffair também se manifestou nas redes sociais, contrariando os argumentos de Amom Mandel.

Sem mencionar diretamente o deputado federal, a pré-candidata do Novo destacou a importância da experiência profissional em diversas situações e argumentou que a gestão de Manaus não pode ser arriscada por “amadores” que são “bons de bla bla bla”.

Canetada

Na quarta-feira (29), o ministro Flávio Dino determinou a suspensão da lei estadual que proíbe o uso da linguagem neutra em materiais didáticos de instituições de ensino público ou privado no Amazonas.

A linguagem neutra é a comunicação oral ou escrita que utiliza um gênero neutro em vez do feminino ou masculino.

Ou seja, o “todes” está liberado.

Bancada federal

Na decisão, Dino sustentou que cabe à União estabelecer as diretrizes para a educação.

Desta forma, uma lei estadual não pode tratar do tema.

Ou seja, a definição precisa vir de uma lei aprovada no Congresso Nacional, entre deputados federais e senadores.

Futuro 

Presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira disse, durante discurso na Marcha Para Jesus, realizada nesta quinta-feira (30), na capital paulista, que o “futuro da nação” passará pelas mãos dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União).

Ambos são cotados como possíveis candidatos do campo da direita à Presidência da República em 2026, contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Ausente na marcha, o petista enviou uma carta exaltando o evento evangélico.

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto.am

TikTok: @diretoaoponto.am

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 98566-4150

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário