You are currently viewing Opinião | Braço direito de Wilson Lima, Luís Fabian é indicado para assumir cadeira de conselheiro do TCE-AM

Opinião | Braço direito de Wilson Lima, Luís Fabian é indicado para assumir cadeira de conselheiro do TCE-AM

Opinião | Braço direito de Wilson Lima, Luís Fabian é indicado para assumir cadeira de conselheiro do TCE-AM

Assembleia Legislativa escolhe por unanimidade o nome do ex-secretário de Articulação Política

Posse deve acontecer nesta quinta-feira

Avante de David Almeida se fortalece como maior bancada da CMM

Alessandra Campelo se filia ao PSC

Humberto Michiles se filia ao PSDB

Wilson Lima se reúne com ministros do Turismo e da Justiça e Segurança Pública

Datafolha: 53% dos brasileiros acham que corrupção vai aumentar

Dois terços dos brasileiros avaliam que Brasil está no rumo errado

Do Governo para o TCE

Luís Fabian Pereira Barbosa é o mais novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Anúncios

Advogado de formação, ele era até então secretário de Articulação Política do Governo e se notabilizou nos últimos meses na articulação política do governador Wilson Lima, alcançando êxitos como a filiação em massa de prefeitos do interior e a “tomada” do União Brasil de Amazonino Mendes.

Tanto é verdade, que passou a ser homem de confiança do governador, que até como um ato de gratidão, abriu mão de um de seus principais secretários para deixá-lo alcançar um dos postos mais cobiçados da administração pública.

Aposentadoria

A indicação de Fabian se deu um dia após o conselheiro Júlio Cabral antecipar o seu pedido de aposentadoria para cuidar da saúde.

Pela lei, Júlio Cabral ainda poderia ficar 7 anos no cargo de conselheiro, tendo em vista que a aposentadoria compulsória tem data limite de 75 anos.

Ontem, a prerrogativa de indicar o novo membro da Corte de Contas foi da Assembleia Legislativa (Aleam).

Além de Luis Fabian, o deputado estadual Delegado Péricles (União Brasil), num primeiro momento também pôs seu nome para apreciação dos colegas parlamentares, mas antes da sabatina interna abriu mão da disputa.

Unanimidade

Desta forma, numa demonstração de alinhamento com o Governo do Estado, a Aleam fez a indicação de Fabian por unanimidade.

Foram 22 votos favoráveis. Nejmi Aziz (PSD) e Ricardo Nicolau (Solidariedade) não estiveram presentes na sessão.

Com moral

Para se ter uma ideia de como Luis Fabian é benquisto e tido como um profissional gabaritado, até os ferrenhos opositores de Wilson Lima na Aleam, os deputados Dermilson Chagas (sem partido) e Wilker Barreto (Cidadania), votaram favoráveis à indicação do ex-secretário.

Quem também fez questão de exaltar as qualidades de Fabian foi o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Choy.

“Não tenho dúvidas do potencial de contribuição e da visão da Advocacia Pública que será emprestada para aquele colegiado”, escreveu nas redes sociais.

Vitória

A indicação de Fabian pode ser vista como uma vitória de Wilson Lima, uma vez que prova que o governador goza de apoio quase completo do parlamento, um ano após a Assembleia ter indicado para o TCE o ex-deputado Josué Neto, em uma indicação digamos que, na época, ainda conflituosa com o governador.

Composição

O TCE-AM é composto por sete conselheiros.

Quatro deles foram indicados pela Assembleia Legislativa: Mario de Mello, Júlio Pinheiro, Josué Neto e agora Luís Fabian.

O conselheiro Ari Moutinho chegou à corte na vaga destinada a indicação do governador, na época Eduardo Braga.

E os conselheiros Erico Desterro e Yara Amazônia, nas vagas destinadas ao Ministério Público de Contas e dos Auditores.

A próxima vaga do TCE-AM só fica disponível daqui a 10 anos, de indicação dos Auditores, hoje ocupada pela vice-presidente Yara Amazônia.

Posse

A expectativa é que a posse de Fabian deve acontecer ainda nesta quinta-feira (31), após a aprovação do governador e publicação no Diário Oficial.

Maior bancada

O Avante, partido presidido no Amazonas pelo prefeito David Almeida, já era a maior bancada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com quatro vereadores e nessa semana se fortaleceu ainda mais.

O líder do prefeito, Marcelo Serafim, e Marcel Alexandre ingressaram na sigla para disputarem uma cadeira na Câmara dos Deputados no pleito deste ano.

Marcelo veio do PSB e Marcel do Podemos.

Além da dupla, a legenda conta com o presidente da Casa, David Reis, Lissandro Breval, Dr. Eduardo Assis e Wanderley Monteiro.

Outras bancadas

Na sequência, quatro partidos têm três vereadores na CMM: União Brasil, do governador Wilson Lima; PSC, que a sigla do chefe do Executivo Estadual; o PMN e o Republicanos.

Pulou do barco

A deputada estadual licenciada e secretaria de Assistência Social (Seas), Alessandra Campelo, comunicou oficialmente a sua filiação ao PSC.

Alessandra que já foi líder do MDB na Assembleia Legislativa do Amazonas é mais um nome que deixa o partido do senador Eduardo Braga.

A deputada anuncia o retorno ao parlamento amanhã (1), próximo do prazo limite de descompatibilização. E nos bastidores é dado como certa a indicação do seu irmão, o vereador Alan Campelo, para a secretaria de Assistência Social.

Vice dos sonhos

O ex-deputado federal Humberto Michiles se filiou ao PSDB, segundo informou o portal Único.

Nos bastidores, Beto é o nome de confiança de Amazonino Mendes e cotado para ser seu vice de chapa na disputa para o governo.

Com Amazonino Mendes no Cidadania e Beto Michiles no PSDB, o ex-governador antecipa um movimento que seria necessário para garantir o nome de sua preferência para vice, por conta da federação dos dois partidos.

Na ata de federação que deve sair em breve, o vice teria que vir do PSDB de Arthur Virgílio Neto.

Encontro com ministros

Em Brasília, o governador Wilson Lima se reuniu, nesta quarta-feira (30/03), com os ministros da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e do Turismo, Gilson Machado. Entre as pautas das reuniões, o combate ao tráfico de drogas e o 55° Festival de Parintins.

Segurança

O primeiro compromisso na Esplanada dos Ministérios foi com Anderson Torres. Wilson Lima agradeceu o envio de 23 viaturas para reforçar os trabalhos das forças de segurança do Amazonas e convidou o ministro para vir a Manaus para participar da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, em junho.

O reforço para a frota está sendo transportado para o Amazonas.

Turismo

Na pasta do Turismo, a pauta foi a realização do 55° Festival Folclórico de Parintins nos dias 24, 25 e 26 de junho. Estiveram no encontro com Gilson Machado, o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, e os presidentes do Caprichoso, Jender Lobato, e do Garantido, Antonio Andrade.

Corrupção

A percepção de que a corrupção no Brasil vai aumentar voltou a subir, segundo uma pesquisa divulgada pelo Datafolha na última terça-feira (29).

Para 53% dos brasileiros, haverá mais corrupção daqui para a frente. De acordo com a pesquisa anterior, feita em dezembro de 2021, 36% tinham essa percepção.

Apenas 17% acham que os casos vão diminuir. Outros 26% pensam que as coisas vão ficar como estão.

Rumo errado

Para dois terços dos brasileiros, o Brasil está no rumo errado. A opinião se refere a 66% dos 1,5 mil eleitores entrevistados pela pesquisa Exame/Ideia publicada na semana passada.

Questionados sobre o principal responsável por essa falha, 41% culpam o governo federal.

A pesquisa ocorreu entre 18 e 23 de março, por telefone, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O fundador do instituto especializado em opinião pública Ideia, Maurício Moura, comentou que a reprovação dos brasileiros com as decisões do atual governo está relacionada a indicadores econômicos do País.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Este post tem um comentário

  1. Francisco assis

    Essa pesquisa foi feita só entre os esquerdistas. O Brasil nunca esteve melhor que atualmente.

Deixe um comentário